Buscar

Prova 3

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quando o agente, querendo matar a vítima, dispara tiros em direção a ela, mas não a acerta:
		
	
	Apenas as assertivas I e IV estão certas.
	 
	responde por tentativa de homicídio, pois queria matar a vítima.
	
	responde por tentativa de lesão corporal, pois não chegou a lesionar a vítima
	
	não responde por crime nenhum, uma vez que a vítima não sofreu nenhuma lesão.
	
	responde por porte ilegal de arma apenas.
	Respondido em 31/10/2020 19:53:09
	
Compare com a sua resposta: Por ser descendente da vítima que é menor de 60 anos, o fato será impunível de acordo com artigo 181, I,II do CP. Sendo assim João não será punido.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre os Crimes contra a Honra, assinale a hipótese em que é cabível a exceção da verdade.
		
	 
	Gerald, após terminar seu namoro com Agripina, passou a sair com sua filha Juvência de 19 anos. Irritada, Agripina passou a fazer fofoca que todos os dias Gerald chega ao trabalho horas depois de iniciado o expediente como servidor público, para poder se encontrar com Juvência na casa de uma amiga sua.
	
	Após o trânsito em julgado de processo criminal que absolveu Cleusvalmiro da acusação de ter estuprado Clarisbela, que na época do fato possuía 20 anos, fatos novos surgiram que podem alterar a realidade dos fatos. Sob esse fundamento, Serapião passou a dizer em toda a vizinhança que Cleusvalmiro estuprou Clarisbela.
	 
	Durante um tratado internacional assinado dentro do território brasileiro, Hortonildo passou a afirmar ter presenciado que o Presidente de um dos países signatário, furtou o rolex de um grande empresário brasileiro.
	
	Cesaldina, muito devota, nutria uma admiração muito profunda pelo pastor de sua congregação. No entanto, acidentalmente descobriu que Messalina, casada e mãe de 7 filhos, mantinha um relacionamento amoroso com o pastor. Indignada passou a comentar com todos os fiéis o que tinha visto.
	
	Augusto ao testemunhar do seu quintal que Paulo, servidor público, mantinha relações sexuais com Cruzvaldina em suas folgas e sempre após o marido sair jogar para jogar futebol aos domingos, passou a fazer comentários sobre o ocorrido na vizinhança.
	Respondido em 31/10/2020 20:20:19
	
Compare com a sua resposta:
No roubo próprio a violência (grave ameaça, violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, ou qualquer outro meio que reduz a vítima à impossibilidade de resistência) é empregada antes ou durante a subtração e tem como objetivo permitir que a subtração se realize.
 
No que tange o roubo impróprio trata da situação em que inicialmente pratica a subtração sem o emprego de violência, mas depois, para garantir seu proveito ou impunidade, pratica violência ou grave ameaça. Há, por assim dizer, uma inversão na ordem natural em relação ao roubo próprio.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta : (Exame OAB/CESPE ?UNB 2009.1)
		
	 
	Não constituem injúria ou difamação punível a ofensa não excessiva praticada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu advogado e a opinião da crítica literária sem intenção de injuriar ou difamar.
	
	O CP prevê, para os crimes de calúnia, de difamação e de injúria, o instituto da exceção da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegações, para a exclusão do elemento objetivo do tipo.
	
	Na hipótese de homicídio simples, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária
	
	Em regra, a persecução criminal nos crimes contra a honra processa-se mediante ação pública condicionada à representação da pessoa ofendida.
	
	Caracterizado o crime contra a honra de servidor público, em razão do exercício de suas funções, a ação penal será pública incondicionada.
	Respondido em 31/10/2020 19:55:50
	
Compare com a sua resposta: A questão versa sobre a figura típica de injúria qualificada, preconceituosa ou discriminatória prevista no art. 140, §3° do CP. Neste sentido, há entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais: EMENTA. Injúria. Ofensas de caráter racial. Crime caracterizado. Hipótese em que foram dirigidas à vítima expressões como ?negra-preta?, ?crioulinha?, ?macumbeira? e ?feiticeira?. Ofensa a dignidade e ao decoro. Testemunhas confirmando o assaque das palavras injuriosas.Desprovimento. Comete o crime de injúria qualificada pelo preconceito, aquele que se utiliza de palavras depreciativas à raça e cor, com o intuito de ofender a honra de outra pessoa. Rejeitaram preliminar e negaram provimento.( TJMG ? Apelação Criminal n. 1045602012684-7/001, Terceira Câmara Criminal, Rel. Des. Kelsen Carneiro, DJ 19/01/2006)
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	FUNCAB - 2013 - PC-ES - Escrivão de Polícia Manoel invadiu o computador de Paulo sem autorização deste e alterou várias informações do proprietário do computador, inclusive violando indevidamente seu mecanismo de segurança, em troca de um carro.Assim,Manoel:
		
	 
	praticou o crime de invasão de dispositivo informático (artigo 154-Ado CP).
 
	
	Praticou crime de estelionato.
	
	praticou o crime de modificação ou alteração não autor izada de sistema de informações (artigo 313-B do CP).
 
	
	praticou o crime de inserção de dados falsos em sistema de informação (artigo 313- Ado CP).
 
	
	Não praticou crime.
	Respondido em 31/10/2020 20:08:10
	
Compare com a sua resposta: Pedro como causou o acidente responderá por lesão corporal culposa,majorada pela omissão de socorro( art. 303 c/c paragráfo único do CTB). Bruno, envolvido no acidente, responderá pela omissão de socorro ao volante de veículo automotor ( art. 304 do CTB) e Bobi e Beto responderão pela omissão de socorro capitulada no art. 135 do CP, podendo ser majorada caso a lesão seja grave.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(36° Exame OAB. Cesp/UnB.Modificada) Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta:
		
	
	O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo.
	
	O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação.
	
	O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades de difamação qualificada pela discriminação.
	
	O agente que imputa a alguém a conduta de manter conjunção carnal com uma vizinha casada, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria.
	 
	O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia.
	Respondido em 31/10/2020 20:15:36
	
Compare com a sua resposta: A presente questão visa fomentar as habilidades de aplicação e análise ao discente para que ele possa identificar as condutas de ameaça agravada por força da situação de violência domestica em concurso material de crimes com o delito de incêndio doloso com a causa de aumento de um terço por tratar-se de casa habitada . Em síntese - Art. 147, do Código Penal (duas vezes) n.f art. 61, I, "f", c.c art 250, §1º, I, "a", todos n.f art.69, do Código Penal.

Continue navegando