A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
BOLSA DE VALORES NO BRASIL

Pré-visualização | Página 1 de 1

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
GILMARIA ALMEIDA DOS SANTOS
BOLSA DE VALORES NO BRASIL
Santa Maria da Vitória - BA
2020
GILMARIA ALMEIDA DOS SANTOS
BOLSA DE VALORES NO BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina Mercado de Capitais, do curso de Bacharel em Administração da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Bahia – FACITE, como requisito avaliativo da disciplina.
 
Orientadora: Prof.° Thiago Leão Nepomuceno. 
Santa Maria da Vitória - BA
2020
Características da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)
A B3 tem toda uma história com grande trajetória no país, que na verdade, o B tem três significados, que é a inicial das três palavras: Brasil, Bolsa, Balcão, tendo mais de 100 anos de história, construindo o futuro e sempre valorizando toda suas origens, a bolsa do Brasil é a maior depositaria de títulos de renda fixa da América Latina e a maior Câmara de ativos privados do país. Com a união da BM&FBOVESPA e a Cetip em marco de 2017, surge a B3 com um capitulo novo, tendo em comum a conectividade de trabalho, desenvolvendo e viabilizando o mercado financeiro e de capitais, potencializando junto com os clientes e a sociedade, o seu crescimento no Brasil.
Fundada em 2008 a BM&FBOVESPA S.A. – BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS, se unindo com a BM&F e a Bovespa Holding. A parti daí, já reconhecida como uma das maiores bolsas do mundo. Com o seu sistema próprio podendo comprar e vender ativos dentre outras possibilidades primordiais para atender o mercado e economia do Brasil, a bolsa de valores tem sede principal em São Paulo, porém, existem mais algumas unidades em Barueri, no Rio de Janeiro e escritórios em Londres e em Xangai.
A BM&FBOVESPA tem um modelo verticalizado e integrado, que em seus processos no mercado são de inovação e desenvolvimentos. Com inicio na sua negociação e pós-negociação, distribuição de dados de cotações, produção de índices de mercado, desenvolvimento de sistemas e softwares, listagem de emissores, empréstimo de ativos até como central depositária. 
Hoje a B3 é uma das principais empresas de infraestrutura do mercado financeiro no mundo, que atua no ambiente de balcão e da bolsa. Os índices com campanha integrada Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, e outros. Tendo como Sociedade de capital aberto com ações (B3SA3) havendo negociações no Novo Mercado. No setor de bolsas tem-se destaque global, com tradição e inovação em produtos e tecnologia sendo uma das de maior valor de mercado.
 Suas atividades são na área de criação, administração de sistema de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos ações e títulos de renda fixa corporativa, derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. Opera ainda como central garantidora nas operações realizadas em seus mercados, além de oferta serviços de central depositária e de central de registro. Sendo feito por sua unidade de financiamento de veículos e imóveis, ela oferece produtos e serviços com processo de análise e aprovação de crédito em todo o território nacional, que faz o processo de financiamento ser ágil e seguro.
A B3 tem alinhamento em cada causa, valorizando cada critério de conduta, garantindo soluções e acima de tudo compromisso com os seus clientes, sempre com decisões precisas olhando o longo prazo. Tem informações precisas, pois suas decisões são baseadas em dados coletados, disciplina e avaliações de gastos e riscos.
Algumas das suas características segundo informações obtidas no próprio site da B3 são: 
· Não há rateio para ofertas ao mesmo preço, exceto em casos previstos pela B3, no manual de procedimentos operacionais de negociação.
· O sistema de negociação utiliza uma escala de preços para definir o preço teórico, sendo que este será o mais próximo do último preço ou do preço de ajuste, quando aplicável.
· Ofertas que estejam com preço de compra maior ou igual ao preço teórico e ofertas com preço de venda menor ou igual ao preço teórico não podem ser canceladas e nem ter suas quantidades diminuídas, sendo permitido somente melhorar o preço ou aumentar a quantidade da oferta, exceto nos casos de correção e/ou cancelamento de ofertas efetuados pela B3.
· Ofertas de compra com preço maior que o preço teórico e ofertas de venda com preço menor que o preço teórico serão atendidas em sua totalidade.
· Ofertas de compra e venda com preços iguais ao preço teórico poderão ser atendidas totalmente, parcialmente ou não serem atendidas de acordo com a quantidade teórica do leilão.
· Não será permitido registro de ofertas com quantidade aparente durante o leilão. As ofertas com quantidade aparente registradas antes do início do leilão deverão respeitar a regra de prioridade em sua quantidade divulgada ao participarem do leilão. Se a oferta for alterada, a quantidade total deverá ser divulgada ao mercado.
· A quantidade restante das ofertas identificadas com qualificador executa ou cancela (EOC) não atendidas serão canceladas no encerramento do leilão.
As ações da B3 são divididas em categorias, balcão é quando uma empresa ainda está em processo de abertura do seu capital e não está aberta para negociação no mercado, sendo feitas as negociações no mercado como balcão. Já a bolsa após o seu processo de abertura estando completa, tem suas ações negociadas na bolsa, sendo registrada por meio digital e negociadas publicamente, onde não precisa de contato direto entre vendedores e compradores. 
Atualmente o mercado exige um alto nível de governança corporativa, com os seus níveis de divisões e de atuação no mercado, cada empresa com suas informações exclusivas. A bolsa de valores tem grande importância para as empresas obter seu crescimento financeiro, podendo fazer investimentos e oferecendo ações. O principal índice da B3 é a Ibovespa, que juntas representa 80% da B3, sua forca mostra se a economia do país está forte ou fraca. 
Claramente que a B3 movimenta a economia e traz crescimento para o mercado de investimento em ações, com recursos que implicam na saúde da economia do país, todas suas atividades são representadas pelos investimentos feitos por cada pessoa ou empresas ali representadas. 
.
REFERÊCIAS
Disponível em: <https://ri.b3.com.br/pt-br/b3/historico/. Acesso em: 03, nov. 2020.
Disponível em: <http://www.b3.com.br/pt_br/b3/institucional/quem-somos/. Acesso em: 03, nov. 2020.
Disponível em: <http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/mercado-de-acoes/caracteristicas-e-regras.htm. Acesso em: 03, nov. 2020.
Disponível em: <https://investidorsardinha.r7.com/bolsa-de-valores/b3-historia-bolsa-de-valores-do-brasil/. Acesso em: 03, nov. 2020.
Disponível em: <https://www.osmelhoresinvestimentos.com.br/bolsa-de-valores/o-que-e-b3/. Acesso em: 03, nov. 2020.