A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação II- GESTÃO RE DE PROJETOS ESCOLARES

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	Gestão de Projetos Escolares (17806)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648484) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25469462
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As linguagens referenciam o trabalho do professor e o levam a observar o comportamento das crianças, percebendo que no dia a dia são utilizadas diferentes linguagens para manifestar o que foi apreendido nas diversas situações. Sobre cada linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A linguagem plástica ocorre através dos jogos simbólicos, a criança expressa a capacidade, impulsionada pela imitação de representar.
II- A linguagem gráfica é expressa nas relações que são estabelecidas entre as tecnologias e os ambientes virtuais de aprendizagem.
III- A linguagem matemática é efetuada pela capacidade humana de raciocinar logicamente, praticadas na escola e no contexto social.
IV- A linguagem lúdica é expressa em jogos, brincadeiras, brinquedos e outros artefatos culturais que levam à imaginação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Acerca do mundo letrado e dos múltiplos letramentos, entendemos que o mundo pode ser compreendido de diferentes formas, utilizando diferentes linguagens. Como as mídias e as múltiplas práticas letradas, trabalhadas de maneira crítica e ética, podem atuar no processo de ensino-aprendizagem?
	 a)
	Articulando os conteúdos escolares com o uso das diferentes linguagens, mas não rompendo com as práticas tradicionalistas de hierarquização e linearidade.
	 b)
	Quando os alunos aprendem arriscando, errando, tendo dúvidas, pesquisando e elaborando ideias, formadas pelo conjunto de valores individuais e coletivos.
	 c)
	Utilizando práticas diferenciadas e tradicionais para envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem como protagonistas.
	 d)
	Quando o aluno apresenta competência e habilidade para lidar com os múltiplos letramentos, não garante que será um bom usuário das diferentes linguagens.
	3.
	Um projeto tem muita pesquisa, participação dos alunos e construção do conhecimento. Essa concepção de ensino costuma levar os alunos a perguntarem cada vez mais e a transcenderem o conteúdo. Eles se tornam pessoas mais críticas e observadoras, pois analisam, discutem, opinam e investigam formas para resolver os problemas de seu contexto. Quanto às contribuições da pedagogia de projetos, analise as afirmativas a seguir:
I- A comunicação interpessoal leva a discussão entre sua opinião e a dos outros.
II- Na formulação e resolução de problemas é realizado o diagnóstico de situações e o desenvolvimento de estratégias para as análises e a avaliação.
III- Auxilia na síntese de ideias, experiências e informações das diversas áreas do conhecimento.
IV- A autodireção favorece as iniciativas de pesquisa, sejam elas num percurso individual ou coletivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	O planejamento, a partir da pedagogia de projetos, pode ser diário ou semanal e deve contemplar os conceitos básicos para a faixa etária e ano escolar, contemplando sempre a atualidade e a complexidade do tema de estudo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Com os projetos escolares, pretende-se estabelecer as formas de pensamento atual como problema antropológico e histórico.
PORQUE
II- Ajuda a compreender melhor a complexidade do mundo em que vivemos, planejar estratégias para abordar e pesquisar problemas que vão além da compartimentalização disciplinar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	5.
	Professor e aluno devem estar sempre buscando novas fontes de conhecimento, porque além de habilidades e competências é preciso relembrar que o conhecimento se constrói com base em pilares que possibilitam o desenvolvimento integral do ser humano. Os quatro pilares do conhecimento são fundamentais na prática pedagógica: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Com base na pedagogia de projetos, compreenderemos que há uma relação estreita entre os pilares do conhecimento. Como podemos compreender o pilar aprender a ser?
	 a)
	É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
	 b)
	A participação nos projetos desenvolve este pilar naturalmente, na medida que o projeto vai avançando, pois o desenvolvimento do projeto depende da parceria do grupo e do compromisso de cada integrante em avançar.
	 c)
	A comunicação e a resolução de conflitos são aspectos imprescindíveis para que os projetos tenham consistência teórica. As técnicas para chegar aos resultados são trabalhadas ao longo do projeto, nas ações práticas que são programadas para demonstrar a teoria na prática.
	 d)
	É o pilar mais relevante para o desenvolvimento do ser humano. A sensibilidade, o sentido ético e estético, a autonomia, o senso crítico e a imaginação são imprescindíveis para o crescimento integral da pessoa.
	6.
	Os possíveis elementos de um projeto de trabalho são: o tema ou problema, os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação, os recursos e o registro. Sobre o desenvolvimento da pedagogia de projetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Inicialmente é preciso determinar o processo de avaliação classificatória, para só depois levantar os questionamentos, definir as etapas, organizar as ações e definir os assuntos que serão pesquisados.
II- Os questionamentos geram uma avaliação classificatória que conduzirá todo trabalho, porque só é possível responder às questões a partir da pesquisa.
III- É necessário delimitar o tempo de duração e socializar todas as pesquisas e os resultados obtidos na investigação, além de estabelecer os critérios de avaliação.
IV- O registro do projeto é imprescindível para que o trabalho possa ser compartilhado com outros educadores e para que possa ser avaliado pelos autores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	Na pedagogia dos projetos, o problema ou a temática a ser investigada pode ser sugerida pelos alunos ou pelo professor. O importante é que a definição possa se pautar por dois critérios básicos: grau de relevância do problema (em termos de potencial de aprendizagem e desenvolvimento) e o nível de significação para os alunos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir::
I- Todo projeto nasce das perguntas, ou seja, das dúvidas que o grupo apresenta. Os questionamentos geram a metodologia que conduzirá todo trabalho.
PORQUE
II- Só é possível responder às questões a partir da pesquisa e do trabalho coletivo. Assim vai se construindo o fio condutor do trabalho, sem um método rígido, com aulas prontas e pensadas somente pelo professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.