Buscar

Atividade contextualizada tecnologia da informação e comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ensino significativo é aquele que vai além dos muros da instituição escolar 
Nome Completo: Francisco das Chagas Oliveira Pessoa 
Matrícula: 01315830
Curso: Letras 
A situação 1 foi a que levou em consideração a abordagem do assunto para além dos muros da escola. A seguinte característica defende esse ponto de vista: a comparação de exemplos do cotidiano em contravento com o assunto da disciplina. Houve, na verdade, uma transdisciplinaridade com o acréscimo de que aconteceu uma análise para além dos livros, haja visto que a atividade propiciou aos discentes a observação, a seleção/comparação de dados, e a análise destes. Assim, competências como solidariedade, autonomia, atividade colaborativa, senso crítico do conteúdo, senso investigativo foram trabalhados. 
Segundo a BNCC, 2018, a competência 5 diz que a compreensão da TIDC contribuem para propagar informações, produzindo o conhecimento e usando-o para solucionar os problemas. Além disso, letramento digital e inclusão digital podem ser trabalhados na tarefa proposta do professor: o letramento digital é o que Carlos (2011) diz: é o acolhimento de um conjunto de formas hábeis para se poder ler, escrever, interagir; tudo com a mediação das tecnologias da informação (computador, celular, notebook, por exemplo). Já o termo inclusão digital está embutido no que diz Hugo (2011): o termo inclusão digital possui carga valorativa pois transfere aos cidadãos a necessidade de estarem inseridos no contexto digital, quanto ao conhecimento e quanto à informação, assim como promove a produtividade de conteúdos importantes – vale lembrar que, na inclusão digital, a informação e a comunicação são trazidos à prática 
A prática docente com uso das TDIC deve conter isto: Segundo Carvalho; Santos; Oliveira; Galdino (2019) é importante o estudo e a atualização de práticas pedagógicas com avaliação de forma contínua. Com estímulo, persistência, correção das necessidades dos professores e elogiando o seu esforço, será uma boa metodologia para promover as tecnologias digitais na sala. 
Para concluir, o modelo atual de ensino propõe que o educador desenvolva no aluno as seguintes competências: criticidade, investigação, reflexão, análise/coleta de dados, resolução do problema. Nesse sentido, pode-se haver um amálgama das variadas tendências pedagógicas, com a intermediação das tecnologias. Assim, a aprendizagem significativa será garantida no contexto escolar, pois estar-se-á levando a realidade para dentro da sala de aula. 
CARVALHO, L. A.; SANTOS, S. F.; OLIVEIRA, L. F. P.; GALDINO, M. E. R. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) e a sala de aula. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.9, n.26 , p. 32-51, 2019. 
CONHECIMENTO além dos muros da escola. Colégio Marupiara, 2017. Disponivel em: <http://www.marupiara.com.br/conhecimento-alem-dos-muros-da-escola/>. Acesso em: 31 outubro 2020. TEMAS ATUAIS. Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática.
GONÇALVES, V. H. P. Inclusão digital como direito fundamental. Dissertação em mestrado. ed. São Paulo: [s.n.], 2011. 137 p. Disponivel em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-30102012-092412/publico/VICTOR_HUGO_PEREIRA_GONCALVES_dissertacao_USP.pdf>. Acesso em: 30 outubro 2020.
XAVIER, A. C. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y, 9, 2011. Disponivel em: <http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748>. Acesso em: 04 outubro 2020.

Outros materiais