Buscar

AV2 Curriculos,programas e projetos

Prévia do material em texto

29592 . 7 - Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos - 20202.B
AV2 - 2B
AV2 - 2B
Nota finalÚltima tentativa com nota
3,6/6
Tentativa 1Enviado: 21/11/20 16:45 (BRT)
3,6/6
1. Pergunta 1
/0,6
Preencha a lacuna:
A partir da _______, a noção de competência no Brasil se intensifica incentivando as escolas a formarem pessoas completas, ou seja, além de preparação para o mercado de trabalho, que tenham habilidades diversas para construir uma sociedade melhor.
Agora, marque a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Constituição Federal de 1988.
2. 
LDB 9394/96.
Resposta correta
3. Incorreta: 
Diretriz Curricular Nacional.
4. 
LDB 5692/71.
5. 
Base Nacional Comum Curricular.
2. Pergunta 2
/0,6
Preencha as lacunas:
O ensino por competência busca________, colocando de lado as referências da vida cotidiana, e ___________ a necessidade de transpor o conhecimento em situações do dia a dia.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O ensino pelo ensino; desprezar;
2. 
Evitar aprender por aprender; vivenciar;
3. 
Evitar o ensino pelo ensino; enfatizar;
Resposta correta
4. 
Valorizar o aprender por aprender; não considerar;
5. 
Valorizar o ensino pelo ensino; não considerar;
3. Pergunta 3
/0,6
É necessário conhecer as concepções sobre currículo, de acordo com os diferentes autores e teorias. Para Moreira (1997), dois aspectos se destacam. Assinale qual (ais) é (são) tal (ais) aspecto(s):
I - Conhecimento Escolar – o currículo refere-se ao conhecimento transmitido pela escola de maneira pedagógica e didática;
II – Conhecimento Escolar – o currículo se refere a bagagem cultural do aluno;
III – Experiência de Aprendizagem- o currículo é focado nas experiências individuais, preocupando-se com as atividades dos alunos;
IV – Experiência de Aprendizagem- trata-se de um conjunto de disciplinas que deverão ser aplicadas aos alunos.
Considera-se correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV;
2. 
II e III;
3. 
I e III;
Resposta correta
4. 
I, II e III;
5. 
I e IV.
4. Pergunta 4
/0,6
Os currículos estabelecem os itinerários, que podem ser constituídos de várias formas. A Resolução nº 06/2012 apresenta a possibilidade de flexibilização do currículo, em especial para o Ensino Médio. Dentre elas, temos:
I – A organização curricular do Ensino Médio deve oferecer tempos e espaços próprios para estudos e atividades que permitam itinerários formativos opcionais diversificados;
II – Os sistemas de ensino devem seguir exclusivamente a legislação e a normatização nacional, atendendo, prioritariamente, às necessidades educacionais dos estudantes;
III – Fomentar alternativas de diversificação e flexibilização pelas unidades escolares, de formatos, componentes curriculares ou formas de estudo e de atividades;
IV – Estimular a construção de itinerários formativos que atendam às características, interesses e necessidades dos estudantes e às demandas do meio social.
Estão corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
I, III e IV.
Resposta correta
3. 
I e IV.
4. 
I, II e III.
5. 
I e II.
5. Pergunta 5
/0,6
O regimento interno é o documento que define a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição. Assinale V ou F para o que nele está contemplado(a):
(  ) O calendário, as normas para matrícula, cancelamento e transferência;
(   ) A organização administrativa e técnico-pedagógica (direção, corpo docente e discente, secretaria, serviços auxiliares, corpo técnico-pedagógico);
(  ) Estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
(  ) O Projeto Político Pedagógico da escola.
A alternativa correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
V, V, V, V.
2. 
V, V, V, F.
3. 
V, V, F, F.
Resposta correta
4. 
V, F, V, F.
5. 
F, F, V, V.
6. Pergunta 6
/0,6
O currículo envolve uma proposta de orientação e organização do caminho a ser seguido na escolarização, envolvendo conteúdos, atividades a serem realizadas e competências a serem desenvolvidas. No ambiente escolar, convivemos com três tipos de currículos: o formal, o real, e o oculto. Marque 1 para as características do currículo real e 2 para as do currículo oculto:
(  ) É trabalhado de forma não planejada, porém pode ser usado para reforçar conteúdos e reflexões de forma intencional;
( ) Não é prescrito, não aparece no planejamento, mas é um fator importante na aprendizagem;
( ) Constitui-se pela prática do ensino do professor e o que está sendo aprendido pelo aluno em sala de aula;
(  ) De acordo com a concepção dos professores, pode-se mudar estratégias, objetivando uma melhor aprendizagem;
A sequência correta de resposta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 2, 1.
2. 
2, 1, 2, 2.
3. 
1, 1, 2, 2.
Resposta correta
4. 
1, 2, 1, 2.
5. Incorreta: 
2, 2, 1, 1.
7. Pergunta 7
/0,6
O currículo pode ter formatos diferentes e vários tipos de organizações. Dessa forma, marque a alternativa que retrata de forma incorreta as características destas organizações quanto ao Currículo coleção ou linear.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tem como referência organizativa a disciplina.
2. Incorreta: 
Em geral, apresenta a realidade em fragmentos, como se fosse uma enciclopédia, dando ênfase ao conhecimento acadêmico e à memorização.
3. 
Orienta-se pela reprodução do conhecimento como produto já pronto e acabado, pronto para ser consumido.
4. 
As disciplinas são apresentadas de forma a atender os princípios construtivistas.
Resposta correta
5. 
Lembra uma linha de montagem.
8. Pergunta 8
/0,6
Em um ensino norteado por um currículo por competências, o comprometimento do professor é maior, pois ele, assim como o aluno, terá de participar de um trabalho coletivo de elaboração do projeto e construção de soluções para o problema em questão e, junto com a classe, vai adquirir novos saberes e novas competências. Segundo um determinado pesquisador, o professor deve trabalhar por problemas e projetos, bem como cabe a ele propor tarefas complexas e desafios que despertem a curiosidade e a vontade dos alunos de mobilizar seus conhecimentos. Ele chama de pedagogia ativa, e, para implementá-la, os professores precisam repensar a profissão. Também é sua a definição de competência como a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar diversas situações. Estamos nos referindo a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Bencini.
2. 
Gentile.
3. 
Shulman.
4. 
Perrenoud.
Resposta correta
5. 
Piaget.
9. Pergunta 9
/0,6
Desde que a educação ganhou espaço próprio houve a necessidade de se definirem conteúdos para organizar os espaços de ensino. Nos séculos XIX e XX, alguns eventos e alguns estudiosos surgiram no cenário norte-americano. Analise as assertivas a seguir e verifique quais estão corretas sobre esse período.
I. Franklin Bobbitt (1876-1956), engenheiro norte-americano introduziu a organização do trabalho na empresa baseando-se nas ideias da divisão de tarefas e de padronização.
II. A partir de 1930 as teorias críticas de currículo questionaram as teorias tradicionais.
III. John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo, defendia uma visão educacional progressista. As experiências e os interesses das crianças e dos jovens deviam ser levados em conta na elaboração dos currículos, que deveriam seguir princípios democráticos.
IV. As ideias de Frederick Taylor, educador americano, estão no livro O currículo (The curriculum), lançado em 1918.
V. A crescente industrialização dos Estados Unidos, nos últimos 100 anos, estimulou o crescimento dos centros urbanos e a imigração. As elites norte-americanas, então, passaram a se preocupar com o aumento da influência deles nos costumes e padrões culturais do país. A escola foi, então, escolhida para preservar a cultura daquele país, além de ser também responsável pela formação de pessoas para o mercado de trabalho.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
2. 
Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V.
3. 
Estão corretas as afirmativas I, II, IV e V.
4. 
Estão corretas as afirmativas II, III e V
5. 
Estão corretas as afirmativas III e V.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0,6A chamada pedagogia tradicional dominou o sistema educacional brasileiro até o início do século XX, mas não é difícil identificar essa tendência ainda nos dias atuais, como na realização de vestibulares e concursos.
Sendo assim, assinale a alternativa que cita de forma incorreta a característica desta pedagogia.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Conteúdos – separados da realidade do aluno, cumulativos, enciclopédicos.
2. 
Aluno – o aluno é ativo e receptivo, devendo obedecer sem questionar. Precisa assimilar os conteúdos apresentados.
Resposta correta
3. 
Metodologia – método expositivo, repetição e memorização dos conteúdos. As matérias são tratadas de forma desvinculada das demais disciplinas.
4. 
Professor – o professor é o centro do processo, que é baseado em sua autoridade. Utiliza-se da disciplina, da atenção e do silêncio. Transmite o conteúdo pronto e acabado para os alunos, constituindo-se o dono da verdade.
5. 
Escola – ambiente físico austero e cerimonioso, onde a disciplina é rígida. Tem como função preparar intelectual e moralmente o aluno, por meio da transmissão do conhecimento, sendo apresentada como o único local em que isso ocorre.

Continue navegando