1 pág.

Pré-visualização|Página 1 de 1
Tuberculose pulmonar - Exame de imagem
Microbacterium tuberculosis.
A apresentação varia (por vezes, parece uma doença bacteriana, por outras, uma doença fúngica)
Transmissão pela respiração
QC: Tosse prolongada (acima de 3 semanas), febre vespertina, perda de peso, sudorese noturna
Manifestação pulmonar
Primária: mais comum em crianças menores de 5 anos; predomínio de acometimento de linfonodos (se comparada à secundária)
Bacilo na região mais periférica do pulmão
É mais comum que o acometimento seja localizado → opacidade pulmonar focal pequena
Aumento dos linfonodos (1 ou +) regionais ipsilaterais (do hilo pulmonar)
Complexo de Ranke (marca que a pessoa já teve contato com a TB): Calcificação do foco, gerando nódulo calcificado na periferia do pulmão - nódulo de Gohn + Diminuição e calcificação do linfonodo. Não é necessário pedir outro exame, visto que se trata de uma cicatriz (se houver dúvida, pode repetir o Rx de tórax em 3 meses)
Adenomegalias cervicais (principalmente em crianças)
Linfonodomegalia mediastinal (aumento do tamanho no Rx, indica TC para melhor avaliação)
Atelectasia
Secundária ou pós-primária (reativação) - forma crônica
Reativação de foco principalmente por queda da imunidade (HIV, > 70 anos, doenças crônicas, alcoólatras, usuários de droso de terapia imunossupressora, estresse), mesmo que leve
Região apicoposterior é o local de maior acometimento
Formas de apresentação da TB
Nódulos centrolobulares (são quase imperceptíveis ao Rx; usar TC, sendo melhor com a técnica MIP). Podem aparecer seguindo um padrão (“árvore em brotamento”), parecendo seguir um brônquio (comum da TB ativa)
Consolidações (áreas com densidade de estrutura sólida) mal definidas, com formatos e tamanhos variados. A diferença de consolidação e nódulo é o formato: o nódulo é mais arredondado e delimitado, a consolidação é mais irregular. Geralmente há cavitação devido à necrose central (surge com a evolução da consolidação), a qual sempre possui parede.
Tuberculoma: área de consolidação que está no formato de nódulo. Diferencia-se de nódulo pela história clínica, as outras alterações além do tuberculoma (nódulos centrolobulares, cavitações…)
Forma pneumônica: Imagem igual à de pneumonia bacteriana (não há como diferenciar pelo Rx, até porque pneumonias podem levar a cavitações). Diferencia pela evolução, história clínica, se há outros Rx prévios, na pneumonia há avanço ou regressão rápida da lesão, na TB, a lesão é mais estável.
Forma pseudotumoral: A consolidação forma um aspecto de massa. Diferenciação pela história clínica e outros achados no Rx
Forma Miliar: Vários pequenos nódulos dispersos por todo o pulmão. DD com algumas doenças fúngicas. É a forma mais associada com disseminação para outras partes do corpo
Indicações da TC (na maioria das vezes, pode-se usar somente o Rx):
Paciente com sintomas e baciloscopia negativa
Caso suspeito com Rx normal
Avaliação mediastinal
Doença disseminada (em outras partes do corpo)
Alterações endobrônquica
DD:
“Árvore em brotamento”: bronquilite