Buscar

atividade 3 de antropologia e cultura brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta:
Conforme estudado nesta unidade o etnocentrismo trata-se de um julgamento com base em nossa própria cultura, em que esta serve de parâmetro para compreensão pouco crítica de realidades diferentes.
Em relações cotidianas podemos observar a separação de grupos que julgam outros de forma etnocêntrica, a exemplo destacamos as religiões onde notamos o pré-julgamento que cria conflito e intolerância, como os que vemos nos ataques no Afeganistão, Iraque, entre outros, na religião o fato de dizer que estão salvos por aceitarem a cristo e a pessoa que não faz parte daquela religião aos olhos do grupo não está salvo nem aceito no reino dos céus é uma demonstração etnocêntrica e preconceituosa.
Nas classes sociais mais baixas onde são julgadas sem cultura e sem conhecimento social só por morar em periferias também é alvo do etnocentrismo.
Há também o sujeito etnocêntrico individualista que acredita que seus valores e cultura são melhores que os das outras pessoas como no caso de Hitler.
Associando as questões do dia a dia com as questões históricas do texto como a de Hitler, observamos acontecidos de pessoas homossexuais, nordestinos e negros serem abatidos por gangues que demostram ódio e preconceito por se acharem superiores a essas pessoas.

Outros materiais