Buscar

cópia de atividade de revisão - av2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE REVISÃO – MÉTODOS DE PESQUISA
QUESTÕES
1 – Leia o resumo de dois artigos científicos.
Estudo 1
Este estudo objetivou investigar fantasias da criança enlutada pela morte de um ou de ambos os genitores e sua relação com o processo de elaboração do luto. Foram realizados estudos de caso com meninos e meninas, de três a oito anos de idade, indicados para atendimento psicoterápico em um serviço-escola de psicologia. Como instrumentos de investigação, foram utilizadas entrevistas com o genitor sobrevivente ou com o responsável pela criança, uma entrevista familiar, três entrevistas lúdicas e a aplicação do procedimento de desenhos-estórias com a criança. FRANCO, M. H. P.; MAZORRA, L. Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor Estudos de Psicologia, v. 24, n. 4, p. 503-511, 2007 (adaptado).
Estudo 2
Este estudo buscou revisar a literatura dos artigos publicados em revistas científicas brasileiras sobre luto infantil decorrente de morte repentina de genitores, nos últimos 15 anos, cujos resumos encontravam-se disponíveis nas seguintes bases de dados: Index Psi, PsycINFO, Web of Science, Scopus, Medline, SciELO, Bireme e BVS-Psi. A busca nas bases de dados resultou em 11 publicações em revistas brasileiras, sendo duas de autoria estrangeira Foram selecionados para a análise os artigos que abordavam perda por morte repentina de genitor na infância. Foram excluídos aqueles que tratavam de perda não ocasionada por morte e perdas por morte esperada, como as que são antecedidas de adoecimento. Após a leitura dos artigos, os dados foram classificados em categorias temáticas. ANTON, M. C.; FAVERO, E. Morte repentina de genitores e luto infantil: uma revisão da literatura em periódicos científicos brasileiros. Interação em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 101-110, 2011 (adaptado).
· Considerando os resumos de pesquisa apresentados, assinale a opção correta no que diz respeito aos elementos básicos de uma pesquisa.
a) O primeiro resumo apresenta a descrição dos instrumentos de coleta de dados coerentes com a abordagem qualitativa e, o segundo, descreve o procedimento de análise de dados com base em abordagem quantitativa e análise estatística.
b) Os dois resumos apresentam parte dos resultados obtidos e referencial teórico para a discussão dos resultados.
c) Os dois resumos descrevem o problema de pesquisa, mencionando o procedimento de coleta e análise de dados, bem como o delineamento de pesquisa adotado.
d) Os dois resumos tratam de pesquisas nas quais há coerência entre o problema de pesquisa e o método de investigação proposto, o que constitui um indicador de confiabilidade dos resultados obtidos.
Resposta e a letra D
2- O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.” CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento. 
 - A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resp: alternativa B
3- As pesquisas psicológicas cujo objetivo é identificar e explicar a mudança apresentam diferentes delineamentos na coleta dos dados. Considerando esses diferentes tipos de delineamento, analise aos seguintes itens: 
I – Observar um grupo de crianças por 10 anos para verificar como se dá o desenvolvimento da aprendizagem é um exemplo de pesquisa transversal.
II – O delineamento longitudinal envolve coleta de dados dos mesmos participantes em pelo menos duas ocasiões diferentes, a fim de avaliar mudanças ao longo do tempo. A quantidade e o intervalo entre a coleta de dados variam de acordo com o objetivo da pesquisa. 
III – O delineamento longitudinal mantém a época da coleta de dados constante, ou seja, a coleta de dados ocorre uma única vez. 
IV - O delineamento transversal envolve repetidas mensurações, em uma mesma amostra de indivíduos com objetivo de avaliar mudanças nas pessoas ao longo do tempo.
 Marque a resposta correta:
a) Os itens I, II, III e IV estão INCORRETOS.
b) Apenas os itens I, II e III estão INCORRETOS.
c) Apenas os itens I, III e IV estão INCORRETOS.
d) Apenas os itens I e II estão INCORRETOS.
e) Apenas os itens II e IV estão INCORRETOS.
Resposta :C
4- Desde os tempos remotos, a humanidade faz uso de plantas no tratamento das enfermidades. Esse conhecimento, quase tão antigo quanto a espécie humana, é de domínio público e passado de geração a geração. Se uma planta reunir a tradição de muitos anos de uso como remédio, provando-se capaz de prevenir, aliviar ou curar doenças em uma população, ela é considerada medicinal. O chá de camomila como relaxante, o chá de boldo para problemas de fígado e o chá de erva-baleeira como anti-inflamatório são alguns exemplos que demonstram a utilidade prática desse tipo de conhecimento informal. Invariavelmente, muitos dos princípios ativos pesquisados nessas plantas medicinais acabam virando fármacos avalizados pela medicina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população de países em desenvolvimento utiliza práticas de medicina tradicional (alternativa ou complementar) na atenção primária à saúde e, desse total, 85% faz uso de plantas medicinais. No Brasil, pelo tamanho e pela diversidade biológica do País, há diferenças regionais no uso das plantas. (Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/guiaplantasmedicinais/essa-planta-e-boa-para-que/n1597686435223.html) (adaptado).
Analise as afirmativas com base no trecho acima e assinale a alternativa CORRETA:
a) O uso de plantas no tratamento de enfermidades é exemplo de conhecimento vulgar/popular, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal, portanto é considerado empírico.
b) Os chás medicinais são exemplos de conhecimento popular, que não pode ser considerado válido, já que não se origina de pesquisa científica. Conhecimento popular/vulgar nunca é passível de verificação pela ciência, tornando-o totalmente inviável e desnecessário.
c) Os fármacos produzidos com princípios ativos pesquisados em plantas medicinais não podem ser considerados científicos, pois a base do medicamento tem origem no senso comum.
d) O conhecimento popular é sistemático, produzido por uma metodologia científica criteriosa. Trata-se de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Resposta; letra A
5- Leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
· I ‐ O método de pesquisa experimental tem como objetivo verificar a relação entre causa e efeito.
· II ‐A pesquisa correlacional envolve o estudo do aumento ou diminuição concomitante das variáveis estudadas.
· III ‐ A pesquisa documental objetiva a análise da literatura científica a respeito de um determinado tema.
a) as afirmativas I e II estão corretas.
b) somente a alternativa II está correta.
c) as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente a alternativa I está correta.
e) as afirmativas I e III estão corretas.
Resposta :Letra A
6- Em 1976 os pesquisadores Langer e Rodin conduziram um estudo sobre os efeitos de dar aos residentes de lares de idosos maior controle sobre as decisões que afetam suas vidas. A um grupo de residentes atribui-se a responsabilidade de fazer escolhas sobre o funcionamento do lar; um segundo grupo foi levado a acreditar que uma equipe de profissionais era responsável por seus cuidados e suprimento de suas necessidades. Os pesquisadores mediram as variáveis dependentes, entre as quais estão o nível de atividade e alegria dos residentes. Os resultados mostraram que os membros do grupo ao qual se atribuíram responsabilidade aumentada foram mais ativos e felizes (Cozby P. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Ed. Atlas, 2003, pag 98). 
Identifique o tipo de estudo realizado por estes pesquisadores.
a) Estudo correlacional
b) Pesquisa documental
c) Estudo experimental
d) Pesquisa participante
e) Pesquisa bibliográfica
Resposta :C

Continue navegando