Buscar

AP2 Racismo e Intolerância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
MÔNICA ANDRÉA CORRÊA BITTENCOURT
1008353
SOCIODIVERCIDADE, RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO SOCIAL
PROFESSORA: ERICA ARAGAO MONTEIRO
RIO DE JANEIRO, 2019
2
1- INTRUDUÇÃO
Este trabalho apresenta um dos temas polêmicos na área social sobre racismo e intolerância. 
O racismo é um crime, uma discriminação, um preconceito contra pessoas pela etnia, cor de pele diferente. Nesse caso, a lei 7716, de 1989, do Código Penal brasileiro prevê punições a quem praticar tal crime.
2- REPORTAGEM PESQUISADA E REFLEXÂO
“Na Inglaterra, time de futebol abandona partida após jogadores sofrerem atos de racismo.”
Goleiro do Haringey Borough denunciou os atos de racismo que sofreu por parte da torcida rival. Foto: James Fearn/PPAUK
Da Folha:
“Em uma fase preliminar da Copa da Inglaterra, o pequeno time de Londres Haringey Borough, que era o mandante, abandonou o jogo contra o Yeovil Town neste sábado (19), após seus integrantes serem alvo de racismo por parte da torcida adversária. (…)
À rede britânica BBC, Tom Loizou, técnico do Haringey Borough, denunciou xingamentos e agressões. O zagueiro Coby Rowe foi alvo de ofensas, enquanto o goleiro Valery Douglas Pajetat chegou a ser atingido por um cuspe e objetos atirados pela torcida.
“O abuso que meus jogadores sofreram foi nojento”, afirmou Loizou. “Eu tomei a decisão de retirar meu time de campo e não quero que o Yeovil Town seja punido por isso. Se nós formos expulsos do campeonato e eles avançarem, não haverá ressentimentos.”
À BBC, o técnico do Yeovil, Darren Sarll, disse que apoia a decisão do time adversário: “Nós, jogadores e técnicos, sofremos muitos abusos, mas ninguém deve se sentir discriminado quando vai jogar futebol. Eu faria qualquer coisa para vencer, mas há certos níveis e linhas que não se cruza. Não há como apoiar discriminação racial. (...)”
”Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que seu adversário...” (6/12/2013 – Nelson Mandela)
A citação de Nelson Mandela me diz muito claramente sobre o ser humano. Não nascemos odiando, não nascemos racistas. Quando pequenos, dando nossos primeiros passos, não escolhemos nossas amizades por raça, cor ou religião. Em pleno século XXI, o racismo ainda é forte, ele está em qualquer lugar. Na reportagem pesquisada e apresentada, o fato recente aconteceu em um jogo de futebol. Local que, só este ano, tem 14 denúncias de racismo, 12 em campo e 2 na internet. Apesar de ações dos clubes e pedidos nos estádios, ainda é forte o racismo durante as partidas de futebol. 
3- CONCLUSÃO 
Todos têm papel importante em nossa História: negros, índios e brancos. Por isso, é fundamental o respeito à história de cada um. Um respeito que deve ser aprendido desde a infância. Pais, responsáveis e educadores precisam estar conscientes da necessidade das suas contribuições para uma infância sem racismo que terá como consequência, para suas crianças, uma vida adulta também livre de racismo. Precisamos abordar esse assunto mais arduamente nas famílias e nas escolas. Devemos aprender mais sobre cidadania, humanidade, sociodiversidade. O ensinamento tem que ser árduo, pesado, constante até compreendermos que temos que ter respeito pelo próximo. Como podemos falar de justiça e igualdade se a todo o momento tem um caso de racismo? Temos que aprender a amar e respeitar ao próximo. Respeitar é um aprendizado que começa no berço. O respeito é a base para qualquer relação. Seja na família, na escola, no ambiente de trabalho é essencial que ele esteja presente. Só com esse aprendizado é que teremos, definitivamente, o racismo, o preconceito, a discriminação, abolidos da nossa sociedade.
 
4 - BIBLIOGRAFIA 
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/na-inglaterra-time-de-futebol-abandona-partida-apos-jogadores-sofrerem-atos-de-racismo/Acessado em 20/10/2019 
https://www.geledes.org.br/futebol-brasileiro-ja-tem-14-denuncias-de-racismo-em-2019/?gclid=Cj0KCQjwi7DtBRCLARIsAGCJWBqfMMjUL9zI9h_BISed_6sLDGEou6ioZ8eR-y4pSGbw9dN_CgXTjRgaAsbmEALw_wcB/Acessado em 20/10/2019
http://www.acordacultura.org.br/artigos/06122013/67-citacoes-impressionantes-por-nelson-mandela/Acessado em 20/10/2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais