Buscar

Determinação de densidade de metais em laboratório

Prévia do material em texto

TÉCNICO EM QUÍMICA
LABORATÓRIO
Determinação de densidades de metais
Disciplina:			Módulo: 1º
Professor: Davi 
Data da experiência:01 /10/ 2015		Data da Entrega:08/10/2015
Experiência:
	Nome dos Componentes do Grupo
	N°
	Nota
	Beatriz Alves dos Santos
	
	
	Beatriz Lisboa 
	
	
	Giovanna Martins
	
	
	Otavio Augusto
	
	
	Ramon Souza 
	
	
SANTA BÁRBARA D’OESTE, //2015
Sumario
 
Objetivo ..................................................................2
Introdução ..............................................................3
Materiais e métodos utilizados ............................4
Procedimento experimental .................................5
Resultado e discussões .......................................6
Conclusão .............................................................7
Bibliografia ............................................................8
RELATÓRIO
1. TÍTULO: Determinação de densidade de metais.
2. OBJETIVO: Determinar a densidade absoluta de amostras de metais experimentalmente e comparar com a densidade de alguns metais conforme pesquisa.
3. INTRODUÇÃO: 
Densidade é uma propriedade que cada material tem e serve para identificar qual é a substancia utilizada. A densidade de um material é a relação massa e volume. 
E para descobrir qual é a densidade, utilizasse uma formula que é: DENSIDADE = MASSA / VOLUME. Esta densidade é representada em gramas por centímetros cúbicos (g/cm3), tanto para líquidos quanto para sólidos. 
Metais são materiais que tem características próprias, nas quais os diferenciam das demais substancias. Este material é dividido em vários grupos é o que as pessoas mais conhecem são os alcalinos e alcalino-terrosos. 
Sua temperatura no estado solida é de 25°C, ou seja, temperatura ambiente. Para os metais se fundirem e ferverem, eles têm que estar em uma temperatura muito alta, pois as ligações que os une e muito forte. 
Devido ao metal ter Elétrons livres em suas ligações metálicas, ele permite uma transição muito rápida de temperatura e calor. 
4. MATERIAIS E MÉTODOS: Os itens utilizados foram :
4.1) Materiais Utilizados:
1)
2) 
3)
4) 
5) 
6) 
7) 
4.2) Reagentes Utilizados:
1) 
2) 
3) 
4) 
4.3) Procedimento Experimental
- Pesar cada amostra de metal e anotar a massa com precisão de 0,01 g.
- Adicionar água em uma proveta de 10,0 ml, 25,0 ml ou 50 ml (dependendo do tamanho da amostra ) até a metade, anotar o volume Vi (volume inicial)
- Colocar cuidadosamente cada amostra metálica dentro da proveta, previamente preparada conforme item anterior. Certificar-se que não há bolhas aderidas no metal.
- Ler e anotar o novo volume Vf (volume final) com precisão de 0,1 ml, assumindo que o metal não dissolve e nem reagem coma água, a diferença entro os dois níveis de água na proveta, ou seja, Vf – Vi , representará o volume da amostra.
- Recuperar cada amostra, secá-la cuidadosamente e guardá-la no fraco apropriado.
- Repetir o procedimento com todas as outras amostras.
- De posse dos dados, efetuar cálculo de densidade de cada amostra.
- Comparar os valores das densidades dos metais obtidas experimentalmente com valores de metais pesquisados na literatura, tentar deduzir qual é o metal em questão.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta é a parte mais importante do relatório e descreveosprincipais resultados obtidos em aula, na seqüência em que o procedimento foi realizado.Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de umaanálise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Devem-se incluircom clareza todos os cálculos efetuados e os resultados obtidos podem ser apresentados naforma de tabelas ou gráficos, de modo a comunicar melhor a mensagem.
Compare os resultados obtidos com o que era esperado com base na teoria (descrita naIntrodução) ou em resultados já publicados. Se os resultados diferem do que era esperado, nadiscussão deve-se procurar explicar porque, refletindo sobre possíveis fontes de erro. Indiquesempre as unidades usadas nas medidas.
Discuta (explique) cada observação experimental (mudança de cor, aquecimento, turvação,etc.) e os resultados obtidos (massa final, rendimento, ponto de fusão, etc.).
Analise as fontes de erros, a exatidão e precisão da análise, sempre que possível compare coma literatura ou com informações sobre a amostra. A discussão é a parte do relatório que exigemaior maturidade do aluno.
6. CONCLUSÃO: 
Após realizarmos o experimento sobre densidade, conseguimos identificar as amostras de metais. Observamos que é possível identificar um determinado elemento sem grandes problemas ou estudo, uma simples técnica nos dá resultados para que possamos especular qual elemento estamos usando. Porém, não é uma técnica de muita precisão, devido a alguns erros que podem ocorrer durante o experimento, como, má observação do operador.
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ou BIBLIOGRAFIA): 
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/quimica/resumo-quimica-densidade-647100.shtml
http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm
http://www.mundoeducacao.com/quimica/densidade.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/quimica/resumo-quimica-metais-647097.shtml
http://www.infoescola.com/quimica/metais/
http://www.brasilescola.com/quimica/metais.htm

Continue navegando