Buscar

APX1_UNIRIO_Gestão_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: VIVIAN SADDOCK DA SILVA
	Matrícula: 19116080303
	Polo: NITERÓI
APX1 – 2020.1
DISCIPLINA: GESTÃO 2
Coordenação: Profª Elisangela da Silva Bernado
Caro(a) Discente:
Essa seria a sua primeira avaliação presencial. Mas em função da pandemia será online. Leia o enunciado com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de sua resposta.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar uma questão-única nesta avaliação;
· Leia atentamente a questão;
· Revise sua resposta e verifique se as ideias estão claras;
· Esta avaliação é individual e COM consulta.
· NÃO ESQUEÇA DE POSTAR ATÉ O DIA 18/04 ÀS 19H.
Textos utilizados 
Texto 1 – PNE 2014-2024: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 19 E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA de Elisangela Bernado e Amanda Borde
Texto 2 – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS de Luiz Fernandes Dourado
Texto 3 – Política educacional, gestão e aprendizagem: por uma escola de qualidade de Sofia Lerche Vieira
Texto 4 – Profissão docente e gestão democrática da educação de Dalila Andrade Oliveira
Todos os textos estão disponíveis na plataforma!!!!!!
Questão-única da APX1 – Gestão 2
Prezado estudante, estamos vivendo um momento único e mundial com a pandemia do COVID-19. Desejamos que todos estejam bem e com saúde em seus lares!!!
Ainda estamos nos adaptando, seja no cotidiano dos nossos lares como na vida acadêmica, aos desafios impostos pela pandemia. Mas não podemos esquecer das nossas escolas, da forma como cada rede de ensino está se organizando para atender a carga horária e os dias letivos presentes na nossa LDBEN n. 9394/1996. 
Neste sentido, a partir dos primeiros quatro textos da nossa disciplina, imagine que você é um diretor de escola pública ou privada. Depois, descreva e reflita sobre os desafios de um gestor escolar (sinalize se a escola é pública ou privada) diante do atual contexto em que estamos passando da pandemia COVID-19. Em um terceiro momento, relate os desafios enfrentados e as suas ações, enquanto gestor escolar, para dar conta das atuais demandas. Não esqueça de dialogar com os autores dos quatro artigos listados acima!!! (10 pontos)
Meu nome é Joana Grota e sou diretora de uma Escola Municipal Demerval Saviani (EMDS) na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início da quarentena, em março, estamos passando por momentos difíceis. Muitos dos pais dos estudantes da EMDS continuam trabalhando e não tem com quem deixar seus filhos, alguns precisam das refeições que a escola fornece, outros precisam da socialização e do cuidado deste ambiente e aqueles que possuem algum problema de saúde necessitam da atenção e cautela da escola e de seus profissionais. Os desafios da escola não se iniciaram com esta quarentena, pelo contrário, existem e resistem há anos. A palavra que expressa estes desafios é falta. Falta de profissionais, falta de recurso, falta de manutenção, falta de verba para promover uma gestão democrática adequada, com a participação da comunidade escolar e local na melhoria da escola. Além disto, a verba dedicada à educação, já enxuta, foi cortada pelo último governo, o que dificultou ainda mais o exercício da função da escola. Neste momento delicado, a pandemia nos trouxe a explicitação dos problemas já pré-existentes – o fato de um aluno da escola não ter o que comer ou não ser cuidado ou não ter carinho é devastador e sempre existiu. Agora, a dependência do ambiente escolar ficou ainda mais evidente. 
Outro ponto é a sobrecarga de trabalho dos educadores, que, com as reformas educacionais dos últimos anos que trouxeram uma nova regulação das políticas educacionais, os trabalhadores docentes são obrigados a dominar novas práticas e novos saberes no exercício de suas funções, como a escola em projetos, a interdisciplinaridade, a garantia da gestão democrática, a necessidade de maior formação etc. Todas estas propostas são muito interessantes e fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino, entretanto, não vem acompanhadas de melhorias práticas na vida dos professores, que precisam assumir mais de uma jornada de trabalho como docente ou ainda exercendo outro trabalho, em razão da precariedade dos salários e das condições de trabalho. Eles precisam preparar suas aulas, participar de reuniões, se envolver em projetos que aumentam sua carga horária de trabalho, mas que não são acompanhadas pelo aumento de salários e benefícios. Maior formação é exigida, mas não são recompensados por isso, e o precisam fazer em horários fora do trabalho. Assim, o professor pouco se identifica com uma escola em particular, conhecem parcamente seus alunos e possuem um tempo escasso para preparar aulas, estudar, atualizar-se, atividades extremamente importantes.
Diante de todas os desafios da escola, consideram-se algumas questões que compreendo como premissas para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. A primeira se refere à necessidade de as políticas de educação serem políticas de Estado, para que não haja uma orientação diferente, uma verba diferente em cada governo que passa; a segunda é a de que as políticas e práticas de gestão escolar e educacional devem ter foco constante na aprendizagem; a terceira é que a gestão escolar deve ser democrática, com estímulo à participação de pais, alunos, funcionários, professores, diretores em espaços de participação como os Conselhos Escolares, associações de pais, grêmios estudantis etc. Todos estes atores comprometidos com a promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Dito isto, a escola tem adotado algumas medidas neste momento de pandemia que visam o bem-estar dos alunos e do corpo docente e promovem algum aprendizado para os alunos. A escola não está funcionando em sua totalidade, mas estamos trabalhando. Portanto, os alunos cujas famílias possuem muitas dificuldades financeiras, a escola está fornecendo alimentação em horários restritos e alguma alimentação para casa também, os professores têm preparado algumas tarefas das variadas disciplinas e elas têm sido entregues semanalmente aos responsáveis para os alunos cumprirem. Isso foi decidido em conselho, por ferramenta online. Como entendemos que muitos dos nossos alunos não possuem internet, os professores fazem uma breve explicação dos assuntos antes de aplicar tarefas para os alunos fazerem. Também disponibilizamos atendimento para orientação pedagógica e psicológica por telefone e whatsapp, caso os alunos ou responsáveis queiram, assim como para tirar dúvidas sobre as matérias com os professores em horários específicos. Essas ações têm mantido a escola “funcionando” e focada na aprendizagem dos alunos, mesmo que não seja com a cobrança geralmente existente na escola.
Boa Prova!!!
Equipe Gestão 2!!!

Outros materiais