Buscar

SIMULADO Uniasselvi Educação Ambiental

Prévia do material em texto

SIMULADO Educação Ambiental
1º Tentativa
Exercício 1
“Uma pedagogia centrada no ecossistema, corpo humano-meio, inserida no processo emocional, cognitivo e existencial do indivíduo, da cultura e do planeta Terra.”
O fragmento acima caracteriza a:
· Ecopedagogia
*(Sua resposta)
· Pedagogia Social
· Andragogia
· Heutagogia
Exercício 2
Marque a alternativa que melhor fala sobre ecopedagogia.
· O movimento da ecopedagogia é uma conseqüência da teoria e prática da pedagogia crítica, um corpo de práxis educacional influenciado pelo filósofo e educador Paulo Freire. A missão da ecopedagogia é desenvolver uma valorização robusta dos potenciais coletivos da humanidade e promover a justiça social em todo o mundo.
*(Sua resposta)
· O movimento da ecopedagogia é uma conseqüência da teoria e prática da pedagogia crítica, um corpo de práxis educacional influenciado pelo filósofo e educador Dermeval Saviani. A missão da ecopedagogia é desenvolver uma valorização rasa dos potenciais coletivos da humanidade e promover a justiça social em todo o local de convivência.
· O movimento da ecopedagogia é uma conseqüência da teoria e prática da pedagogia crítica, um corpo de práxis educacional influenciado pela filósofa e educadora Cecília Meireles, apoiando a  globalização competitiva onde os interesses do mercado  sobrepõem aos dos humanos. 
· O movimento da ecopedagogia é uma conseqüência da teoria e prática da pedagogia crítica, um corpo de práxis educacional influenciado pelo filósofo e educador Paulo Freire, apoiando a  globalização competitiva onde os interesses do mercado  sobrepõem aos dos humanos. 
Exercício 3
As pesquisas sobre meio ambiente podem contribuir para aperfeiçoar a compreensão da realidade ambiental local em vários aspectos, com exceção de:
· à debate e problematização na busca de alternativas e na participação nas relações da economia e da sociedade na apropriação dos recursos naturais.
*(Sua resposta)
· Avaliação das atividades agrícolas, turísticas e industriais sobre os recursos hídricos; condições de vida na cidade – transportes, saneamento básico, água potável, áreas verdes e condições do ar atmosférico.
· Gestão dos resíduos sólidos; participação dos usuários e destino dos resíduos
· Pressão populacional sobre os recursos naturais
Exercício 4
A educação ambiental emancipatória é uma importante ferramenta para as transformações na sociedade e no meio ambiente, capaz de interferir nas práticas sociais e que resulte num exercício da planetariedade. Traz questões pertinentes frente a essa postura de cuidados com as questões ambientais. Assinale V ou F para essas questões:
(  ) Repensam os acontecimentos ambientais e correlacionar com a atualidade
(  ) Formação para uma cidadania ética
(  ) Participação ativa dos sujeitos críticos
(  ) Concretizar sociedades sustentáveis
· V,V,V,V
*(Sua resposta)
· F,V,F,V
· V,F,V,F
· F,F,V,V
Exercício 5
Os temas transversais, tradicionalmente, foram esquecidos pela escola, por não se encaixarem prontamente em uma das matérias obrigatórias dos currículos. Entre eles estão questões de grande urgência social tais como, violência, degradação ambiental, sexualidade, racismo, subdesenvolvimento e direitos humanos escolares. O tratamento dos temas transversais pressupõe as seguintes orientações:
(  I  )  Promovem a interdisciplinaridade, o pensamento complexo e holístico e orientam para a integração curricular constituída a partir do diálogo entre educadores, estabelecendo as inter-relações dos conteúdos;
(  II  ) Propõem a elaboração de projetos como forma de esforço conjunto e complementar e proporcionam direção e durabilidade nas atividades pedagógicas da escola. Ao traçar objetivos e metas comuns, o grupo define de modo coerente o tipo de cidadão que pretende formar;
(   III  ) Incluem a dimensão da formação crítica e participativa, abrindo-se para a vida ao fazer a conexão dos conteúdos de ensino com problemáticas relevantes do contexto do educando;
(   IV   ) Incluem a dimensão da formação crítica e participativa, abrindo-se para a vida ao fazer a conexão dos conteúdos de ensino com problemáticas relevantes do contexto do educando;
A sequência correta das alternativas é:
· (        ) todas as alternativas;
*(Sua resposta)
· (        ) I, II e III;
· (        ) I, III e IV;
· (        ) I, II e IV;
Exercício 6
A Política Nacional de Educação Ambiental está se consolidando no Brasil, como resultado da organização em rede dos educadores ambientais na busca pela aprovação da Lei de Educação Ambiental, bem como sua regulamentação e divulgação nos mais diversos territórios e instâncias educacionais. A Educação Ambiental é assumida como: Assinale a alternativa correta.
 
· Permanente, Democrática, Interdisciplinar e Sistêmica.
 
*(Sua resposta)
· Intermitente, Democrática, Multidisciplinar e Sistemática.
 
· Intermitente, Burocrática, Interdisciplinar e Sistemática.
 
 
· Permanente, Democrática, Multidisciplinar e Sistemática.
 
 
Exercício 7
Atualmente, a EA atinge maturidade por apresentar consolidada a sua matriz conceitual e consensos quanto aos pressupostos teóricos e metodológicos da educação. No Brasil, a regulamentação da EA se efetivou com a instituição da Política Nacional do Meio Ambiente, prevista na Lei: Assinale a alternativa correta.
 
· Nº 6.938/81 de 31/08/81.
 
*(Sua resposta)
· Nº 6.939/81 de 31/09/81
 
· Nº 6.937/81 de 31/08/81.
 
· Nº 6.938/81 de 31/07/81.
 
Exercício 8
Conforme as recomendações da Conferência de Tbilisi (1977), a EA busca desenvolver novas formas de conduta a respeito do meio ambiente. Desde a sua proposição, um conjunto de objetivos foi estruturado, com a finalidade de constituir-se uma nova consciência planetária. Para atingir os objetivos propostos, Dias (2001) sugere quatro etapas a serem trabalhadas pelos educadores. A partir desse contexto sobre as  formas de conduta a respeito do meio ambiente,  associe os itens, utilizando o código a seguir:
( I ) Sensibilização.
 ( II ) Ação ambiental, participação e multiplicação.
( III ) Conhecimento e habilidades.        
( IV ) Mobilização e projeção.
(  )  Os cidadãos sensibilizados e com conhecimento do assunto constroem estratégias de organização comunitária que vão dar o direcionamento e a sustentação grupal às ações ambientais. Definem, ainda, prioridades e parcerias para ação ambiental, construindo projetos comuns de intervenção. Nesta etapa, o educando é chamado para ir além do mero domínio do assunto, o apelo pedagógico está dirigido para o desenvolvimento da criatividade, na busca de soluções para os problemas diagnosticados e na habilidade de articulação política.
(  )  Por meio de uma base teórico-conceitual, os grupos e organizações reconhecem a crise ambiental e suas consequências, compreendendo e diagnosticando o ambiente, os modos de apropriação social, suas interações e resultados na dinâmica dos ecossistemas e da biosfera. O educador faz o levantamento (participativo) dos problemas ambientais que fazem parte do contexto dos estudantes e provoca a redefinição do problema na perspectiva da práxis pedagógica (interação dialética teoria/prática).
(  )  Os diversos atores se organizam, distribuindo papéis e realizando tarefas para a concretização do projeto comunitário, participando ativamente e buscando ampliar o alcance socioambiental das ações realizadas, por meio de novos parceiros. Nesta etapa, o educando desenvolve a habilidade do fazer. Esta é a etapa mais desafiante, pois as escolas não estão habituadas à participação social e as comunidades estão desarticuladas e desmobilizadas
(  )  Implica identificar a percepção espacial e temporal dos indivíduos e da sociedade sobre o ambiente local e global, resgatando uma base ética e afetiva mínima de sustentação pessoal e grupal para o desenvolvimento de uma consciência planetária. Nesta etapa, o educador levanta quais são as representações sociais, as ideias de natureza que sustentam as práticas dos indivíduos com o meio ambiente. Além disso, estabelece as situações de ensino-aprendizagem de convivência com a natureza.Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· A sequência correta é: IV, III, II, I.
 
*(Sua resposta)
· A sequência correta é: I, III, IV, II.
 
· A sequência correta é: II, I, III, IV.
 
· A sequência correta é: III, II, I, IV.
 
Exercício 9
Algumas representações sociais de meio ambiente são categorizadas, segundo Sauvé (apud SATO, 2004), como:  Associe os itens, utilizando o código a seguir:
( I ) Natureza.
( II ) Problema.
( III )  Projeto de vida.
( IV ) Recurso.
 (   )  Devemos apreciar e respeitar.
 (   ) Água, energia, resíduos, biodiversidade.
 (   ) Contaminação, danos ambientais, irregularidades climáticas, ameaças de destruição.
 (   ) Interdependência sociedade/ meio ambiente, responsabilidade e capacidade de transformação socioambiental.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· A sequência correta é: I, IV, II, III.
 
*(Sua resposta)
· A sequência correta é: I, III, IV, II.
 
· A sequência correta é: II, I, III, IV.
 
· A sequência correta é: III, II, I, IV.
 
Exercício 10
São crescentes as incompreensões das pessoas quanto aos fenômenos ecológicos o que aumenta o desafio da pedagogia. Ela precisa dar conta da complexidade ambiental para efetivar a alfabetização ecológica (usualmente, denominada de consciência ecológica) que consiste em redefinir o olhar sobre o mundo e o modo de nele se relacionar, articulando redes de cooperação solidária que originam as comunidades de aprendizagens. Como ponto de partida para o educador se integrar nas comunidades de aprendizagem é preciso conhecer os seguintes princípios ecológicos destacados por Capra (apud GADOTTI, 2000): Associe os itens, utilizando o código a seguir:
( I ) Sustentabilidade.
( II ) Flexibilidade.
( III ) Interdependência.
( IV ) Ciclos ecológicos.
(  ) São circuitos de regeneração, autorreguláveis nas relações de trocas. A informação para fluir ciclicamente depende do intercâmbio bidirecional professor/aluno.
(  )  Os ecossistemas são interligados em uma teia de relações que se autossustentam. A sociedade é parte de um sistema que se desenvolve positivamente se estabelecidas as inter-relações entre os diferentes níveis de estruturação do conhecimento (dos pesquisadores, educadores e educandos) em que o conhecimento prático e teórico esteja em relação de coesão e complementaridade.
 (  )  Não há uma programação que se estrutura linearmente na natureza. Precisa-se de elasticidade para aceitar as adversidades e encarar os novos desafios, nem tudo pode ser previsto ou controlado.
 (  ) O padrão de uso dos recursos naturais, econômicos, culturais e sociais pode eliminar, num futuro mais ou menos próximo, as bases de sobrevivência das espécies. O gestor do processo de aprendizagem deve ter claro dos impactos que gera sobre os participantes.       
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· A sequência correta é: IV, III, II, I.
 
*(Sua resposta)
· A sequência correta é: I, III, IV, II.            
 
· A sequência correta é: II, I, III, IV.
 
· A sequência correta é: III, II, I, IV.

Continue navegando