A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Sociedade Brasileira Contemporânea

Pré-visualização | Página 1 de 9

Questão 1/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Leia o seguinte fragmento de uma notícia: 
“Os Campos de Concentração no Brasil 
Durante a 2ª Guerra, também tivemos campos de concentração - onde japoneses, italianos e principalmente alemães ficaram confinados [...]. Durante a 2ª Guerra Mundial, o Brasil manteve 31 campos de concentração, para onde mandava os cidadãos de países do Eixo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, A. e Grattoni, B. Os campos de concentração no Brasil: durante a 2ª Guerra, também tivemos campos de concentração - onde japoneses, italianos e principalmente alemães ficaram confinados, conheça suas histórias. <https://super.abril.com.br/historia/os-campos-de-concentracao-no-brasil/>. Acesso em 30 dez. 2017. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Brasil entrou ao lado dos Aliados na guerra contra o Eixo, o que foi visto como uma decisão natural e esperada devido sua aliança histórica com os Estados Unidos.
II. ( ) O Brasil entrou na guerra ao lado de democracias liberais, como os Estados Unidos, e por isso Vargas reorientou sua política interna para se adequar aos Aliados.
III. (  ) A política externa de Vargas não apontava de imediato para um alinhamento com os Estados Unidos, pois, por muito tempo, manteve boas relações com os países do Eixo.
IV. ( ) A perseguição sofrida por imigrantes dos países do Eixo aponta a contradição do Brasil, que lutava na guerra ao lado de democracias e mantinha um regime autoritário. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – F – V – V
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d) F – F – V – V. A afirmativa I é falsa, e a III é verdadeira, pois o “Brasil também permanecia distante do conflito europeu, mantendo relações com os regimes autoritários e alguma dependência das medidas econômicas dos Estados Unidos” (livro-base, p. 46). A afirmativa II é falsa, pois, ao “mesmo tempo que insistia em um governo centralizador nos moldes do fascismo italiano e do nazismo alemão [...], Vargas mantinha interesses nas relações comerciais com os norte-americanos e os ingleses” (livro-base, p. 46,47). A afirmativa IV é verdadeira, pois, “a partir da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial [...], hospitais, asilos e colônias penais agrícolas foram transformados em espaços de reclusão para os inimigos do governo [...]. Imigrantes japoneses e alemães, comunistas e outros suspeitos eram levados para esses espaços, que se caracterizavam como campos de concentração” (livro-base, p. 44) e, conforme “a guerra avançava em direção à vitória das forças antifascistas, o clima de insatisfação com a contradição de um regime autoritário que lutava em defesa da democracia, ao lado de nações como Inglaterra e Estados Unidos — berço de revoluções liberais —, chegava às ruas” (livro-base, p. 48).
	
	E
	F – F – F – V
Questão 2/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Atente para o trecho o texto a seguir: 
“Em artigo publicado na Tribuna da Imprensa [...], Carlos Lacerda propôs uma série de medidas [...]. Entre elas incluíam-se a instituição do parlamentarismo, cabendo a um chefe militar ocupar o primeiro gabinete, o adiamento das eleições presidenciais para ao menos 1º de janeiro de 1956, a dissolução do Congresso e a convocação, em fevereiro de 1956, de uma assembleia constituinte que votaria a nova Constituição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANTOJA, S. Juscelino  Kubitschek de Oliveira (verbete biográfico). <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/juscelino-kubitschek-de-oliveira>. Acesso em 4 jan. 2018. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas:
I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Você acertou!
As afirmativas I e III são corretas, e a II e IV são falsas. “O pleito acabou sendo bem acirrado. Kubitschek conquistou cerca de 3 milhões de sufrágios e levou a disputa com 36% dos votos. Távora ficou logo atrás, com 30% dos votos válidos. O terceiro colocado, Ademar Barros, do PSP, obteve 26% dos votos (Couto, [...]). [...] Após as eleições, Café Filho se afastou do governo por problemas de saúde. O presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz, assumiu a cadeira de chefe de Estado. Aliado dos udenistas, o presidente interino carregava os temores de sua base com o futuro do país e chegou a ser acusado de favorecer a construção de um golpe militar para impedir a posse de JK (Fausto, [...]). [...] A instabilidade política foi resolvida com um contragolpe, o qual visava garantir que Juscelino assumiria o cargo. O general Henrique Teixeira Lott, então ministro da Guerra, comandou o Exército nessa ação preventiva para conter militares alinhados às ideias udenistas. Luz foi afastado até que o novo governo fosse instalado. Juscelino Kubitschek assumiu a faixa presidencial em 1956” (livro-base, p. 78).
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I, III e IV
Questão 3/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Analise o seguinte excerto de texto: 
“A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no Rio em 1958 [...]. [O] momento era de mudança [...]. No governo JK [Juscelino Kubitschek], o país viveu a euforia desenvolvimentista, de crescimento espetacular (10% ao ano), de consumo desenfreado, e novos produtos das multinacionais invadiram nosso mercado. O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A. e CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O apelido de “presidente bossa nova” dado a JK refere-se aos incentivos culturais que o Plano de Metas garantiu, ajudando a explodir a bossa nova no Brasil. 
	
	B
	A frase “O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’” refere-se à inflação que consumia a classe média, impedindo-a de alcançar o sonho de ter um carro.
	
	C
	A euforia com sucesso inicial do Plano de Metas coincidiu com o estouro da bossa nova, fazendo com que JK recebesse o apelido de “presidente bossa nova”.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c), pois,  de modo geral, a candidatura de Juscelino Kubitschek “foi fortalecida pela herança varguista, que conseguia alinhar um perfil moderno sem perder o apoio das classes populares. Ele era, afinal, o ‘presidente bossa nova’, como ficou conhecido em referência ao estilo musical carioca que se tornou uma coqueluche nos anos 1960” (livro-base, p. 77). “O historiador descreve os resultados do programa como ‘impressionantes’, especialmente no campo da indústria, cujo valor de produção subiu 80% entre 1955 e 1961. As altas porcentagens

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.