Buscar

Sondagem Gastrointestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sondagem Gastrointestinal 
Procedimento que visa a introdução de um tubo de polivinil, poluiretano ou silicone através do nariz ou da boca no trato gastrointestinal. 
Pode ser: • Nasogástrica, Orogástrica • Nasoentérica, Oroentérica 
· Tipos de Sondas 
· Sonda Levine ou Gástrica Simples (Salem): é uma sonda de poluiretano ou silicone,com dois orifícios na extremidade distal, apresenta uma única luz na extremidade proximal. 
· Sonda Entérica Sonda Dobbhoff (Nutriflex): confeccionada em poliuretano e silicone, não sofrem alteração física em contato com o PH ácido do estomago, são flexíveis, maleáveis e duráveis. Seu calibre é fino, com uma ogiva distal (tungstênio) possibilitando seu posicionamento além do esfíncter piloro, permitindo também o fechamento dos esfíncteres trajeto (Cárdia e Piloro)
· Características das sondas 
· Calibre - sonda gástrica: Deve ser determinado de acordo com o paciente em questão. Recém -nascidos e Lactentes: 4, 6 e 8 fr Crianças: 10 a 12 fr Adultos:14 a 24 fr
· Calibre - sonda entérica: Deve ser determinado de acordo com paciente em questão. Crianças: 8 , 10 e 12 fr Adultos: 14 , 16 fr
· Tempo de permanência: 
· Sonda Gástrica: ao término da: drenagem ou das terapias indicadas. 
· Sonda Entérica: permanência máxima de 4 semanas de acordo com o fabricante, podendo prolongar-se mantendo cuidados relativos a obstrução e demais complicações que podem ocorrer.
· Objetivos - sondagem gástrica: Esvaziamento do conteúdo gástrico ( preparo para cirurgia); Lavagem gástrica (intoxicações exógenas, hemorragias digestivas altas); Obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais; Administrar medicamentos; Administrar dietas em crianças, lactentes e recém nascidos.
· Objetivos - sondagem entérica: Administrar medicamentos; Administrar dietas (crianças, adultos, idosos)
· Sondagem Nasogástrica (SNG): A passagem de sonda nasogástrica consiste na inserção de uma sonda de polivinil ou de silicone, flexível, podendo ser curta ou longa, pelo nariz até o estômago
Atenção!! 
Aberta: com a finalidade de drenar a secreção existente na cavidade gástrica.
Fechada: indicada para alimentar ou medicar pacientes impossibilitados de deglutir
· Materiais: • Bandeja, algodão, álcool a 70%; • Sonda gástrica Levine, em geral o número deve ser de acordo com o paciente atendido (caso seja sondagem gástrica) 
• Sonda entérica Dobhoff, em geral o número deve ser de acordo com o paciente atendido; (caso seja sondagem enteral) • Esparadrapo, estetoscópio; papel toalha • Seringa de 20 ml, cuba-rim; • luvas de procedimentos, máscara; • Lubrificante (xilocaína gel); • Sistema coletor para drenagem (se necessário).
Técnica Sondagem Gástrica - SNG 
Preparo psicológico do paciente, com explicação do procedimento a ser realizado; Lavar as mãos; Colocar o material próximo do paciente (mesa para procedimentos); Elevar a cabeceira do paciente, colocando-o em posição fowler ou semi-fowler; Calçar as luvas de procedimentos; Retirar a sonda do invólucro; Fazer medida rigorosa (do septo nasal até o lóbulo da orelha, e até o apêndice xifóide) marcando-a com esparadrapo; Lubrificar a sonda de 10 a 15 cm; Flexionar a cabeça do paciente, introduzir a sonda pela narina, sem forçar, evitando traumatismo; Pedir ao paciente para deglutir a sonda, respirar fundo e manter-se calmo; introduzir até ser atingida a marca do esparadrapo;
	Testar se a sonda está realmente no estômago, da seguinte forma: Aspirar a sonda com a seringa e ver se reflui suco gástrico; Auscultar o estômago do paciente, injetando 20 ml de ar. Se ouvir ruídos, é sinal de que está no estômago; Colocar a extremidade da sonda em um copo com água: se a água borbulhar, a sonda deverá ser retirada, e o procedimento repetido, pois a sonda estará nas vias respiratórias. Fazer a limpeza do nariz e septo com água destilada e fixar a sonda; Deixar a sonda aberta ou fechada, conforme a finalidade; Deixar o paciente confortável no leito, em posição de fowler, para evitar refluxo esofágico; 
OBS.: se o paciente apresentar agitação, ansiedade, tosse, cianose, retirar imediatamente a sonda.
Sondagem Nasoenteral - SNE 
Consiste na inserção de uma sonda de polivinil ou de silicone, flexível, pelo nariz até o estômago com evolução para o duodeno.
Técnica Sondagem Gástrica - SNE
Preparo psicológico do paciente, com explicação do procedimento a ser realizado; Lavar as mãos; Colocar o material próximo do paciente (mesa para procedimentos); Elevar a cabeceira do paciente, colocando-o em posição fowler ou semi-fowler; Calçar as luvas de procedimentos; Retirar a sonda do invólucro ; Fazer medida rigorosa (do septo nasal até o lóbulo da orelha, da orelha ao apêndice xifóide, do apêndice xifoide até a cicatriz umbilical) marcando-a com esparadrapo; Lubrificar a sonda de 10 a 15 cm; Flexionar a cabeça do paciente, introduzir a sonda pela narina, sem forçar, evitando traumatismo; Pedir ao paciente para deglutir a sonda, respirar fundo e manter-se calmo; introduzir até ser atingida a marca do esparadrapo;
Testar se a sonda está realmente no estômago antes da migração para o duodeno, da seguinte forma: Aspirar a sonda com seringa e ver se reflui suco gástrico; Auscultar o estômago do paciente, injetando 20 ml de ar. Se ouvir ruídos, é sinal de que está no estômago; Fazer a limpeza do nariz e septo com água destilada e fixar a sonda; Posicionar o paciente em decúbito lateral direito para facilitar a migração da sonda para o duodeno.
Ao utilizar-se a sonda nasoenteral, fazer um RX de abdome para confirmar o posicionamento em nível enteral, após 2 horas de introdução da sonda.
Atenção!!
A dieta só poderá ser administrada após a confirmação do RX; 
A sonda deve ser lavada com 20 ml de água filtrada após a administração de medicamentos e dietas; 
A infusão da dieta deve ser lenta em bomba de infusão;
Deve-se aspirar o conteúdo gástrico antes de cada infusão da dieta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes