Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA METEOROLOGIA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS
CURSO: CIÊNCIA AERONÁUTICAS
DISCIPLINA: METEOROLOGIA APLICADA
PROFESSOR: ANDRE LUIS
ALUNO: VINÍCIUS DE ALMEIDA ROCHA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
1- No Brasil, o principal órgão responsável pela meteorologia do país é o DECEA, que 
junto com outros órgãos como o CNMA(centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica), REM (rede de estações meteorológicas) que dentro da rede existe subdivisões como a SEM, EMA, e ERM, e RCM(rede de Centros Meteorológicos) que dentro da rede se divide em CMV, CMA e CMM, constituindo o SISCEAB. As divulgações desses resultados são feitos através do REDEMET que é um sistema meteorológico em tempo real de extrema importância para os pilotos e tripulação, podendo ser acessado por qualquer pessoa.
2- Em caso de dúvidas, o despachante deve obter as informações necessárias com o CMA-1 ou o CMV de destino, existe um sistema de atendimento chamado HELPMET que possibilita o contato com o CMA-1 responsável pela áerea e que tem como o objetivo tirar dúvidas a respeito da utilização do REDEMET e das condições meteorológicas para o planejamento do voo.
3- Durante todo o processo de voo (taxiamento, decolagem, rota e pouso) poderão acontecer fenômenos que interfiram na autonomia do voo, são eles: Windshear, tempestade, precipitação, altitude Barometrica, gelo, turbulência, teto/visibilidade, vento e cinzas vulcânicas. 
4- http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/pr_lab_25_02_12.pdf
Relatório do CENIPA onde constata o acidente de uma aeronave devido a condições meteorológicas adversas e desfavoráveis ao voo visual, existia a presença de neblina e chuva o que afetou a visibilidade do piloto.
5- Centro de alta pressão é representada pela letra H que na carta da atividade indica que será alta pressão no caso 1024 hectopascal e baixa pressão representada pela letra L será no valor de 1004 hectopascal.
6- No aeródromo de partida existe antena e torre de alta tensão próxima a região com sinalização precária, diferentes elevações, sendo necessário a utilização do erro combinado e no aeródromo de destino há edificações e mastro próximo a região fazendo necessário o uso do mesmo. Para a mitigação de possíveis problemas, uma das formas de prevenir é manter sempre atualizado as informações ao longo da rota através do VOLMET.
7- Uma aeronave mantendo o FL do plano de voo repetitivo nas condições da carta, irá acarretar em um maior consumo de combustível, podendo comprometer a autonomia do voo, poderá gerar um maior tempo gasto e poderá acarretar na busca de uma outra alternativa para pouso devido as condições meteorológicas adversas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4332
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3925
https://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=2298&tipo=alt

Continue navegando