Buscar

Prova Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1) Com base nas informações abaixo, assinale a alternativa correta:
A Lei nº 9.279 de 1996, tem como objetivo tornar mais eficaz a tutela da propriedade industrial e incentivar as empresas a utilizar os títulos da propriedade industrial. Os direitos que decorrem da proteção à propriedade industrial estão previstos nesta legislação, chamada de Lei de Propriedade Industrial (LPI).
Os direitos que decorrem da proteção à propriedade industrial estão previstos nesta legislação 9.279 de 1996, sendo que somente os grandes empresários estão no abrigo dessa lei.
A Lei de Propriedade Industrial (LPI) protege todas as invenções técnicas, mesmo que sejam invenções que não possam ser produzidas pela indústria.
Entende-se a invenção como um ato humano de criação original, podendo ser inclusive ilícito, não compreendido no estado da técnica e suscetível de aplicação industrial.
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2) Sobre requisitos para o deferimento do pedido de uma patente, assinale a alternativa correta:
A capacidade inventiva condiciona a concessão da patente à possibilidade de que a ideia possua viabilidade econômica, no sentido de probabilidade de sua produção.
A aplicação industrial deverá corresponder à ideia original, e não apenas derivada de criações anteriores. Trata-se de conceito que gravita também em torno do estado da técnica, do conhecimento científico compartilhado e documentado.
Pode ser patenteável o que for contrário à moral, aos bons costumes e à segurança, à ordem e à saúde públicas; as substâncias, matérias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espécie, bem como a modificação de suas propriedades físico-químicas e os respectivos processos de obtenção ou modificação, quando resultantes de transformação do núcleo atômico.
A novidade pode ser entendida como o pressuposto de determinada invenção ou modelo de utilidade que o qualifique como inédito no campo específico de determinado ramo do conhecimento.
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3) São algumas causas de extinção natural dos direitos de patente. Assinale a alternativa correta:
A expiração do prazo de vigência e a inobservância da exigência constante do art. 217, da LPI, que corresponde à designação de procurador para o titular de patente domiciliado no exterior.
A renúncia de seu titular, sem ressalvar o direito de terceiros.
A caducidade e o pagamento da retribuição anual.
A renúncia de seu titular e o pagamento da retribuição anual.
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 4) Sobre a Marca, assinale a alternativa correta:
A marca registrável pode apresentar-se sob a forma nominativa, sonora e bidimensional.
Para a obtenção do Registro da Marca, é necessário apresentar o pedido ao INPI, que o examinará com base nas normas legais estabelecidas pela Lei de Propriedade Industrial e das resoluções administrativas.
A marca registrada é protegida, pelo prazo de 05 (cinco) anos, renováveis.
Aplicam-se às marcas, como a todos os outros institutos da Propriedade intelectual, o princípio da internacionalidade, isto é, a exclusividade é garantida  em nível internacional.
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5) Sobre as fontes do direito empresarial, assinale a alternativa INCORRETA:
A doutrina é a principal fonte do direito empresarial e tem a Constituição Federal como norteadora de todas as outras obras jurídicas.
A jurisprudência compreende no conjunto de decisões dos Tribunais sobre determinada matéria e possui caráter prático e objetivo, não se limitando aos princípios teóricos. Assim, influencia fortemente o direito empresarial, como todas as áreas do direito. As decisões administrativas não têm o efeito de coisa julgada, já que as decisões definitivas só ocorrem no âmbito do poder judiciário. Sendo assim, a jurisprudência influencia na construção do direito empresarial.
Os costumes são as reiterações constantes e uniformes de uma conduta, na convicção de elas serem obrigatórias e decorrentes de uma prática constante, longa e repetitiva.
Os princípios gerais do direito representam a orientação geral de todo o ordenamento. Na condição de bases das normas positivas, é certo que há uma tendência na positivação dos princípios gerais, como ocorreu com o princípio da vedação do enriquecimento ilícito.
A Lei é a principal fonte do direito empresarial e tem a Constituição Federal como norteadora de todas as outras obras jurídicas.
Questão 6) Com a criação dos grandes centros comerciais na Europa, os chamados burgos, os mercadores levavam suas mercadorias até esses centros para que pudessem negociar, sendo que tais profissionais eram registrados nas chamadas Corporações de Ofício.  As Corporações eram entidades que possuíam uma tutela jurídica e tinham por missão decidir sobre as divergências negociais entre os mercadores/comerciantes. Esse conjunto de decisões acabou por criar um arcabouço de regras, baseadas nos usos e costumes, que serviam para regrar a atividade mercantil. Esse texto está se referindo a qual fase da evolução do direito comercial:
Objetivista.
Subjetivista moderna.
Subjetivista.
Teoria da empresa.
Objetivista moderna.
Questão 7) O princípio da livre-iniciativa se desdobra em quatro condições fundamentais para o funcionamento eficiente do modo de produção capitalista:
Imprescindibilidade da empresa pública, busca do lucro como principal motivação dos empresários, necessidade jurídica de proteção do investimento público, reconhecimento da empresa pública como polo gerador de empregos e de riquezas para a sociedade.
Imprescindibilidade da empresa privada, busca do lucro como principal motivação dos empresários, necessidade jurídica de proteção do investimento privado, reconhecimento da empresa privada como polo gerador de empregos e de riquezas para a sociedade
Imprescindibilidade da empresa pública, busca do lucro como principal motivação dos empresários, desnecessidade jurídica de proteção do investimento privado, reconhecimento da empresa pública como polo gerador de empregos e de riquezas para a sociedade.
A busca do lucro não é a principal motivação dos empresários, necessidade jurídica de proteção do investimento público, reconhecimento da empresa privada como polo gerador de empregos e Imprescindibilidade da empresa privada.
Todas as alternativas estão erradas.
Questão 8) O conceito atual de empresa está fundamentado nesse princípio, não visando apenas à obtenção de lucro aos seus proprietários, mas ao atendimento dos interesses da sociedade na qual está inserida, constituindo um dos principais agentes de desenvolvimento econômico e social do país. O texto está se referindo a qual princípio do direito empresarial:
Princípio da responsabilidade social da empresa.
Princípio da função social da empresa.
Princípio da livre-iniciativa.
Princípio da liberdade de concorrência.
Todas as alternativas estão erradas.
Questão 9) A empresa que adota a manutenção de praças públicas ou que paga mensalidades escolares dos empregados ou de seus familiares, promovendo ações além do que Lei determina, pode ser chamada de:
Empresa socialmente responsável.
Empresa de livre-iniciativa.
Empresa com liberdade de concorrência.
Empresa livre.
Todas as alternativas estão erradas.
Questão 10) Assinale a alternativa correta:
As indicações geográficas não especificam a procedência ou origem de determinado produto ou serviço.
Concorrência desleal é todo e qualquer ato praticado por um industrial, comerciante ou prestador de serviço contra um concorrente direto ou indireto, ou mesmo um não concorrente, independentemente de dolo ou culpa, utilizando-se de meios ilícitos com vistas a manter ou incrementar sua clientela, podendo ou não desviar, em proveito próprio ou de terceiro, direta ou indiretamente, clientela de outrem.
A discriminação das indicações geográficas não agregará valor ao produto ou serviço, bem como não poderá cativar os consumidores.
A divulgação oficial da invenção ou do modelo de utilidade não proporcionará a discussão técnica sobre eles.Todas as alternativas estão corretas.

Outros materiais