Buscar

PROVA DIREITO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O que o aluno (a) entende sobre o “princípio da proteção” no direito do Trabalho? Entende-se que este é o principal principio do direito do trabalho, o mais importante entre eles, e ele garante um tratamento jurídico maior ao trabalhador, que no caso, é a parte mais fraca economicamente.
2) Quais são as características para se tornar empregado? De acordo com o ART. 3º da CLT, o empregado é a pessoa contratada para prestar serviços para o empregador, diante disto, o empregado possui as características de ser pessoa física, possuir habilidade, onerosidade, pessoalidade e subordinação.
3) Um grupo econômico possui responsabilidade solidária ou subsidiária? Fundamente juridicamente. Responsabilidade solidária, de acordo com o ART. 2º da CLT parágrafos 2º e 3º, pois em um econômico existe a obrigação de possuir mais de um responsável.
4) Uma das características do contrato do trabalho é ser sinalagmático. O que significa? Significa que em uma relação existe um acordo entre as partes, onde o empregador paga os direitos do empregado e o empregado presta serviços ao empregador, havendo assim uma troca.
5) Quantas horas pode o empregado trabalhar por dia e por semana no nosso país? Justifique. De acordo com o ART. 7º, inciso XIII da CF, no Brasil, o trabalhador pode laborar 8h diárias e 44h semanais.
CASO CONCRETO
· Maria, empregada da Empresa ABC LTDA trabalhava de 2ª a 6ª feira, das 14 as 18h, cumprindo a função de telefonista. A Empresa não assinou a carteira, nem contrato com Maria. Dizia que ela era prestadora de serviço. 
· Ao ser dispensada Maria te procura para saber se ela pode pleitear o vínculo empregatício. O que você, na condição de advogado, diria a Maria?
Informaria a Maria que de acordo com o ART. 3º da CLT considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. E que mesmo não havendo provas físicas, poderíamos recorrer a testemunhas que conseguiriam comprovar o vinculo dela com a empresa, que ela cumpria com todos os requisitos de um empregado e que havia um contrato verbal estabelecido.

Outros materiais