Buscar

Gestão Financeira - Fichamento

Prévia do material em texto

GESTÃO FINANCEIRA
	Ciências Econômicas
O profissional de finança, administrador
Profissional que toma decisões de investimentos, financiamentos e gerenciamentos do movimento dos recursos financeiros. Este profissional deve estar em contato com variáveis externas como os fatores econômicos que influenciam na viabilidade dos negócios, e assim, diretamente na área de finanças, como as taxas de juros e os indicadores de inflação. O acompanhamento das variáveis econômicas e a boa compreensão da influência sobre a viabilidade dos negócios irão contribuir para a tomada das decisões.
O que é Capital de Giro?
Capital de Giro, é o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes, recursos para manter estoques e recursos para pagamentos aos fornecedores, e demais custos de despesas operacionais.
Ao interpretar as situações da empresa é possível saber em quais contas deve-se aplicar recursos e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro. 
Aplicar capital de giro – Contas a receber de clientes, para todas as empresas que vendem a prazo e precisa de recursos para financiar seus clientes; Estoques, para mantê-los precisa de recursos para financiar. 
Financiamento de capital de giro – Fornecedores de matéria-prima, quando a empresa compra a prazo significa que os fornecedores financiam parte ou a totalidade do estoque; Impostos a pagar e despesas operacionais a pagar, quando a empresa tem prazos significa que parte ou totalidade dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.
Para saber o valor necessário que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento é preciso saber da “Necessidade de Capital de Giro”, ela representa a diferença entre o montante de recursos aplicados em capital de giro menos o total dos recursos que a empresa consegue para financiar o financiamento do capital de giro. 
Composição do ciclo de caixa
O ciclo operacional de uma empresa é o prazo desde o início do processo de produção até o recebimento de caixa resultante do faturamento do produto acabado da empresa. O estoque é um dos dois termos de maior grau que envolve esse conceito de ciclo operacional e sera responsável pela medida de tempo, determinando o quanto será gasto na produção e/ou na vendo do produto.
As contas a receber mede o tempo no qual o cliente será cobrado a honrar seus compromissos firmados no momento da venda. Este prazo médio criará a expectativa de quanto será finalizado a operação. Assim, temos a definição de ciclo operacional como a soma da idade média de estoque com o prazo médio de recebimento.
O ciclo de conversão de caixa representara o tempo pelo qual os recursos da empresa ficam aplicados na operação. Ele sera calculado como o ciclo operacional menos o prazo médio de pagamentos, que mede o tempo necessário para liquidar o contas a pagar. 
“O capital de giro na gestão financeiras da empresa é importante pois está relacionado ao ciclo operacional e com o giro dos negócios.”
Ativo da empresa – formado por recursos financeiros de proprietários e pelos recursos financeiros de terceiros. Eles compõem a carteira de ativos da empresa e são destinados para auferir receitas suficientes para cobrir custo e despesas do período e ainda gerar lucro.
Empresa – Tem como papel fundamental a multiplicação de recursos, onde os investidores recebem sua remuneração e geram capital para a expansão da atividade.
Financeiro – Responsável pela gestão dos recursos norteando as tomadas de decisão.
Gestão do capital de giro – Por meio dele será avaliado de que forma está sendo aplicado o capital para a manutenção das atividades correntes da empresa, ou seja, manutenção de estoques, duplicatas, caixa e aplicações financeiras e de que forma estão sendo adquiridos recursos do passivo circulante. 
Capital de Giro – Refere-se aos investimentos feitos por uma empresa em ativos correntes, ou seja, é o mesmo que o ativo circulante. 
CCL – Capital Circulante Líquido, resultado da diferença entre os ativos circulantes e as obrigações correntes (passivo circulante), ele demonstra a folga financeira de capitais circulantes, ou seja, o capital restante após o pagamento de todos os passivos. 
		Exemplo: O CCL no balanço em que o ativo circulante é 30.000 e o passivo circulante 		é 20.600. 
	ATIVO
	PASSIVO
	CIRCULANTE
	30.000
	CIRCULANTE
	20.600
	Disponibilidades
	1.500
	Fornecedores
	9.380
	Duplicatas a receber
	20.000
	Salários e encargos
	2.400
	(-) Providencias
	-300
	Dividendos a pagar
	1.000
	Estoques
	8.800
	Emprés. bancos
	5.000
	PERMANENTES
	15.000
	Provisão I. R
	2.820
	Imobilizado
	20.000
	PL
	24.400
	(-) despesas acumuladas
	500
	Capital social
	11.000
	
	
	Reserva legal
	600
	
	
	Reservas de lucro
	5.800
	
	
	Lucros (P) acumulados
	7.000
	TOTAL DO ATIVO
	45.000
	PASSIVO + PL
	45.00
		
		
		
CCL = ATC – PCC = 30.000 – 20.600 = 9.400
Administração do Capital de Giro – Controle das contas que representam elementos de giro patrimonial. Será o estudo dos ativos e passivos correntes e as interrelações existentes. São estudados fundamentalmente os níveis de estoques que a empresa deve mantes seus investimentos em créditos a clientes, critérios de gerenciamento de caixa e a estrutura de passivos correntes.
Segmentação do Capital de Giro – O capital de giro pode ser segmentado entre fixo (permanente) e variável (sazonal). O permanente refere-se ao necessário para manter a empresa em condições normais de funcionamento, deve ser financiado com recursos permanentes, ou seja, passivo exigível a longo prazo e patrimônio líquido. O capital de giro variável é definido pelas necessidades adicionais e temporais de recursos, é financiado com recursos de curto prazo, o passivo circulante. 
Aspectos a serem considerados na administração do capital de giro:
- Riscos: medida de volatilidade ou incerteza de retorno.
- Retornos: são receitas esperadas ou fluxos de caixa antecipados de qualquer investimento.
- Carteira de ativos: bens que proporcionariam o retorno esperado.
- Risco econômico: é inerente ao negócio da empresa, refere-se ao tipo e operação, de produto ou serviço ofertado. 
- Risco financeiro: risco de não obter a remuneração do investimento. 
- Financiamento do ativo: a decisão de financiar ativos com empréstimos de curto ou de longo prazo é uma escolha entre minimizar riscos e maximizar lucros. Sob condições normais os empréstimos de longo prazo são mais caros que os de curto prazo, a razão é a incerteza de quem empresta. 
Necessidade de capital de giro (NCG) – A necessidade de capital de giro é determinada a partir da diferença entre as aplicações cíclicas (investimentos operacionais de giro) e os recursos cíclicos (financiamento operacional do giro). 
	ATIVO
	PASSIVO
	FINANCEIRO (Acíclico)
	FINANCEIRO (Acíclicos)
	Caixa, bancos, aplicações financeiras
	Empréstimos bancários, financiamentos, duplicatas d, dividendos IR
	OPERACIONAL (cíclicos)
	OPERACIONAL (cíclicos)
	Duplicatas a receber, estoques, adiantamentos e despesas do exercício seguinte
	Fornecedores, salários e encargos, impostos, taxas e adiantamentos de clientes
	PERMANENTE
Realizável a longo prazo e permanente
	PERMANENTE
Exigível a longo prazo, resultados de exercícios futuros e patrimônio líquido.
Quando aplicações cíclicas são maiores que os recursos cíclicos há necessidade de capital de giro para qual a empresa deve encontrar fontes adequadas de financiamento. Quando, as aplicações cíclicas são iguais aos recursos cíclico, a necessidade de capital de giro é igual a zero, e, portanto, a empresa não tem necessidade de financiamento par giro. Porem, quando as aplicações cíclicas são menores que os recursos cíclicos, a empresa tem mais financiamentos operacionais do que investimentos, sobrando antão recursos das atividades operacionais. 
Na maioria das empresas, as saídas de caixa ocorrem antes das entradas de caixa. Essa situação cria a necessidade de aplicações permanentes de fundos, que seráevidenciado no balanço por uma diferença positiva entre o valor das contas cíclicas do ativo e das contas cíclicas do passivo. Essa diferença será a NCG. 
Em alguns casos a NCG pode ser negativa, isso acontecera devido as saídas de caixas ocorrerem após a entrada. Neste caso, o passivo cíclico é maior que o ativo cíclico. Exemplo, quando empresas recebem o valor de suas vendas antes de pagarem seus fornecedores de mercadorias. 
Ativo Circulante – É capital de giro, composto pela:
· Disponibilidade: valores em caixa, bancos, títulos para negociação imediata;
· Valores a receber no curto prazo: duplicatas, contas e aplicações no curto prazo;
· Estoques: material em geral, produtos em fabricação e acabados;
· Despesas diferidas: valores já pagos mais ainda não apropriados como despesas porque os serviços ainda não foram prestados;
São itens facilmente conversíveis em dinheiro, e normalmente te prazo de até um ano, ou seja, curto prazo. O disponível será o ponto de partida para todo o fluxo do ativo circulante, pois é com ele que se compra todas as matérias primas.
A empresa irá financiar seu lado esquerdo do balanço com recursos próprios, patrimônio líquido, ou de terceiros, duplicatas a receber/fornecedores/empréstimos. Caso contrário a empresa terá problemas com riscos de liquidez, pois o financiamento de ativos de longo prozo por recursos de curto prazo impõe um descasamento. 
Quando não há recursos de curto prazo suficiente para financiar os ativos de longo prazo é preciso sustentar parte do ativo circulante por recursos de longo prazo. Assim:
CCL = CGL = AC – PC
AC – Ativo permanente + realizável a longo prazo
PC – Patrimônio líquido + exigível a longo prazo
· Baixo risco de solvência – quando o CCL é positivo, possuindo maior liquidez pois parte dos recursos permanente financiam o AC.
· Elevado risco de solvência – CCL negativo, ou seja, a empresa possui menos liquidez pois os recursos passivos de curto prazo financiam parte dos ativos permanentes da empresa.
Ciclo operacional – Consiste desde o momento da aquisição da matéria prima até o recebimento das vendas. Tipicamente, a maior parte das empresas tem um ciclo operacional com prazo menos do que um ano, de maneira que, dentro de um ano, o ciclo repete-se várias vezes. Entretanto, algumas empresas demandam mais do que um ano para completar o seu ciclo operacional. 
Compra de matéria prima (PME) – Pagamento de fornecedores – Início da fabricação (PMF) – Fim da fabricação (PMV) – Venda (PMC) – Desconto de duplicata – Recebimento
PME – prazo médio de estocagem de matérias primas
PMF – prazo médio de fabricação 
PMV – prazo médio de venda 
PMC – prazo médio de cobrança 
Os prazos variam de indústria e iram demandar investimentos de recursos e isto irá configurar a necessidade de capital de giro. Em meios aos prazos, há espaço para a gestão produzir economia seja pela diminuição de tempos, barateamento da estocagem, pelas substituições de fontes onerosas, pela extensão dos prazos de financiamentos de fornecedores, entre outros. 
Demais ciclos – Além do ciclo financeiro 
Fórmulas
CGL (Capital de Giro Líquido), CGL = AC – PC
AC – Investimento; PC – Fonte de Recursos
Liquidez Corrente = AC / PC
Liquidez Seca = (AC – EST) / PC
Liquidez Imediata = 
Liquidez Geral = (AC + RLP) / (PC + PNC)
Ciclo Econômico - Prazo médio de estocagem (PME)
Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo médio de contas a receber (PMCR)
Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – Prazo médio de pagamento a fornecedores (PMPF)
Exercícios 
1 – Uma empresa possui os seguintes prazos:
PME – 15 dias
PMR/PMCR – 45 dias
PMPF – 20 dias
a) Qual o ciclo financeiro da empresa, em dias?
CF = CO – PMPF -> CF = (PME + PMCR) – PMPF -> CF = (15 + 45) – 20 = 40
b) Qual o ciclo operacional da empresa, em dias?
CO = PME – PMRC = 15 + 45 = 60
2 – Apresentado os dados a seguir, calcule:
CPV (custo dos produtos vendidos) anual: $ 6.480,00
PME: 45 dias
Compras anuais: $ 5.400,00
PMR: 45 dias
Vendas Anuais: $ 7.200,00
PMP: 60 dias 
a) Ciclo operacional
CO = PME + PMR = 45 + 45 = 90 dias
b) Ciclo financeiro 
CF = CO – PMPF = 90 – 60 = 30 dias
c) Ativo circulante
AC = Contas a receber + Estoques
Contas a receber = PMR * Vendas diárias -> (45 * (7.200/360)) = (45 * 20) = $ 900,00
Estoques = PME * (CPV / 360) -> (45 * (6.480/360)) = (45 * 18) = $ 810,00
AC = 900 + 810 = $ 1.710,00
d) Capital de giro
CGL = AC – PC
PC = PMP * Compras diárias = (60 * (5400 / 360)) = (60 * 15) = $ 900,00
CGL = 1710 – 900 = $ 810,00
3 - Apresentado os dados a seguir, calcule:
CPV (custos de produtos vendidos) anual: $ 16.480,00
PME: 75 dias
Compras anuais: $ 13.678,40
PMR: 45 dias
Vendas anuais: $ 18.130,00
PMP: 60 dias
a) Ciclo operacional
CO = PME + PMR = 75 + 45 = 120 dias
b) Ciclo financeiro
CF = CO – PMPF = 120 – 60 = 60 dias
c) Ativo circulante
d) Capital de giro
4 – A administração do Capital de Giro envolve um processo contínuo de tomada de decisões voltadas principalmente, para a preservação da liquidez da empresa que também afeta a rentabilidade. Com base no contexto acima, podemos dizer que administração do Capital de Giro abrange as contas do:
R: Ativo Circulante e Passivo Circulante.
5 – O capital de giro corresponde ao:
R: Ativo Circulante
6 – A empresa Doce Delícia fabrica doces em compota, sendo assim, trata-se de uma indústria de transformação. Neste segmento industrial a empresa compra insumo, transforma em produtos, estoca, vende e recebe pelas vendas realizadas. Identificamos estre processo como:
Ciclo Operacional
7 – Segunda a estrutura do capital de giro, sua administração abrange um conjunto de regras que visa a qualidade da saúde financeira da empresa. Assim sendo, tempo como consequência desta prática: 
R: Maximização do lucro
8 – Quanto maior for a reserva financeira alocada á manutenção do capital de giro, menor será o risco de a empresa deixar de honrar seus compromissos financeiro: 
R: A curto prazo
9 – Quando nos referimos ao capital circulante, é correto afirmar:
R: Quanto maior for a rotação, menor será o retorno
10 – O Diretor Financeiro de uma determinada empresa realizou uma captação de recursos na ordem de R$10.000.000,00 a longo prazo. Direcionou R$6.000.000,00 para aquisição de equipamentos e veículos, R$ 3.000.000,00 para ampliação do pátio para movimentação de carga e R$ 1.000.000,00 para aquisição de matéria-prima, sendo assim, podemos afirmar que 10% dos recursos captados foram direcionados para investimentos em:
R: Capital de Giro
11 – O “Efeito Tesoura” corresponde a diferença entre:
R: Ativo financeiro e passivo financeiro
12 – Corresponde aos itens de curtíssimo prazo do ativo circulante que possuem natureza transitória como caixa, bancos e aplicações financeiras de curto prazo:
R: Ativo operacional 
13 – O ciclo de caixa de uma empresa é de 60 dias. O prazo médio de pagamento é de 15 dias e o prazo médio de cobrança de 25 dias. A idade média de estoques será de:
R: 50 dias
14 – O ciclo de caixa de uma empresa é de 55 dias, com idade média de estoques de 40 dias e prazo médio de pagamento de 15 dias. O prazo médio de cobrança é de:
R: 30 dias
15 - Quando relacionamos os investimentos em Capital de Giro em função dos dias de vendas, estamos utilizando uma outra estrutura para o cálculo do capital de Giro, que leva em conta o confronto entre os seguintes aspectos:
R: Ciclo dos Ativos e Passivos operacionais
16 – Uma empresa gira seus estoques cinco vezes ao ano, com prazo médio de cobrança de 45 dias e prazo médio de pagamento de 25 dias. O ciclo de caixa será, em dias:
R: 92
17 – Qual o ativo de maior liquidez em uma organização?
R: Caixa
18 – Na administração de disponíveis, quando estamos nos referindo a especulação, podemos afirmar:
R: Devemos investir o excedente de caixa para maximizar o retorno
19 – Não é um exemplo de dificuldade de capital de giro:
R: Elevada margem de contribuição de produtos
20 – Um padrão de crédito mais frouxo representa:
R: Aumento do volume de vendas
21 – Sendo de $ 300.000 as vendas realizadas aprazo e de $ 75.000 o volume da carteira de duplicatas a receber, apurado ao final de um semestre, tem-se o seguinte prazo médio de cobrança do período no período:
R: 45 dias
22 – Um prazo de crédito mais amplo representa:
R: aumento do volume de vendas
23 – Um prazo de crédito menor representa:
R: Queda do volume de vendas
24 – Sobre que elementos de seu ciclo operacional a empresa tem liberação de ação?
R: A empresa possui liberação de ação sobre o prazo de fabricação/estocagem, prazo de pagamento e prazo de recebimento. Os prazos de pagamento e recebimento são determinados pelo mercado e, para modificá-los, a empresa precisa assumir o custo financeiro e dificuldade negociais decorrentes do retardamento do pagamento ou da antecipação do recebimento.
25 – Por que um ciclo financeiro curto acarreta alto giro de caixa?
R: Porque o giro de caixa é igual a um valor constante de 360 dias, que corresponde a um ano, dividido pelo clico financeiro. Desse modo, quanto menor o divisor – o ciclo financeiro – maior será o quociente – giro de caixa.
26 – Que medida poderia trazer a redução permanente e eficaz do ciclo financeiro?
R: A redução do prazo de fabricação/estocagem 
27 – Qual o ciclo financeiro de uma empresa que tem giro de caixa de quatro vezes por ano?
R: 90 dias, (360 / 4) = 90
28 – Uma empresa tem um prazo de fabricação/estocagem de 50 dias, prazo de pagamento de 40 dias e prazo de recebimento de 20 dias. Qual seu ciclo de caixa?
R: 30 dias
29 – Qual a principal limitação do índice de liquidez corrente?
R: Considerar que os estoques representam disponibilidade financeira imediata, sem levar em conta a provável dificuldade de convertê-los em dinheiro.

Outros materiais