Buscar

QUESTIONÁRIO I DIDÁTICA FAVENI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – DIDÁTICA
A Didática é uma disciplina de caráter pedagógico, voltada para o ensino. De acordo com Veiga, quais são os quatro elementos que estão presentes no processo didático?
· Ensinar, corrigir, estudar e avaliação;
· Ensinar, aprender, pesquisa e avaliação;
· Avaliação, aprender, estudar e ensinar;
· Transformar, educar, ensinar e corrigir.
Julgue em V ou F e assinale a alternativa correta:
(     ) Só os seres humanos são educáveis, porque só eles adquirem as noções e comportamentos que os caracterizam por aprendizagem.
(     ) A educação primitiva, tal como a educação moderna, incidia sobre o ‘educar’, o ‘como’, o ‘porque’ e o ‘estar’.
(     ) Durante a Idade Média, a educação intelectual restringe-se ao clero, a única classe que dela carecia, devido às suas funções de direção espiritual da Cristandade.
· V, V, F.
· F, V, V.
· V, F, V.
· F, F, F.
Na Abordagem Sociocultural o professor é:
· O educador que seleciona, organiza e aplica um conjunto de meios que garantam a eficiência e eficácia do ensino.
· O educador que direciona e conduz o processo de ensino aprendizagem. A relação entre professor e aluno deve ser horizontal, ambos se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.
· O facilitador da aprendizagem.
· Quem deve criar situações desafiadoras e desequilibradoras, por meio da orientação. Deve estabelecer condições de reciprocidade e cooperação ao mesmo tempo moral e racional.
Relacione a primeira coluna com a segunda e marque a alternativa correta:
(1) Professor culto
(2) Professor técnico
(3) Professor prático-reflexivo
(4) Professor Ator social
(  )Aquele que aderiu ao saber-fazer técnico
(  ) Aquele engajado na definição do projeto da escola e de sua gestão.
(  ) Aquele que constrói um saber pela reflexão da experiência, tornando-se um pesquisador
(  ) Aquele que domina os saberes
· 1, 3, 4, 2;
· 2, 4, 3, 1;
· 4, 1, 2, 3;
· 3, 2, 1, 4.
Marque a alternativa Incorreta:
· A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se deem conta dessa influência.
· Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
· A tendência liberal tecnicista não subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos financeiros" (arrecadação de verbas para a indústria). A sociedade industrial e tecnológica estabelece (cientificamente) as metas econômicas, sociais e políticas, a educação treina (também cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas.
· A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
Qual o papel da escola na Tendência Liberal tradicional?
· Papel da escola - A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante.
· Papel da escola - A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento.
· Papel da escola – Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal ás solicitações do ambiente.
· Papel da escola - Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
Marque a alternativa correta quanto ao conteúdo de ensino na Tendência Progressista Libertária:
· Conteúdos de ensino – A ênfase que esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
· Conteúdos de ensino - São as informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. É matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável; os conteúdos decorrem, assim, da ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.
· Conteúdos de ensino - Denominados “temas geradores", são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos tradicionais são recusados porque cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.
· Conteúdos de ensino - As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um instrumento a mais, porque importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, especialmente a vivência de mecanismos de participação crítica. "Conhecimento" aqui não é a investigação cognitiva do real, para extrair dele um sistema de representações mentais, mas a descoberta de respostas as necessidades e às exigências da vida social.
A tendência liberal se divide em quatro partes. Marque a alternativa que se caracteriza pela tendência renovada:
· Caracteriza por acentuar o ensino humanístico em que o aluno é levado a atingir suas próprias realizações de acordo com seus próprios esforços.
· Caracteriza por acentuar a cultura como o desenvolvimento das aptidões individuais.
· Caracteriza pelo desenvolvimento da personalidade do aluno, com o seu autoconhecimento e realização pessoal.
· Caracteriza subordinar a educação à sociedade e enfatizar a profissionalização e modelar o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista.
As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma crítica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Marque a alternativa que caracteriza a tendência progressista libertadora:
· Mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire. O papel da educação é de conscientizar para poder transformar a realidade, assim os conteúdos são retirados da prática social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar.
· Agrupa os defensores da autogestão pedagógica. Nela a escola propicia práticas mais democráticas, pois acredita que a consciência políticaresulta em conquistas sociais. Os conteúdossão enfatizados pelas lutas sociais e a metodologia fica relacionada com a experiência e vivência em grupo. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.
· Acentua a prioridade dos conteúdos no confronto com as realidades sociais. A escola tem a função de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
· Caracteriza subordinar a educação à sociedade e enfatizar a profissionalização e modelar o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
Embora professor e aluno sejam diferentes e desiguais, o docente deve se pôr a serviço do discente, sem imposições de ideias e concepções, transformando o aluno em sujeito de sua própria aprendizagem, sendo um professor estimulador, orientador e um catalisador no meio dos educandos, promovendo situações de reflexão em comum. No que se refere a relação professor/aluno, a tendência pedagógica que considera os alunos livres no seu pensar e agir, frente ao do professor, que deve ter uma postura empática, exercendo a função de “conselheiro” e, em outras vezes, de instrutor-monitor à disposição do grupo é a:
· Liberal tecnicista.
· Progressista crítico-social dos conteúdos.
· Progressista libertária.
· Liberal renovada não-diretiva.

Outros materiais