Buscar

avaliação II História do Brasil Republicano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Raely da Cruz Sampaio (1360559)
	
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656917) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25064233
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O que são movimentos sociais? O conceito de movimentos sociais apresenta diferentes significados, isso vai depender do contexto histórico em que foi produzido. De acordo com a pesquisa de Goss e Prudêncio (2004), até as primeiras décadas do século XX, a definição de movimentos sociais contemplava apenas a organização e as ações dos trabalhadores em sindicatos. Com o esgotamento do modelo da macro-história e das explicações globalizantes ou reducionistas, ocorreram questionamentos sobre o conceito e não há consenso entre os pesquisadores. Na concepção das pesquisadoras, "movimentos sociais é ao mesmo tempo um conceito e um objeto de pesquisa [...]" e seu emprego representa ações coletivas. Entre os anos de 1930 e 1964, pode-se observar que a população brasileira se engajou em diversos e importantes movimentos sociais. Sobre os movimentos sociais de direita no período populista, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOSS, Karine Pereira; PRUDENCIO, Kelly Prudencio. O conceito de movimentos sociais revisitado. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC v. 2, n. 1 (2), janeiro-julho 2004, p. 75-91.
	 a)
	Outro importante movimento social ligado ao pensamento de esquerda, muito atuante e contrário à instalação da ditadura militar foi a Tradição, Família e Propriedade, conhecida pela sigla TFP.
	 b)
	Por direita se compreende a ação de grupos políticos que buscavam uma profunda e rápida transformação social, simbolizados pela cor vermelha. O movimento era influenciado pelo intelectual católico Jackson de Figueiredo, fundador do Centro D. Vidal, instituto do pensamento cristão brasileiro.
	 c)
	Por direita se compreendia, ao longo do século XX, grupos sociais que visavam manter a estrutura social já existente, apesar de suas incoerências ou injustiças. Os principais grupos conservadores que atuaram no Brasil ao longo do século XX (mais notadamente a Sociedade Brasileira em Defesa da Tradição Família e Propriedade e a Ação Integralista Brasileira) eram influenciados pelo pensamento católico conservador.
	 d)
	O principal líder do movimento comunista no Brasil foi Plínio Salgado, o intelectual era um escritor modernista e escreveu vários livros nos quais apontava a ideia de um Homem Integral. Tal conceito era baseado em uma visão conservadora católica e corporativa da sociedade.
	2.
	Alguns assuntos de cunho econômico tratados durante o Brasil republicano tiveram forte interferência de investimentos do capital externo, movimento este iniciado e articulado no governo JK. Dentre todas as realizações ocorridas no governo de Juscelino, a chegada de empresas multinacionais no país teve o maior destaque. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política adotada durante o governo JK agradava tanto os setores nacionalistas, que priorizavam o desenvolvimento industrial, quanto os liberais, que queriam a integração do desenvolvimento com o capital estrangeiro.
(    ) Entre as cidades brasileiras, São Paulo foi a que mais obteve benefícios com a instalação de um parque industrial automotivo, firmando-se, assim, como um centro econômico brasileiro.
(    ) A edificação da nova capital brasileira e outras grandes obras estruturais organizadas pelo governo JK, como aquisição do porta-aviões Minas Gerais, elevaram subitamente o potencial econômico do Brasil.
(    ) Uma das últimas ações mediadas durante o governo JK encontra-se a decretação da moratória, negando o pagamento da dívida externa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	Com o golpe de Estado de 1930, chegou ao fim a República Velha, dando início a um período de profundas transformações de ordem política, econômica, social e cultural. Muitos pesquisadores do campo das ciências humanas se debruçaram sobre esse evento para compreender os seus significados, suas causas e consequências para o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Além disso, diferentes conceitos, dentre os quais citamos o populismo, o trabalhismo e o nacional-desenvolvimentismo, circularam no Brasil e foram amplamente difundidos por cientistas políticos, tendo como fim aprofundar os estudos entre 1930 e 1964. Sobre o conceito do populismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O populismo foi um sistema de governo que surgiu na América Latina no século XIX e amparou teoricamente os sistemas de governo daquele contexto histórico. No Brasil, os populistas que governaram o país entre os séculos XIX e XX centralizaram o poder de forma absoluta, relegando a segundo plano os poderes legislativo e judiciário. Além disso, desconsideraram a participação dos diferentes segmentos sociais no governo, inclusive da bancada ruralista.
	 b)
	O populismo foi um conceito político amplamente difundido no Brasil e se refere à forma de governo e a relação estabelecida entre governantes e governados entre os anos de 1930 e 1964. De acordo com estudiosos do tema, nesta forma de governo o líder populista apela à simpatia do povo, em particular à população pobre, para construir o seu poder.
	 c)
	No período entre 1930 e 1960, o Brasil presenciou um governo comandado por pessoas com alto poder aquisitivo indicadas politicamente por latifundiários do Sudeste. Esse governo foi denominado populista, pois ofertava benefícios à população pobre não como políticas públicas, mas, de forma caritativa. Inclusive era uma prática comum entre "as primeiras damas" a distribuição de cestas básicas para a adesão popular, com o propósito de fortalecer o poder político dos seus maridos, ou seja, dos presidentes.
	 d)
	O populismo é uma vertente política que surgiu na Inglaterra no século XVII, no contexto da Revolução Industrial e durante a consolidação do capitalismo industrial. O termo também se relaciona à ascensão da burguesia, haja vista que, no governo populista, o governante recebe o apoio político incondicional deste segmento com o intuito de explorar as classes menos favorecidas.
	4.
	"Amanhã vou precisar de toda a minha força e toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais que a minha própria vida. E por isso, me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos..."(Olga Benário). Lemos um trecho da última carta de Olga escrita ao marido Luiz Carlos Prestes e a filha, no campo de concentração de Ravensbrück, antes de ser conduzida à morte em câmara de gás em abril de 1942. Com relação à motivação que levou Getúlio Vargas a prender e deportar Olga Benário Prestes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ilcp.org.br/prestes/index.php?option=com_content&view=article&id=93:ultima-carta-de-olga-benario&catid=29:sobre-olga&Itemid=158. Acesso em: 3 set. 2018.
	 a)
	O motivo da prisão de Olga pelo governo Vargas se deu exclusivamente por ser judia. Inclusive, foi uma prática comum durante a Campanha de Nacionalização do Estado Novo a deportação de todos os judeus que viviam no Brasil, com o objetivo de repatriá-los na Alemanha, haja vista que era a pátria de origem desses povos.
	 b)
	Olga Benário era uma agente da Internacional Comunista que participou com Prestes e outros membros do Exército Brasileiro de um conjunto de levantes de caráter revolucionário entre os anos de 1935 e 1936 contra o governo de Getúlio Vargas. Após a sua prisão, Vargas permitiu que fosse deportada para a Alemanha nazista e, por ser judia, foi morta num campo de concentração.
	 c)
	Os campos de concentração brasileiros,
onde imigrantes foram presos, representaram mais um dos inúmeros mecanismos repressivos do governo estado-novista, legitimado pelo estado de guerra na Europa. Por ser comunista e judia e participar da Intentona Comunista, Olga foi presa no Presídio Político Oscar Schneider em Joinville-SC, onde acabou morrendo durante o parto de sua filha, Anita Leocádia Prestes.
	 d)
	Olga e Prestes participaram de uma rebelião chamada Tenentismo que era um movimento contra o sistema de governo oligárquico que dominava a política brasileira. Seu marido, Júlio Prestes já nutria rancor contra Vargas, pois foi impedido de exercer o cargo de presidente após o golpe de 1930 e foi deportado para a Alemanha, onde conheceu Olga.
	5.
	No século passado, o movimento estudantil foi muito atuante e ocupou espaço no cenário político da América Latina. A trajetória dos estudantes no Brasil foi marcante, principalmente nos fóruns e debates relacionados à Educação Básica e modelos de universidade. Os diversos grupos organizados representavam uma pluralidade de expressões. Pode-se observar um caráter mais institucionalizado do movimento estudantil brasileiro, nas primeiras décadas do século XX. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Marcos Ribeiro Mesquita. Movimento estudantil brasileiro: Práticas militantes na ótica dos Novos Movimentos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais, 66 ' 2003, 117-149. Disponível em: <https://rccs.revues.org/1151>. Acesso em: 7 jul. 2017.
	 a)
	Os estudantes brasileiros tradicionalmente participaram das principais causas políticas que envolveram o Brasil desde o final da monarquia. Entretanto, organizaram-se como movimento social apenas no final da década de 1980, ao findar o regime militar.
	 b)
	O movimento estudantil se organizou como movimento social no período Getulista, sendo fundadas as duas principais instituições de representação política estudantil: UNE - União Nacional dos Estudantes - e a UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
	 c)
	A UNE - União Nacional dos Estudantes - foi o primeiro movimento social a se organizar no Brasil enquanto instituição de representação estudantil e até o tempo presente, pauta-se nos ideais integralistas de Plínio Salgado.
	 d)
	Os estudantes universitários sempre foram atuantes no cenário político brasileiro e nos debates referentes à Educação no Brasil. Entretanto, o fator determinante para se organizarem enquanto instituição de representação estudantil foi para se pronunciarem contra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O clamor dos estudantes era contra o alistamento militar obrigatório.
	6.
	De acordo com Oliveira (2010), o período em que Oswaldo Aranha foi embaixador de Washington (1934-1938) e esteve à frente nas relações exteriores (1938-1944), contribuiu para o estreitamento e aprofundamento das relações políticas, comerciais e culturais entre o Brasil e Estados Unidos. O papel desempenhado por Aranha foi importante para a política exterior e para o alinhamento entre os dois países num momento histórico marcado por crises. Ocorre que, na década de 1930, não apenas o Brasil inaugurou profundas transformações nas estruturas sociais e econômicas do Estado. Dizemos isto porque o cenário internacional foi marcado pela ascensão dos regimes totalitários, a crise de 1929 e "o fim do liberalismo clássico" que teve como consequência a estruturação de um novo arranjo de poder nas relações internacionais. Sobre as relações internacionais do Brasil no período nacional-desenvolvimentista, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil, por ordem geográfica e histórica, pertencia à esfera de influência imperialista da Rússia, país que emergiu como grande potência mundial após a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Desde o final dessa guerra, o Brasil viu sua economia se tornar cada vez mais dependente da Rússia.
II- Até a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, as trocas comerciais entre o Brasil e a Alemanha eram intensas. No final de 1930, a Alemanha de Hitler alcançou o posto de principal parceiro comercial do Brasil. Entretanto, este quadro se alterou devido ao trabalho desenvolvido por Oswaldo de Aranha como ministro das Relações Exteriores de 1937-1944 e o alinhamento definitivo entre o Brasil e Estados Unidos após o bombardeio japonês à base americana de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico em 1941.  
III- O evento que motivou a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi o torpedeamento de navios mercantes por submarinos alemães. A ação considerada um ato de manifesta covardia, foi um "estopim" para uma manifestação de estudantes nas ruas, exigindo a participação brasileira. Assim, o Brasil passou a fazer parte dos exércitos aliados. Entretanto, na época, algumas pessoas afirmavam que os EUA tinham obrigado o Brasil a participar da guerra, sendo que não teriam sido submarinos alemães, mas, sim, americanos que teriam atingido as embarcações brasileiras. Entretanto, tal hipótese jamais foi comprovada.
IV- Segundo historiadores, a barganha comercial, visando industrializar o país, foi a pauta de negociação do Brasil na Guerra. Os estadunidenses tinham interesses em instalar bases militares no Nordeste brasileiro. A cidade de Natal/RN teve uma das principais bases aéreas estadunidenses em todo o mundo. Estes quartéis foram criados por ser o Nordeste um ponto estratégico, visando derrotar as tropas do Eixo que se encontravam no Norte da África.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Jônatan Coutinho da Silva de. Oswaldo Aranha e a política externa de Getúlio Vargas (1934-1944). XIV Encontro Regional da ANPUH -RIO. Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro, 19 a 23 de julho de 2010. Disponível em: <http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276654160_ARQUIVO_artigoanpuh.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.
SERPONE, Fernando. Alemanha de Hitler foi principal parceira do Brasil de Getúlio. Último Segundo - Revolução de 30. 13 set. 2010. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/revolucao1930/alemanha-de-hitler-foi-principal-parceira-do-brasil-de-getulio/n1237772842065.html>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	Em setembro de 1929 "O Jornal" trazia as principais propostas da campanha eleitoral do candidato à presidência da República Getúlio Vargas, representante da coligação nacional chamada Aliança Liberal. De acordo com Matos (2008), as principais propostas da Aliança Liberal eram as seguintes: 1- A pacificação geral dos espíritos pela Anistia; 2- A verdade eleitoral pelo voto consciente e livre; 3- A Reforma efetiva dos processos políticos vigorantes no país, a salvaguarda das questões fundamentais inerentes ao livre exercício da soberania nacional. Segundo a autora, o texto do jornal não representava apenas uma proposta eleitoral, mas também uma crítica ao sistema político vigente. Observe que a segunda proposta de campanha propõe uma mudança no sistema eleitoral. Sobre os motivos que levaram a Aliança Liberal de Getúlio Vargas a propor o voto livre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a proclamação da República e a Constituição de 1891, ocorreram profundas mudanças no sistema eleitoral, haja vista que houve a universalização do voto direto e desta forma, uma maior participação popular. Getúlio Vargas tinha como proposta o voto aberto, ou seja, que todos tivessem o direito de se manifestar "abertamente e livremente" sobre o processo eleitoral e sobre o seu voto.
(    ) O sistema de governo e a nova forma de governo no Brasil Republicano trouxeram mudanças de ordem política, econômica, social, cultural, religiosa. Contudo, com relação ao sistema eleitoral pouca coisa mudou, pois com a Constituição de 1981 o direito ao voto não foi ampliado, pelo contrário. Dizemos isso porque excluía os analfabetos.
(    ) No contexto do século
XIX estima-se que 90% dos brasileiros eram analfabetos, sendo assim, de acordo com a Constituição de 1981, eram excluídos do processo eleitoral. Além disso, apenas os homens alfabetizados tinham direito de escolher os seus representantes.
(    ) A Aliança Liberal do candidato Getúlio Vargas apresentou como proposta de campanha o "voto consciente e livre" com objetivo de por fim ao poder oligárquico e ao voto de cabresto através da implantação do voto livre e secreto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MATOS, Júlia Silveira. A Revolução de 1930, os intelectuais e as críticas ao personalismo: heranças da tradição do pensamento político brasileiro. Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP - USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/889/A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20de%201930%2C%20os%20intelectuais%20e%20as%20cr%C3%ADticas%20ao%20personalismo%20heran%C3%A7as%20da%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20do%20pensamento%20pol%C3%ADtico%20brasileiro.pdf?sequence=1. Acesso em: 30 ago. 2018.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	A respeito da polarização das forças políticas do chamado entre guerras (1918 a 1939), Boris Fausto (2012) destaca que no Brasil, neste período uma série de greves explodiram nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém e no Rio Grande do Norte, destacando-se as paralisações no setor de serviços: transportes, comunicações, bancos. Além disso, as campanhas contra o fascismo ganharam ímpeto, culminando com o violento choque entre antifascistas e integralistas em São Paulo, em outubro de 1934. Com relação aos movimentos políticos brasileiros no período entre guerras e suas principais características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As bases políticas da Aliança Nacional Libertadora eram as elites e os militares.
(    ) A Ação Integralista Brasileira defendia a constituição de um governo popular nacional.
(    ) Para os integrantes da Aliança Nacional Libertadora, o Estado deveria ser democrático, nacionalista, corporativista, liberal e anticomunista.
(    ) Ação Integralista Brasileira preservava a luta contra o imperialismo e o não pagamento da dívida externa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Na imagem anexa, podemos contemplar Carmem Miranda, uma das principais atrizes e cantoras do rádio brasileiro entre os anos 1930 e 1940. Sua popularidade era enorme, sendo uma das divas do rádio brasileiro na denominada época de ouro.  Na figura em análise, temos o cartaz do filme Banana da Terra. Com relação a esta estrela do rádio nacional, analise as sentenças a seguir:
I- Carmem Miranda esteve presente no cinema norte-americano, sendo uma das estrelas na Calçada da Fama de Hollywood.
II- Carmem Miranda tem uma importância relativa nas artes brasileiras, em especial na denominada cultura de massa, pois não teve grande popularidade entre a elite brasileira.
III- Carmem Miranda teve sua arte profundamente vinculada à política externa do presidente João Goulart, tendo sido considerada a "Rainha das Reformas de Base".
IV- A ida de Carmem Miranda para os Estados Unidos estava vinculada à denominada política de Boa Vizinhança dos Estados Unidos da América na época da Segunda Guerra Mundial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.cineplayers.com/img/cartazes/23814_poster.jpg>. Acesso em: 10 maio 2017.
	
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	O segundo período no qual Getúlio Vargas ocupou o posto de Presidente da República brasileira, na primeira metade dos anos 1950, pode ser classificado como turbulento, do ponto de vista político, devido a muitos movimentos sociais e políticos, além de alterações no panorama econômico, que se relacionaram com a figura política do getulismo. Com relação ao segundo governo Vargas, analise as opções a seguir:
I- A campanha O petróleo é nosso.
II- A oposição do jornalista Carlos Lacerda.
III- O movimento sufragista
IV- A campanha Diretas Já.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais