Logo Passei Direto
Buscar

Representação descritiva I - Catalogação av1 M

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
( ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso.
( ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
( ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso.
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) F - F - V - V.
D) V - F - F - V.

Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento estritamente técnica.
Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, é que esta é uma subárea da ciência da informação que oportuniza, por meio de suas teorias, técnicas e regras, a disponibilização qualificada da informação que a sociedade consumirá. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As informações, quando possíveis de serem recuperadas e validadas com qualidade, possibilita ao usuário ampliar seus conhecimentos agregando novas relações com os novos dados.
( ) As regras e normas de catalogação podem auxiliar o catalogador a analisar a qualidade e veracidade das informações.
( ) O conhecimento produzido pelo usuário não depende, em nenhum aspecto, da qualidade e de como as informações são processadas, gerenciadas e disponibilizadas aos processos de catalogação.
( ) No ato de catalogar uma informação, o bibliotecário vai em busca da fonte geradora da informação, mas não necessita seguir regras para identificar os suportes em que elas são disponibilizadas, e muito menos, atentar-se na descrição das características e conteúdo do item informacional.
a) V - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Em 1967, o AACR, atualmente conhecido como AACR2, foi publicado pela primeira vez. Em 1978, teve sua segunda edição (AACR2), com a última revisão em 2002 (AACR2r) e atualizações em 2003, 2004 e 2005.
Sobre o AACR, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Determina pontos de acesso para a representação da informação.
( ) Estabelece os critérios para a descrição bibliográfica.
( ) Algumas das zonas do ISBD - International Standard Bibliographic Description - foram utilizadas como base para delimitar as regras de descrição bibliográfica contidas no AACR.
( ) Em 1969, o AACR foi traduzido para português e, desde então, mediante suas versões atualizadas, tem sido adotado no Brasil como o principal código de catalogação.
A F - V - V - V.
B V - V - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - V.

Em meados do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização.
Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação Descritiva - Catalogação.
Relativo aos novos recursos e procedimentos que permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado.
( ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de gestão da informação.
( ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto tecnológico.
( ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas eletrônicas.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas características, normas, regras e códigos próprios.
Referente aos procedimentos, processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em instrumentos como AACR2, RDA e ABNT.
( ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação.
( ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação da informação.
( ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são produtos inerentes ao processo de indexação da informação.
A - V - F - V - V.
B - F - F - F - V.
C - F - V - F - F.
D - V - V - F - V.

Com o intuito de oportunizar a apreensão das habilidades e capacidades inerentes ao exercício da profissão, os currículos direcionados ao ensino da Biblioteconomia vão se aperfeiçoando e se adequando à medida que as tecnologias de comunicação e informação evoluem e vão se tornando mais eficientes e sofisticadas.
No que se refere ao ensino, em especial, das temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes tipos de suportes e fontes de informação.
( ) Não se pode abandonar o ensino de disciplinas que fazem parte do Processamento da Informação, tais quais as que incluem a organização, o processamento e o tratamento da informação, e, especificamente, Representação Descritiva de documentos.
( ) O ensino da catalogação, mesmo que de maneira indireta, está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos.
( ) A atualização das técnicas, normas e regras pertinentes à representação descritiva - catalogação -, deve ser algo contínuo. Esta atualização pode ser intensificada por meio de participação em congressos, seminários e encontros que tratam das temáticas de interesse da catalogação.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - F - V.

Os repositórios institucionais surgiram com maior abrangência nas bibliotecas de instituições de ensino justamente para que todo o corpus de informações e conhecimentos e de maior complexidade produzidos por elas pudessem ser disponibilizados de maneira qualificada e organizada aos usuários com demandas, por vezes, mais especializadas e específicas.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os repositórios institucionais são estruturas digitais que possibilitam reunir respectivamente a produção científica de uma instituição e de uma área específica.
II- Para que se consiga atingir uma organização, mesmo que mínima, de toda a produção inserida no repositório, é essencial determinar o esquema de metadados que será utilizado para fortalecer a qualidade dos registros.
III- É essencial que os bibliotecários definam os principais metadados para auxiliar nas etapas de autoarquivamento de documentos nos repositórios e se garanta a interoperabilidade entre os diferentes sistemas.
IV- São caracterizados como autossustentáveis, baseados sobretudo no autoarquivamento da produção científica e, por este motivo, não se faz essencial uma descrição padronizada dos metadados.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o armazenamento da informação.
Sobre os aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo.
( ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes evoluções.
( ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual.
( ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
( ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso.
( ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
( ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso.
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) F - F - V - V.
D) V - F - F - V.

Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento estritamente técnica.
Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, é que esta é uma subárea da ciência da informação que oportuniza, por meio de suas teorias, técnicas e regras, a disponibilização qualificada da informação que a sociedade consumirá. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As informações, quando possíveis de serem recuperadas e validadas com qualidade, possibilita ao usuário ampliar seus conhecimentos agregando novas relações com os novos dados.
( ) As regras e normas de catalogação podem auxiliar o catalogador a analisar a qualidade e veracidade das informações.
( ) O conhecimento produzido pelo usuário não depende, em nenhum aspecto, da qualidade e de como as informações são processadas, gerenciadas e disponibilizadas aos processos de catalogação.
( ) No ato de catalogar uma informação, o bibliotecário vai em busca da fonte geradora da informação, mas não necessita seguir regras para identificar os suportes em que elas são disponibilizadas, e muito menos, atentar-se na descrição das características e conteúdo do item informacional.
a) V - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Em 1967, o AACR, atualmente conhecido como AACR2, foi publicado pela primeira vez. Em 1978, teve sua segunda edição (AACR2), com a última revisão em 2002 (AACR2r) e atualizações em 2003, 2004 e 2005.
Sobre o AACR, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Determina pontos de acesso para a representação da informação.
( ) Estabelece os critérios para a descrição bibliográfica.
( ) Algumas das zonas do ISBD - International Standard Bibliographic Description - foram utilizadas como base para delimitar as regras de descrição bibliográfica contidas no AACR.
( ) Em 1969, o AACR foi traduzido para português e, desde então, mediante suas versões atualizadas, tem sido adotado no Brasil como o principal código de catalogação.
A F - V - V - V.
B V - V - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - V.

Em meados do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização.
Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação Descritiva - Catalogação.
Relativo aos novos recursos e procedimentos que permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado.
( ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de gestão da informação.
( ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto tecnológico.
( ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas eletrônicas.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas características, normas, regras e códigos próprios.
Referente aos procedimentos, processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em instrumentos como AACR2, RDA e ABNT.
( ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação.
( ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação da informação.
( ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são produtos inerentes ao processo de indexação da informação.
A - V - F - V - V.
B - F - F - F - V.
C - F - V - F - F.
D - V - V - F - V.

Com o intuito de oportunizar a apreensão das habilidades e capacidades inerentes ao exercício da profissão, os currículos direcionados ao ensino da Biblioteconomia vão se aperfeiçoando e se adequando à medida que as tecnologias de comunicação e informação evoluem e vão se tornando mais eficientes e sofisticadas.
No que se refere ao ensino, em especial, das temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes tipos de suportes e fontes de informação.
( ) Não se pode abandonar o ensino de disciplinas que fazem parte do Processamento da Informação, tais quais as que incluem a organização, o processamento e o tratamento da informação, e, especificamente, Representação Descritiva de documentos.
( ) O ensino da catalogação, mesmo que de maneira indireta, está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos.
( ) A atualização das técnicas, normas e regras pertinentes à representação descritiva - catalogação -, deve ser algo contínuo. Esta atualização pode ser intensificada por meio de participação em congressos, seminários e encontros que tratam das temáticas de interesse da catalogação.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - F - V.

Os repositórios institucionais surgiram com maior abrangência nas bibliotecas de instituições de ensino justamente para que todo o corpus de informações e conhecimentos e de maior complexidade produzidos por elas pudessem ser disponibilizados de maneira qualificada e organizada aos usuários com demandas, por vezes, mais especializadas e específicas.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os repositórios institucionais são estruturas digitais que possibilitam reunir respectivamente a produção científica de uma instituição e de uma área específica.
II- Para que se consiga atingir uma organização, mesmo que mínima, de toda a produção inserida no repositório, é essencial determinar o esquema de metadados que será utilizado para fortalecer a qualidade dos registros.
III- É essencial que os bibliotecários definam os principais metadados para auxiliar nas etapas de autoarquivamento de documentos nos repositórios e se garanta a interoperabilidade entre os diferentes sistemas.
IV- São caracterizados como autossustentáveis, baseados sobretudo no autoarquivamento da produção científica e, por este motivo, não se faz essencial uma descrição padronizada dos metadados.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o armazenamento da informação.
Sobre os aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo.
( ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes evoluções.
( ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual.
( ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI.

Prévia do material em texto

Disciplina: Representação descritiva I - Catalogação 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX 
Nota da Prova: 10,00 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para 
o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação 
Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em 
várias partes do mundo por conta de sua atuação. Sobre o exposto, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a 
Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras 
bibliotecas. 
( ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de 
catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas 
regras da Biblioteca de Congresso. 
( ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso 
implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as 
bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras. 
( ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas 
catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas 
eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas 
as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - F - V. 
 b) V - V - F - V. 
 c) V - V - V - F. 
 d) F - F - V - V. 
 
2. Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser 
evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento 
estritamente técnica. Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, 
é que esta é uma subárea da ciência da informação que oportuniza, por meio de suas 
teorias, técnicas e regras, a disponibilização qualificada da informação que a 
sociedade consumirá. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e 
F para as falsas: 
 
( ) As informações, quando possíveis de serem recuperadas e validadas com 
qualidade, possibilita ao usuário ampliar seus conhecimentos agregando novas 
relações com os novos dados. 
( ) As regras e normas de catalogação podem auxiliar o catalogador a analisar a 
qualidade e veracidade das informações. 
( ) O conhecimento produzido pelo usuário não depende, em nenhum aspecto, da 
qualidade e de como as informações são processadas, gerenciadas e disponibilizadas 
aos processos de catalogação. 
( ) No ato de catalogar uma informação, o bibliotecário vai em busca da fonte 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_2%20aria-label=
geradora da informação, mas não necessita seguir regras para identificar os suportes 
em que elas são disponibilizadas, e muito menos, atentar-se na descrição das 
características e conteúdo do item informacional. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - V - F - F. 
 d) V - V - V - F. 
 
3. Em 1967, o AACR, atualmente conhecido como AACR2, foi publicado pela 
primeira vez. Em 1978, teve sua segunda edição (AACR2), com a última revisão em 
2002 (AACR2r) e atualizações em 2003, 2004 e 2005. Sobre o AACR, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Determina pontos de acesso para a representação da informação. 
( ) Estabelece os critérios para a descrição bibliográfica. 
( ) Algumas das zonas do ISBD - International Standard Bibliographic Description 
- foram utilizadas como base para delimitar as regras de descrição bibliográfica 
contidas no AACR. 
( ) Em 1969, o AACR foi traduzido para português e, desde então, mediante suas 
versões atualizadas, tem sido adotado no Brasil como o principal código de 
catalogação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) V - V - V - V. 
 c) F - V - V - V. 
 d) V - F - V - V. 
 
4. Em meados do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a 
apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de 
classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos e os catálogos de 
bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização. 
Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, 
Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios 
códigos de catalogação. 
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus 
próprios códigos de catalogação. 
( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação. 
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo 
próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do 
mundo inteiro. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_4%20aria-label=
 a) F - V - V - F. 
 b) V - V - V - F. 
 c) F - V - F - F. 
 d) V - F - V - V. 
 
5. Com a evolução dos papiros aos livros, do advento da literatura periódica e sistemas 
de informação, da internet e de materiais e fontes de informação cada vez mais 
diversificados, faz-se essencial um constate aperfeiçoamento das práticas de 
catalogação para representação da informação. Com relação aos objetivos da 
Representação Descritiva - Catalogação, assinale a alternativa INCORRETA: 
 a) A catalogação motiva o usuário quando, por meio de seus procedimentos e regras, 
permite escolher itens que lhe eram, até então, desconhecidos. 
 b) Ao permitir ao usuário escolher entre as várias manifestações de um determinado 
item, a catalogação objetiva instruí-lo. 
 c) A catalogação não tem como um dos seus objetivos atender às perspectivas na 
óptica dos usuários da informação; o foco são as técnicas e regras que serão 
utilizadas pelos bibliotecários. 
 d) A catalogação tem como objetivo informar, à medida que, por meio dela, é 
possível localizar um determinado item. 
 
6. No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, 
recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e 
da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais 
adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de 
maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação 
Descritiva - Catalogação. Relativo aos novos recursos e procedimentos que 
permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos 
pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
 
( ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo 
manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha 
catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerarum 
catálogo automatizado. 
( ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de 
gestão da informação. 
( ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object 
Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto 
tecnológico. 
( ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma 
complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas 
eletrônicas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - F. 
 b) F - V - F - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) F - F - V - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_6%20aria-label=
 
7. O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como 
processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação 
temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a 
representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas 
características, normas, regras e códigos próprios. Referente aos procedimentos, 
processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em 
instrumentos como AACR2, RDA e ABNT. 
( ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não 
controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação. 
( ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada 
Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação 
da informação. 
( ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são 
produtos inerentes ao processo de indexação da informação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - F. 
 b) F - F - F - V. 
 c) V - F - V - V. 
 d) V - V - F - V. 
 
8. Com o intuito de oportunizar a apreensão das habilidades e capacidades inerentes ao 
exercício da profissão, os currículos direcionados ao ensino da Biblioteconomia vão 
se aperfeiçoando e se adequando à medida que as tecnologias de comunicação e 
informação evoluem e vão se tornando mais eficientes e sofisticadas. No que se 
refere ao ensino, em especial, das temáticas relativas à Representação Descritiva - 
Catalogação -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e 
internacionais de descrição adequadas aos diferentes tipos de suportes e fontes de 
informação. 
( ) Não se pode abandonar o ensino de disciplinas que fazem parte do 
Processamento da Informação, tais quais as que incluem a organização, o 
processamento e o tratamento da informação, e, especificamente, Representação 
Descritiva de documentos. 
( ) O ensino da catalogação, mesmo que de maneira indireta, está permeado por 
uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos. 
( ) A atualização das técnicas, normas e regras pertinentes à representação 
descritiva - catalogação -, deve ser algo contínuo. Esta atualização pode ser 
intensificada por meio de participação em congressos, seminários e encontros que 
tratam das temáticas de interesse da catalogação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - V. 
 b) F - F - F - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_8%20aria-label=
 c) V - F - F - F. 
 d) F - V - V - F. 
 
9. Os repositórios institucionais surgiram com maior abrangência nas bibliotecas de 
instituições de ensino justamente para que todo o corpus de informações e 
conhecimentos e de maior complexidade produzidos por elas pudessem ser 
disponibilizados de maneira qualificada e organizada aos usuários com demandas, 
por vezes, mais especializadas e específicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- Os repositórios institucionais são estruturas digitais que possibilitam reunir 
respectivamente a produção científica de uma instituição e de uma área específica. 
II- Para que se consiga atingir uma organização, mesmo que mínima, de toda a 
produção inserida no repositório, é essencial determinar o esquema de metadados 
que será utilizado para fortalecer a qualidade dos registros. 
III- É essencial que os bibliotecários definam os principais metadados para auxiliar 
nas etapas de autoarquivamento de documentos nos repositórios e se garanta a 
interoperabilidade entre os diferentes sistemas. 
IV- São caracterizados como autossustentáveis, baseados sobretudo no 
autoarquivamento da produção científica e, por este motivo, não se faz essencial uma 
descrição padronizada dos metadados. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
10. Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como 
um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação 
datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o 
armazenamento da informação. À medida que a sociedade se desenvolve e evolui, os 
catálogos das bibliotecas também são reinventados e evoluem para priorizar e 
potencializar o acesso irrestrito à informação. Sobre os aspectos históricos, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de 
lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo. 
( ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em 
especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes 
evoluções. 
( ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto 
significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com 
conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual. 
( ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma 
norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNDUyMQ==&action2=MTk1NTM=&action3=NjUwNTMw&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0xMS0xMSAwMDowMDowMA==&prova=MjU2ODY3MjQ=#questao_10%20aria-label=
 a) V - V - F - V. 
 b) F - F - F - V. 
 c) V - F - V - V. 
 d) V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina