A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
A Pós Graduação e o Mercado de Trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

A Pós Graduação e o Mercado de Trabalho
Profª Ms. Milene G. O. Alves
Abril, 2018
Trabalho x Escolaridade
 13, 8 milhões de desempregados (2018)
 3 desempregados no mundo: 1 é Brasileiro
 Terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo
Trabalho x Escolaridade
Fonte: O Globo
Trabalho x Escolaridade
MENOS ESTUDO: MAIS DESEMPREGO
 Fonte: O Globo
Trabalho x Escolaridade
Trabalho x Escolaridade
Trabalho x Escolaridade
“Hoje o mercado busca encontrar um profissional com uma ou duas especialidades, mas com um conhecimento generalista. É preciso conhecer um pouco de todas as etapas da empresa, seja ela produto e/ou serviço”. 
 Sergio Henrique Miorin (FGV)
A importância da Pós Graduação
 A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada e a demanda das empresas por profissionais com alta qualificação leva a um aumento expressivo no número de alunos que procuram programas e cursos de pós-graduação no Brasil.
A importância da Pós Graduação
Os cursos de especialização agregam valor à formação e estreitam o relacionamento com outros profissionais, o que facilita a aquisição de novas posições no mercado de trabalho.
Um curso de pós-graduação é um investimento em si mesmo e na carreira escolhida, pois oferece oportunidades para aprofundar os conhecimentos, se manter atualizado, adquirir novas competências e ampliar a rede de contatos.
O momento é propício para investir em uma pós, pois o conhecimento é hoje a moeda mais valiosa na economia brasileira”, afirma Márcio de Castro Silva Filho (diretor da Capes)
Diferentes opções para a Pós Graduação
Da pesquisa à qualificação profissional
 Stricto Sensu: São os programas de mestrado e doutorado, que oferecem diploma de titulação após a defesa de uma pesquisa em banca pública. O termo tem origem no latim e significa "sentido específico".
 Lato Sensu: Inclui programas de especialização para os que já têm diploma de graduação. O curso deve ter duração mínima de 360 horas e oferece um certificado de conclusão. Significa "sentido amplo".
Diferentes opções para a Pós Graduação
 Mestrado Profissional: Esse tipo de curso promove a formação de pessoas que desempenham atividades técnico-científicas em diferentes áreas, como Tecnologia de Informação e Gestão de Negócios.
 MBA: Do inglês Master Business Administration (ou Mestrado em Administração de Negócios), o curso não faz parte do mestrado, mas é uma pós-graduação lato sensu para Administração de Empresas.
Diferentes opções para a Pós Graduação
Quais os benefícios em se fazer uma 
Pós Graduação?
1. Ampliação das suas possibilidades profissionais
Interessado em mudar de setor, usar ideias e conhecimentos de outra área ou apenas aprofundar seu embasamento teórico no seu ramo de atuação? Tudo isso pode ser atingido com a pós-graduação, o que estende o número de funções que você pode exercer e diferencia o seu trabalho em relação ao de outros profissionais.
2. Upgrade no currículo
Assim como existem cargos em que é exigida a conclusão do Ensino Superior, também existem aqueles em que a formação mínima necessária é o mestrado ou a especialização. Cursar uma pós significa abrir mais portas na sua carreira, tanto em termos de ampliar o leque de trabalhos que você pode exercer e, consequentemente, sua oferta de empregos; quanto dentro da profissão que você já exerce, criando chances de promoção.
Quais os benefícios em se fazer uma 
Pós Graduação?
3. Oportunidade de fazer networking
A pós também te dá a oportunidade de conhecer outros profissionais da sua área. Com isso, você trabalha o seu networking e abre novas possibilidades de contato para realização de projetos em conjunto, parcerias, troca de ideias, etc.
4. Crescimento pessoal
Terminar um projeto de pós-graduação exige sim persistência, determinação e dedicação, mas isso seguramente não é em vão. Em primeiro lugar, esse esforço faz com que você cresça como pessoa, e não apenas como profissional. Em segundo, e como consequência, mostra que você tem essas habilidades e, portanto, pode assumir funções de mais responsabilidade no trabalho — afinal, sua maturidade pessoal também é um fator relevante para o empregador.
Quais os benefícios em se fazer uma 
Pós Graduação?
5. Ampliar conhecimentos
Geralmente, o alerta para a necessidade de uma pós soa em meio à rotina de trabalho. Um dia, o profissional depara com novos desafios e sente que é hora de voltar aos estudos, adquirir competências novas ou se atualizar. Para recorrer a uma pós, é preciso ter metas muito claras. “Qualquer curso de pós deve estar atrelado aos objetivos profissionais e ser aplicável na carreira”
6. Impulsionar o empreendedorismo
A pós também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio.
Quais os benefícios em se fazer uma 
Pós Graduação?
Quais são os critérios que um profissional deve levar em conta ao escolher uma pós graduação?
A primeira providência a tomar é decidir quais são seus planos profissionais, pois de acordo com a resposta, o tipo de pós graduação que você fará será diferente. 
Se sua intenção é conquistar um cargo de comando numa companhia, pense na possibilidade de fazer um MBA. 
Se o seu objetivo é aprofundar conhecimentos e melhorar o desempenho profissional, procure uma especialização específica. 
Agora se você pretende seguir a carreira acadêmica é indispensável cursar um mestrado e doutorado.
Como organizar um plano profissional 
Estabelecer um plano de carreira é fundamental para qualquer profissional que busca uma carreira sólida e almeja o sucesso, pois ele serve como guia para o profissional alcançar todos os seus objetivos de forma rápida e assertiva.
Confira algumas dicas e saiba como fazer um plano de carreira eficaz:
Como organizar um plano profissional 
1. Faça uma avaliação pessoal: é fundamental para definir com clareza o que você quer e aonde almeja chegar. Reflita sobre o seu momento atual, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, bem como seus valores e talentos que contribuem para alcançar seus objetivos.
Dinâmica: Bandeira Pessoal 
O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes conheçam suas habilidades e pontos que podem ser melhorados.
Como organizar um plano profissional 
2. Defina objetivos: Para criar um plano de carreira eficaz, é importante definir seus objetivos pessoais e profissionais, bem como suas reais necessidades. Reflita sobre como você quer estar daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos, o que poderá fazer e quais ferramentas utilizar para alcançar esses objetivos. Uma promoção, um novo emprego ou montar um negócio são alguns exemplos realistas de objetivos.
Como organizar um plano profissional 
3. Elabore estratégias específicas para ficar mais próximo dos objetivos almejados: O que você pode fazer hoje para estar mais próximo do que deseja? O que falta acontecer para atingir suas metas?
Invista, por exemplo, em capacitação profissional, desenvolva suas habilidades, faça novos cursos, amplie seus conhecimentos, estude uma nova língua… enfim, avalie o que você realmente necessita e mãos à obra.
Como organizar um plano profissional 
4. Inspire-se nos exemplos de sucesso: dos profissionais que atingiram o sucesso e aprenda com o relato de cada um deles. Busque saber sobre suas carreiras e trajetória. Use esses cases como estímulo para correr atrás de seus próprios objetivos.
Vídeo: os 10 maiores empreendedores do Brasil
Como organizar um plano profissional 
5. Colocar seu plano de carreira no papel: O primeiro passo é definir o seu objetivo específico. Em seguida, liste cinco competências comportamentais que já possui e outras cinco que precisa desenvolver ou adquirir para alcançar o resultado almejado. Determine também cinco capacidades técnicas que já possui e outras cinco que deve aperfeiçoar para atingir seus propósitos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.