Buscar

Apol Ensino medio e educação profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“[...] Precisa-se de cursos profissionalizantes que atuem de forma mais ampla, não atendendo apenas as demandas do mercado, mas trabalhando para a formação de profissionais que possam também ser pessoas melhores, contribuindo para modificar as suas condições sociais, suas relações e atuações na sociedade, favorecendo a construção de um novo projeto de nação, menos desigual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da superação do viés assistencialista atribuído à qualificação profissional,  analise as seguintes afirmativas:
I. Dentro desta perspectiva, não será possível buscar uma sociedade igualitária e equânime socialmente.
II. É necessário que a qualificação profissional vise apenas suprir a demanda do mercado de trabalho.
III. É preciso ser contrário à concepção de uma Educação Profissional economicista e dependente do processo de reprodução do capital.
IV. Para superar a visão assistencialista, a educação deve favorecer uma formação humana integral que prepare o ser para a vida em sociedade, como ser histórico e social.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 2/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para o seguinte excerto:
“Espera-se que a conferência ao problematizar temáticas extremamente importantes possa contribuir com deliberações que avancem no sentido de busca de maior organicidade para as políticas para a educação, sinalizando para a necessária articulação entre temáticas gerais [...] tendo por norte a educação, entendida como bem público, e enfatizando o papel do Estado na garantia de educação pública e gratuita de qualidade para todos contribuirá para o avanço do cenário educativo atual, fortemente marcado por desigualdades as mais diversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4-5.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
A partir da leitura do excerto anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito do documento-referência da CONAE 2014, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
	
	A
	O documento aponta como devem ser definidas as temáticas a serem abordadas na escola.
	
	B
	O documento determina a responsabilidade do governo federal com relação a todo o sistema educacional do país.
	
	C
	O documento determina responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
	
	D
	O documento determina os princípios pedagógicos a serem desenvolvidos no sistema educacional.
	
	E
	O documento contribui para determinar as diretrizes curriculares de cada área de ensino.
Questão 3/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O MEC entende que a contribuição da educação para uma futura inserção no mercado de trabalho não está mais restrita à educação profissionalizante. Na sua concepção, não faz mais sentido a manutenção de uma dualidade entre a educação profissionalizante e a educação acadêmica. Embora a educação profissional objetive uma formação específica para a inserção laboral, a educação de cunho acadêmico deve garantir um conjunto de conhecimentos básicos que promovam a aquisição de competências fundamentais para uma futura profissionalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.4.< http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da articulação entre Ensino Médio e a Educação Profissional, analise as seguintes afirmativas:
I. A articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional deve servir para suprir de forma mais imediata a demanda que o mercado de trabalho exige.
II. A integração pode contribuir para a formação integral dos sujeitos.
III. A integração estaria orientada pelo estabelecimento da relação entre conhecimento e prática do trabalho; entre ciência, tecnologia e cultura.
IV. É necessário propiciar aos alunos um ensino que seja humanista e emancipatório, que contribua para o desenvolvimento das capacidades de compreensão da totalidade social nos sujeitos.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O contraditório na proposta de reforma do ensino médio e profissionalizante do MEC encontra-se exatamente no papel que ele reserva a cada uma dessas modalidades de ensino. Enquanto que, para o ensino médio, o MEC atribui um papel central no desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e à inserção no mercado de trabalho, considera o ensino profissional apenas como espaço preparatório para o mercado de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.6. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), sobre a necessidade de superar a separação histórica ao se propor a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional no PNE ( 2014-2024), leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
	
	A
	Entende-se a necessidade de integrar os dois sistemas como forma de superar as falhas advindas do ensino fundamental.
	
	B
	É preciso integrar o ensino médio e o profissional devido às dificuldades de acesso dos alunos ao ensino superior.
	
	C
	Faz-se necessária a compreensão da educação enquanto um direito social, de modo a superar a dicotomia entre o trabalho manual e o intelectual.
	
	D
	O ensino médio somente terá qualidade se for integrado ao ensino profissional, como forma de dar-lhe a fundamentação necessária para a formação do sujeito para o mercado de trabalho.
	
	E
	O ensino médio integrado ao ensino profissional irá superar as desigualdades sociais e facilitar o acesso ao ensino superior.
Questão 5/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Conae, como espaço de discussão e deliberação coletiva, avança ao ser precedida por conferências municipais/intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal realizados ao longo do
ano de 2013 e que resultaram no documento base, que incorporou as deliberações das conferências estaduais propostas ao documento referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 8 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 em relação aos pontos que travavam a pauta de discussões da construção do PNE 2014-2024, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) O desejo de uma educação de melhor qualidade e o receio do compromisso que deveria ser assumido por dez anos, perpassando vários mandatos políticos nesse período.
II. ( ) A discussão em torno do PNE residiu no fato de haver lacunas com relação às políticas de governo que prejudicariam, entre outras coisas, a expansão da oferta do ensino público e a criação de programas de formação de professores.
III.( ) Os interesses por uma educação melhor e o receio da obrigatoriedade de cumprir um compromisso que exige, na maioria dos casos, muito investimento, vontade política e desgastes com diferentes atores sociais.
IV. ( ) Pesam as discussões para um planejamento de médio prazo em um país tão acostumado a propor apenas políticas de governo de curto prazo de execução que, na maioria das vezes, são abandonadas ou desfeitas no governo seguinte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais