Buscar

Entrega de tarefa

Prévia do material em texto

Entrega de tarefa: exercícios finais da aula 3
1. Relacione as partes que compõem uma folha completa.
As folhas podem ser formadas por 4 partes 
Limbo: Parte laminar e bi lateral
Pecíolo: Haste sustentadora do limbo
Estípula: Cada um dos apêndices geralmente laminares e em numero de dois, que se forma de cada lado da base foliar
Bainha: A parte basilar e alargada da folha que abraça o caule
Isso quer dizer que, embora existam 4 partes, nem todas as folhas apresentam a mesma estrutura: Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita.
2. Diferencie folha séssil de folha peciolada.
Peciolada: presença de pecíolo; Peltada: o pecíolo encontra-se preso ao meio da lâmina foliar; 
Séssil: ausência de pecíolo e a lâmina prende-se diretamente ao caule.
3. Defina folíolo e bainha.
Folíolos ou pínulas são subdivisões das folhas das plantas vasculares. São normalmente estruturas de aspecto foliáceo, ligadas por pecíolos à raque.
Bainha à parte da folha das plantas vasculares em que esta se prende ao caule. Em muitas monocotiledóneas, como as gramíneas (capim), a bainha envolve não só o caule, mas também as folhas mais jovens
4. Diferencie uma monocotiledônea de uma eudicotiledônea através de sua morfologia.
As monocotiledôneas representa aproximadamente 2% de todas as espécies de angiospermas já descritas. As monocotiledôneas são representadas por plantas cujas sementes possuem apenas um cotilédone com reservas nutritivas para o embrião.
Em geral, as monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas com bainha bem desenvolvida, flores trímeras (com 3 peças florais em cada verticilo ou múltiplos de 3), raízes cabeleiras (também chamadas de fasciculadas, onde não é possível identificar uma raiz principal) e vasos irregularmente espalhados pelo caule (sem cilindro cambial).
São exemplos de monocotiledôneas  bambu, arroz, milho, trigo, aveias, cebola, banana, bromélia, lírio, alho, centeio e orquídeas.
 As eudicotiledôneas possuem frequentemente folhas paralelinérveas ou palminérveas com bainha ausente ou pouco desenvolvida e nervuras ramificadas, flores pentâmeras ou tetrâmeras, raiz axial (também chamada de pivotante, onde é possível identificar uma raiz principal) e vasos condutores organizados regularmente na periferia do caule.
O caule das eudicotiledôneas apresenta um espessamento devido à atividade do câmbio vascular situado entre o xilema e floema que cresce e se renova constantemente.
 
5. Esquematize (ou descreva) uma folha cordiforme de ápice agudo e margem crenada.
Folha cordiforme tem o formato de coração com base mais larga, reentrante, terminando em pontas em angulo agudo com dentes obtusos ou arredondados e denticulada se os dentes são finos

Continue navegando

Outros materiais