Buscar

Resumo do Artigo: "Estudo da Idade Relativa no Futsal de Minas."

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO DO ARTIGO: “EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTSAL DE BASE DE MINAS GERAIS.”
Introdução
O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, chegando a dez milhões de praticantes, e é uma modalidade que serve como base para muitos atletas do futebol, dadas as semelhanças.
Velocidade, agilidade e potência muscular são umas das valências físicas mais importantes para se obter sucesso na modalidade, seja no esporte de rendimento, seja nas categorias de base. Nesse cenário apresentado, fica claro que é um dos esportes onde se ter vantagem física pode ser um fator que vai influenciar na obtenção de vantagem.
Glamser e Vicent (2004) deram o nome de “Efeito da Idade Relativa” nessa possível vantagem que os atletas que tem o nascimento mais próximo do início do ano tem em relação aos outros atletas, e essa vantagem já foi constatada, através de estudos, em outras modalidades como: basquete, beisebol, hóquei no gelo, futebol americano e principalmente futebol. Para analisar essa variável, os estudos tem divido o ano em trimestres.
Um estudo feito na Bélgica mostrou que após a federação belga mudar o ano em parâmetro das categorias de base (de setembro para janeiro, o percentual de jogadores nascidos no primeiro quartil mudou junto.
Houve também um estudo realizado em 2010 que constatou que em 5 de 7 categorias de base do futebol francês ( sub 9, 11, 13, 15 e 18) os jogadores nascidos no segundo semestre ( 3º e 4º quartil) tem maior desistência da modalidade quando comparados aos do primeiro semestre, primeiro e segundo quartil), constatando então que a idade relativa é um dos fatores de desistência da modalidade tendo em vista as desvantagens físicas, psicológicas, técnicas dentro de uma mesma categoria.
Materiais e métodos
	Foram pegos 510 atletas de 23 equipes do estado de Minas Gerais que jogaram algum campeonato da federação no ano de 2009, entre as categorias: sub11, sub13, sub15, sub17 e sub20/adulto (que ficaram juntas, pois os times sub20 jogam junto com os adultos).
O estudo concluiu sim que a maioria dos atletas federados de minas gerais nasceram nos dois primeiros quartis do ano competitivo, e que o modo como as categorias são divididas ( de dois em dois anos) faz com que o efeito da idade relativa seja ainda maior (quando comparamos o atleta que nasceu no primeiro quartil do primeiro ano e o que nasceu no ultimo quartil do segundo ano).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando