Buscar

Sociologgia Critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1Para Florestan, o sociólogo deve estar apto a reconhecer as interações sociais em diversos níveis de organização da vida. Florestan Fernandes faz parte da geração de sociólogos que tenta construir um caminho metodológico próprio para a Sociologia. 
Considerando o contexto acima, avalie as afirmativas a seguir:
I – Um caminho que a desvincule dos modelos explicativos que foram aproveitados de outras ciências, como as ciências naturais na construção daquilo que foi chamado de morfologia social e física social;
II – A sociologia deveria se distanciar de ser conhecida como um modelo filosófico que seria utilizado como norteadora do padrão de conduta da sociedade, ou seja, uma Sociologia que procurasse a manutenção de uma ordem ou de sua transformação;
III – A Sociologia defendida por Florestan possui um "ethos científico".
IV – Para o pensamento de Florestan, as diversas contribuições metodológicas e teóricas dos diversos autores deveriam ser reduzidas a uma finalidade: legitimar a Sociologia como ciência.
É correto o que se afirmar APENAS em:
resp:I, II, III e IV.
2Estudamos em Althusser, que é preciso considerar não apenas a distinção entre poder estatal e aparelho de Estado, mas uma outra realidade localizada ao lado do aparelho repressivo do Estado, que é diferente dele. Althusser está se referindo a uma realidade denominada de Aparelhos Ideológicos de Estado, em que os AIEs consistem num "certo número de realidades que se apresentam ao observador imediato sob a forma de instituições distintas e especializadas". 
Considere as assertivas a seguir, que corresponde a exemplos de Aparelhos Ideológicos do Estado, segundo a perspectiva de Althusser:
I – Sistemas das diferentes escolas, sejam elas públicas ou particulares;
II – Os meios de comunicação em massa;
III – Literatura, artes, esportes;
IV – Família;
V – Sistemas das diferentes igrejas.
Segundo Althusser, os exemplos de Aparelhos Ideológicos do Estado, correspondem, respectivamente: 
resp:I – Escolar; II – os meios de comunicação em massa; III – cultural; IV – familiar; V – religioso.
3Leia o texto a seguir:
[...] o conflito, estes não têm por finalidade conduzir à superação da materialidade social burguesa, mas, pelo contrário, lançar questões que conduzam a sociedade a uma nova organicidade institucional e societal. Mais precisamente, seu objetivo é, senão objetivar o estabelecimento da harmonia social, pelo menos encontrar o ponto de equilíbrio entre os diversos interesses em disputa. (SANTOS, 2008, p. 82)
Neste trecho, percebe-se que Touraine vai deslocando a centralidade do trabalho das relações sociais do modo de organização social. 
Com base nos conhecimentos, é correto afirmar que, para Touraine:
resp:Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, mas sim implementar reformas capazes de promover um melhoramento da vida social.
4
Podemos perceber que a partir da segunda metade do século XX, surgiram autores que apresentaram outras inquietações epistemológicas sobre a sociedade capitalista, questionando as bases metodológicas da sociologia.
Quais são os novos caminhos que o sociólogo Alain Touraine propõe para se pensar uma sociedade em processo de transformação?
resp:Touraine tem como ponto de partida problematizar as lutas históricas, a formação de novos agentes como sujeitos da mudança social das décadas de 1960 até as manifestações e os movimentos da atualidade. Esta nova conjuntura em formação, define-se como categoria sociológica de Pós-Industrial.
8A Sociologia é uma ciência que surge da necessidade de explicar cientificamente as transformações sociais do tempo em que se desenvolveu, possuindo as suas especificidades.
Sobre o surgimento da Sociologia e suas características, considere as assertivas a seguir:
I – O objeto de estudos da Sociologia, não se preocupa em elaborar alguma explicação sobre as funções e as características dos indivíduos, suas relações sociais ou seu modo de agir e pensar em meio ao convívio social.
II – A Sociologia possui suas especificidades na hora de fazer suas observações. Nós não temos como fazer testes em laboratório e o nosso objeto de estudo está em constante mudança e por isso deve ser observado frequentemente, mas isso não invalida a Sociologia como ciência.
III – A característica particular da Sociologia é sua relação com o objeto de estudo. Nas ciências naturais, o objeto é diferente do sujeito; o objeto é aquilo que se pesquisa, como os ciclos dos anos, a gravidade, o funcionamento de determinado órgão do corpo humano. Esses objetos não elaboram nenhuma explicação sobre suas funções, suas características, sendo ele, antes, o sujeito do conhecimento, o pesquisador, o que observa o objeto e que, a partir desta observação, elabora sua teoria sobre a característica, o funcionamento e a importância de determinado objeto. No caso da Sociologia, o objeto de estudo e o sujeito do conhecimento são da mesma natureza.
IV – A Sociologia surgiu no contexto que se chama de Feudalismo, impulsionadas por movimentos como as invasões bárbaras e a queda do Império Romano no século V, tendo de explicar as razões do poder político da Igreja Católica.
A partir dos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
resp;)
Somente II e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes