Buscar

pidid carta (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Venho através dessa cartas declarar meu interesse em fazer parte do programa de iniciação à docência E formação de docentes, (PIBID).
Sou discente do curso de Letras Português, pela Universidade Federal do Acre-UFAC; cursando o terceiro período. Inicialmente, letras não era minha primeira opção de curso. Porém, a partir do momento que entrei na sala me apaixonei pelo curso na mesma proporção que me assustei, com a atual situação de trabalho de “nos" professores, (me incluo pois é, o curso que quero terminar e exercer a profissão). Acredito que estudar sempre é o melhor caminho, apoio desde sempre os programas de iniciação, como: pesquisa e extensão. Bases muito importantes para a construção do ser docente e do saber ensinar. É notório perceber, que atualmente a desvalorização e as más condições de trabalho, afetam muito o mercado do magistério. A partir da retirada de recursos destinados à educação, nossas universidades e programas coordenados por professores, continuam sendo uma resistência e se mantendo ativo mesmo com essa dura realidade. Esses programas de fato tem uma grande importância para os alunos nos primeiros anos da graduação, a colaboração entre as universidades e a comunidade externa, escolas por exemplo, tendem a andar sempre juntas.
A importância do programa de iniciação, em primeiro plano é trazer a experiência da sala de aula para os futuros professores, sendo eles apenas um ser coadjuvante na produção de novos conhecimentos. O despertar que a sala de aula trarar, será um divisor de águas para os graduandos, conhecer o dia a dia, observar os orientadores, conhecer novos alunos e organizar e contribuir para a formação científica será uma fase desafiadora, mas também será uma fase de autoconhecimento. O ensino é visto como uma opção secundária, em relação ao mercado de trabalho, a docência fica subordinada à esfera de produção, principalmente a capitalista. 
Está preparado para ser um bom professor, é conhecer os bônus e os ônus dessa carreira tão importante e tão desafiadora nos dias de hoje. Esse processo é longo contínuo e mutável está sempre em constante evolução, atuar desde de cedo em iniciações é fazer o aluno aprender e proporcionar um ensino motivador que permiti construir uma aprendizagem que transformar o saber em saber fazer.

Outros materiais