Buscar

AV2_TOPICOS INTEGRADORES II_PEDAGOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

30604 . 7 - Tópicos Integradores II (Pedagogia) - 20202.B 
AV2 - 2B
Nota final Última tentativa com nota 4,8/6 
Tentativa 1 Enviado: 21/11/20 16:44 (BRT) 4,8/6 
1. Pergunta 1 
/0,6 
“Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”
A que meta se refere o texto?
1.  
Meta 4
Resposta correta 
2. 
Meta 8
3. 
Meta 7
4. 
Meta 12
5. 
Meta 15 
 Pergunta 2 
/0,6 
Preencha a lacuna:
De forma geral, podemos considerar o planejamento como __________ que exige reflexão para a organização da tomada de decisões.
1.  
Um método;
2. 
Uma possibilidade.
3. Incorreta: 
Uma estratégia;
4. 
Uma tendência;
5. 
Um processo;
Resposta correta 
 Pergunta 3 
/0,6 
Preencha as lacunas: A elaboração do Projeto Político - Pedagógico (PPP) necessita se consolidar como um _____________onde prevalece a __________.
1.  
orientador das ações; observação das ações pedagógicas;
2. 
processo democrático; elaboração dos planos de aula.
3. 
processo democrático; participação;
Resposta correta 
4. 
instrumento; missão da escola;
5. 
documento; participação;
 Pergunta 4 
/0,6 
Preencha a lacuna: A Educação em Direitos Humanos nos prepara para assumirmos outra postura diante do mundo e das diferenças, nos ajudando na compreensão dos processos __________________ que permeiam as formas de violência a que as pessoas, inclusive os estudantes na escola, estão expostos.
1.  
Evolutivos da humanidade;
2. 
Essencialmente culturais e de descriminação.
3. 
Pedagógicos e políticos;
4. 
Exclusivamente sociais;
5. 
Históricos, sociais e culturais;
Resposta correta 
 Pergunta 5 
/0,6 
Leia as assertivas abaixo, acerca da Avaliação, e assinale a única INCORRETA: Leia as metas a seguir, e relacione-as corretamente:
(A)Meta 1
(B)Meta 2
(C)Meta 6
(D)Meta 11
( ) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica.
(  ) Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
( ) Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão.
( ) Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
1.  
BCDA
2. 
CABD
3. 
CDBA
4. 
CBDA
5. 
CADB
Resposta correta 
 Pergunta 6 
/0,6 
Preencha a lacuna: Na contemporaneidade é importante assumirmos uma perspectiva avaliativa que seja pautada por valores ___________, da conversação, da autonomia, que seja um processo__________, participativo, que implique o envolvimento de todos (as) de forma responsável.
1.  
Morais; avaliativo;
2. 
Inclusivos; mediado;
Resposta correta 
3. Incorreta: 
Significativos; contínuo.
4. 
Familiares; mediado;
5. 
Sociais; unilateral;
 Pergunta 7 
/0,6 
Leia as assertivas abaixo, e assinale a única alternativa correta.
I.É preciso trabalhar com os preconceitos e estereótipos dos futuros professores, considerando que é preciso o envolvimento emocional e o engajamento em ações comunitárias, deste futuro pedagogo.
II.A partir do ensino superior, é necessário considerar as questões concernentes ao multiculturalismo, raça, poder, identidade, ética e trabalho.
III.É preciso visibilizar os sujeitos ocultados do currículo escolar e, através de suas vozes, recontar a história, para que possam ter a possibilidade da construção de autoimagem positiva.
IV.A ancoragem social é o processo pelo qual os alunos são equiparados dentro de uma mesma situação social, a fim de que não haja desníveis.
V.A transposição didática é essencial com o intuito de se firmarem os valores históricos.
Estão corretas, apenas, as opções:
1.  
I, III e V
2. 
II e V
3. 
I e III
Resposta correta 
4. 
I, II e III
5. 
II e IV
 Pergunta 8 
/0,6 
Sobre a gestão educacional, leia as seguintes assertivas.
I. A gestão, como conceito relativamente novo, estabeleceu-se para superar o conceito de administração, mas não para substituí-lo, estando associado não apenas a uma mudança de termo, mas há uma mudança de paradigma.
II. O termo Gestão escolar se baseia na perspectiva da superação dos entornos da administração, do autoritarismo e da centralidade das ações, referindo-se, na atualidade, à dinâmica de gerir o sistema de ensino como um todo.
III . A gestão educacional limita-se à administração da escola, de forma burocrática e técnica, desprezando outros aspectos como artifícios.
Pode-se afirmar que:
1.  
A única assertiva correta é a III.
2. 
As únicas assertiva corretas são a I e III.
3. 
A única assertiva correta é a I.
4. 
A única assertiva correta e a II.
5. 
As únicas assertiva corretas são I e II.
Resposta correta 
 Pergunta 9 
/0,6 
Assinale a única alternativa que se refere à Convenção de Guatemala.
1.  
Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde.
2. 
Foi traçada uma Linha de Ação para as Necessidades na Educação Especial em nível mundial e esta Linha de Ação tem servido como norteadora para a implementação de políticas de educação inclusiva.
3. 
Elucida que as pessoas com deficiência necessitam de atenção especial, logo precisam ser tomadas medidas que garantam a todos esses estudantes a igualdade de acesso.
4. 
A realização da Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência teve o objetivo de prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade.
Resposta correta 
5. 
Todos os países participantes, inclusive o Brasil, reafirmam que a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens,
 Pergunta 10 
/0,6 
De acordo com as orientações do MEC as práticas em sala de aula, visam a organização e os procedimentos didáticos que efetivamente contribuam para uma educação inclusiva, que seja para todos. Dentre eles temos a forma de avaliação. Assinale a alternativa que condiz com a orientação para avaliação:
1. 
A avaliação seja pensada e executada de maneira quantitativa, apesar da existência dos diferentes instrumentos, procedimentos condições individuais de aprendizagem;
2. 
A avaliação seja pensada e executada de maneira tradicional, não considerando os diferentes instrumentos, procedimentos e as condições individuais de aprendizagem;
3. 
A avaliação seja pensada e executada de maneira coletiva, não evidenciando os diferentes instrumentos, procedimentos e condições individuais de aprendizagem;
4. 
A avaliação seja pensada e executada de maneira igualitária, sem distinção  dos diferentes instrumentos, procedimentos e condições individuais de aprendizagem;
5. 
A avaliação seja pensada e executada de maneira flexível, considerando os diferentes instrumentos, procedimentos e as condições individuais de aprendizagem.
Resposta Correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais