Buscar

Avaliação psicologica APS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Psicológica nas organizações
Atualmente a avaliação psicológica vem criando espaço dentro do contexto organizacional, porém nem sempre foi assim, a demanda surgiu após as transformações da globalização afetarem as empresas exigindo assim que as mesmas procurassem formas de otimizarem seu tempo e alcançar resultados com menor tempo e maior desempenho. Segundo (PEDROSO; COSTA; FERREIRA, 2013) “O processo de globalização gerou uma série de mudanças expressivas na sociedade contemporânea. Dentre essas mudanças, pode ser destacado o crescimento da concorrência entre as empresas atuantes no mercado que, para se adequarem às novas políticas, passaram a oferecer melhores condições aos consumidores, que por sua vez, tornaram-se mais exigentes.”. Consequentemente a isso, os processos seletivos foram se tornando cada vez mais seletivos e complexos demandando maior tempo dos profissionais de R&S para terem êxito na contratação de profissionais, estes profissionais tiveram que se adaptar ao novo mercado e procurar novas técnicas que permitissem o processo de R&S ser preciso e com poucos custos.
A contratação de profissionais incapacitados para determinados cargos é um problema recorrente nas empresas, o processo seletivo é feito para descobrir qual candidato se adequa mais a determinado cargo desejado. Portanto quando há a contratação de funcionários que não se adequem a cultura da empresa, pode ser que haja a queda de produtividade e com isso a falta de motivação no funcionário havendo assim o desligamento, seja por parte do próprio funcionário ou a demissão vinda da própria empresa.
A avaliação psicológica é vista como um instrumento de grande importância dentro de um processo de seleção de uma empresa, são estas avaliações que irão permitir a tomada de decisão em escolher e avaliar as diferentes características dos possíveis candidatos e qual destas se adequa mais a vaga proposta, de acordo com (CARDOSO, 2019) “É fundamental que essa estratégia seja bem conduzida, contextualizada e fundamentada nos rigores psicométricos das técnicas de avaliação”. “Os instrumentos de avaliação constituem-se em procedimentos sistemáticos de coleta de amostras de informações que possam servir de base ao processo mais amplo e complexo da avaliação psicológica (PRIMI, 2010).” Podendo ser manuseados e aplicados somente por psicólogos com crp ativo, os principais instrumentos de uma avaliação psicológica são os testes psicológicos, a entrevista com o candidato, a avaliação do estado mental e a dinâmica em grupo, estes ajudam a filtrar os melhores candidatos à vaga, entretanto o trabalho do psicólogo organizacional não é somente realizar estes testes psicológicos, visto que seu trabalho dentro da empresa é muito mais amplo. 
O teste é um tipo de estímulo que gera a resposta no indivíduo e permite o psicólogo identificar aspectos da subjetividade que muitas vezes se passa despercebido em uma entrevista por exemplo, o que se torna um benefício para a empresa. Contudo existem algumas regras que o psicólogo precisa cumprir para utilizar esse teste, como já foi dito, para a utilização do teste, somente psicólogos com crp ativos podem manusear e aplicar impossibilitando outros profissionais de usarem; Os testes devem ter o parecer favorável no site do CRP que é o selo de qualidade dos mesmos significando que são aptos para o uso; Eles devem ser aplicados em condições ambientais favoráveis impedindo que fatores externos atrapalharem o candidato que está fazendo; É proibido o uso de cópias dos testes, eles devem ser originais reconhecendo assim a veracidade dos resultados; Apenas as pessoas autorizadas tem direito a informações dos testes, ficando assim em sigilo de arquivos seguros e acessos controlados. Os psicólogos organizacionais que aplicam testes devem sempre estar em busca de atualização a respeito dos instrumentos utilizados, evitando assim um equívoco ao avaliá-los, já que a formação do psicólogo não estimula capacidade para tal. 
Agora, falaremos sobre possíveis testes utilizados em um processo de seleção, de acordo com o texto “A Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional” (BANOV, 2012) aponta que, em geral, os testes psicológicos mais utilizados pelos profissionais durante a seleção são os de personalidade, os de interesse, os de inteligência e os de integridade. São exemplos desse teste, o Quati, o Palográfico e o Teste de Zulliger. 
Segundo (ULLIYSEA, 2015) “O Quati tem a finalidade de avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz. Pode ser utilizado em Seleção de Pessoal, Avaliação de Potencial, Orientação Vocacional, Psicodiagnóstico etc.
Já o Palográfico é um teste de personalidade cuja aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem um certo grau de preparação e experiência do psicólogo com a técnica. O Presente Manual foi elaborado com o objetivo de apresentar uma nova fundamentação teórica para o teste, bem como os resultados das pesquisas relativas aos parâmetros psicométricos, incluindo normas, precisão e validade. Este Manual apresenta uma sistematização da avaliação do teste, incluindo medidas quantitativas e avaliação qualitativa com as respectivas interpretações, procurando sempre apresentar ilustrações das características descritas no texto. 
E o Teste de Zulliger tem a finalidade de uma avaliação mais abrangente podendo ser avaliado questões sobre psicodiagnóstico, avaliação da personalidade, seleção de pessoal, avaliação de desempenho, etc.”
Concluímos assim que os testes psicológicos são recursos muito importantes para o psicólogo organizacional podendo apresentar resultados precisos e com maior veracidade, também e muito importante que o psicólogo organizacional mantenha-se atualizado para a melhor aplicação dos testes, além disto é importante também a utilização de outros meios de avaliação que podem informar melhor para o recrutador, o funcionamento biopsicossocial do individuo analisando assim como o mesmo se comportaria dentro da instituição. 
Referências:
SÁ, Elaine Lima Marques de; OLIVEIRA, Nara Thais de; TITO, Islene Cristina Cardoso de Araújo. A Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional. Psicologado, [S.l.]. (2018). Disponível em https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/a-avaliacao-psicologica-no-contexto-organizacional. Acesso em 29 Mai 2020.
CARDOSO, Lucila Moraes. Aspectos práticos da avaliação psicológica nas organizações. Psico-USF (Impr.),  Itatiba ,  v. 14, n. 3, p. 389-390,  Dec.  2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300015&lng=en&nrm=iso>. access on  29  May  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300015.
PEDROSO, Maria Carolina; Costa, Debora; FERREIRA Victor. A importância dos testes psicológicos no processo de recrutamento e seleção. Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, Out. 2013. Dísponivel em https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/29418235.pdf. Acesso em 18 de março 2020.
ULLYSEA, Aline. Teste psicológicos e suas finalidades. RH portal, set. 2015. Disponível em https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/testes-psicolgicos-e-suas-finalidades/. Acesso em 18 de março de 2020
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/testes-psicolgicos-e-suas-finalidades/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300015
https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/a-avaliacao-psicologica-no-contexto-organizacional
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/29418235.pdf

Continue navegando