Buscar

Gestão de Rotinas de Escritórios (SEC02)Prova I (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova:	9,00
Gestão de Rotinas de Escritórios 
Avaliação I - Individual 
Disciplina: Avaliação:
Prova:

Acadêmico:
Legenda:	Resposta Certa Sua Resposta Errada
1. O desenvolvimento de competências e habilidades profissionais deve ser o foco da formação do secretário. Segundo Philippe Perrenoud (apud GENTILE E BENCINI, 2000, p. 19) co a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Já habilid Chiavenato (2005, p. 19), é "a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado". Nesse sentido, podemos compreender que as habili ser desenvolvidas na busca das competências. A respeito das competências, analise as afirmativas a seguir:
I- Competências empresariais ou organizacionais são as competências aplicadas a diferentes objetivos e formas de organização e gestão empresarial. II- Competências metodológicas são as competências voltadas à educação ao ensino.
III- Competências cognitivas correspondem a uma mistura de capacidade intelectual com domínio de conhecimento.
IV- Competências relacionais correspondem à capacidade de influenciar e conduzir pessoas para diversos fins ou objetivos. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GENTILE, P.; BENCINI, R. Construindo competências. Entrevista com Philippe Perrenoud, Universidade de Genebra. 2000. pp.19-31. Disponível em: http:// www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31. html Acesso em: 8 dez. 2018.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.
2. O Secretário desempenha um importante papel nas organizações e sua postura e perfil estão diretamente ligados a esse desempenho, uma vez que o profissional de secretariado é vezes, a imagem que representa a área que assessora. Segundo Bond e Oliveira (2013, p. 51), "no mercado globalizado, o perfil do profissional de secretariado é como o retrato da empresarial. Ele está conectado com o mercado e com os novos paradigmas do mundo corporativo". Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para atuar com excelência na profissão de Secretariado, é preciso desenvolver diferentes habilidades e competências e se adaptar ao mercado e às novas tecnologias disponí ( ) A postura profissional se refere à forma como nos comportamos e nos relacionamos no ambiente de trabalho.
( ) O 'dress code' (código de vestimenta) é um fator importante no que diz respeito ao perfil e à postura profissional do Secretário.
( ) O Secretário se torna um profissional flexível e com visão holística por abranger diferentes áreas do conhecimento em sua atuação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BOND, Maria Thereza. OLIVEIRA, Marlene de. Manual do Profissional de Secretariado. V. I - Conhecendo a profissão. Curitiba: InterSaberes, 2013.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - V.
3. Os anos de 1950 são lembrados como o período em que o Brasil adotou, de forma efetiva, o modelo desenvolvimentista industrial. Foi nessa época que as indústrias pesadas estra diferentes ramos, instalaram-se no país para produzir carros, caminhões, materiais elétricos e eletrônicos, eletrodomésticos, produtos químicos, farmacêuticos e alimentícios. O pr produção dessas indústrias tinha necessidade urgente de mão de obra que auxiliasse os processos técnicos e administrativos, para garantir a meta produtiva. Com esse intuito, su de datilografia, de taquigrafia, de arquivo, de agenda, entre outros, para capacitar tecnicamente pessoas que pudessem colaborar no processo operacional das atividades administra nesse cenário desenvolvimentista que a atividade secretarial dá seus primeiros passos, difunde-se, organiza-se e consolida-se como profissão. Referente aos avanços na profissão Secretariado no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- Em 1988 foi criada a Federação Nacional de Secretárias e Secretários, o que proporcionou maior união da classe e, consequentemente, em 1989, a criação do Código de Ética d de Secretariado.
II- As multinacionais que chegaram ao Brasil a partir de 1950 eram principalmente do ramo automobilístico e apresentavam técnicas de gestão e organização tradicionalistas quand comparadas às empresas nacionais.
III- Em 1992 foi aprovado um documento que tratava de diversos pontos importantes para a integração nacional da profissão de Secretariado, chamado de 'A carta de Manaus'. IV- A atuação da mulher como secretária se tornou conhecida a partir da década de 1950, com a chegada das multinacionais ao Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
4. Um fator importante no que diz respeito ao perfil e à postura profissional é o 'dress code', código de vestimenta, que também evolui constantemente. Atualmente, não há tanta rigide espera-se do profissional de secretariado uma vestimenta mais formal, alinhada ao perfil da área em que atua, mas sempre transmitindo seriedade, confiança, discrição e elegância exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O 'dress code' abrange tanto os aspetos relacionados com roupa, calçado, acessórios, cabelo, maquiagem e cuidados pessoais, quanto às orientações referentes ao comportam determinadas situações profissionais (cumprimento, etiqueta empresarial etc.).
II- O código de vestuário é uma orientação com relação às regras de estilo profissional, aplicável somente aos colaboradores que representam a organização de modo externo, em e conferências ou reuniões.
III- O 'dress code' exige um padrão para os quesitos perfil e postura.
IV- A maioria das grandes empresas e multinacionais tem um 'dress code' definido, no qual constam as regras e as orientações de imagem profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
1/3
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
5. Nos anos 1980, com o reconhecimento da profissão de Secretário no Brasil por meio da Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985, posteriormente alterada pela Lei nº 9261, de 11 d 1996, o Secretário passou a ter maior participação nas equipes de trabalho, não sendo mais visto como uma simples função, e sim como o elo entre a administração e os demais departamentos das organizações. Referente à Lei nº 9261, que dispõe sobre o exercício da profissão de Secretário, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9261.htm; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7377.htm. Acesso em: 10 nov. 2018.
a) É considerado Técnico em Secretariado o profissional portador de certificado de conclusão de curso de Secretariado, em nível de 2º grau.
b) É considerado Técnico em Secretariado o profissional portador de certificado de conclusão de curso de Secretariado, em nível de 3º grau.
c) É assegurado o direito ao exercício da profissão de Secretário somente aos profissionais que possuírem diploma de nível superior em Secretariado Executivo.
d) É considerado Secretário Executivo o profissional portador de qualquer diploma de nível superior.
6. A profissão Secretário passou por diversas transformações ao longo dos anos, evoluindo suas atribuições de acordo com cada época e tecnologias disponíveis. Na sua origem, tinh registro, cópia, organização e arquivamento de documentos. Logo após, passou a utilizar suas habilidades de comunicação, ampliando, assim, as suas responsabilidades. Sobre a atribuições do profissional de Secretariado na atualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Redação de textos profissionais, somente em língua portuguesa.
b) Planejamento e acompanhamentode reuniões.
c) Assessoria direta aos executivos.
d) Atendimento e apoio a clientes internos e externos.
7. A automação tecnológica transformou o papel de secretariado. Atualmente, esse profissional precisa ter um perfil muito mais estratégico e responsabilidade pela manutenção e fun de diversos processos da empresa. Existem diversos perfis de profissionais que trabalham para diferentes setores, como indústrias, pequenas e grandes empresas, profissionais lib uma família ou uma pessoa específica. Apesar disso, alguns valores comuns são compartilhados pelos profissionais da área. Ética, respeito e responsabilidade, autoconhecimento fortes e fracos e inteligência emocional são alguns deles. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Secretário do século XXI tem visão global das coisas e lidera mudanças.
( ) O profissional de Secretariado do século XXI resiste às mudanças e o seu conhecimento é fruto da experiência profissional. ( ) O Secretário da atualidade é político e o grau de escolaridade é sua ferramenta de comando.
( ) O profissional de Secretariado da atualidade é criativo e o seu conhecimento é fruto do aprendizado contínuo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.
8. Dalledone (2008, p. 63) orienta que "nesses tempos de grande competitividade no mercado, um bom atendimento ao cliente está além de um sorriso no rosto. O bom atendimento uma combinação entre os elementos: qualidade, eficiência, custo do produto, distribuição e rapidez. Todos esses elementos são promotores do ambiente que facilita a implantação conquista da fidelidade". Acerca das competências necessárias ao atendimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A competência comunicativa corresponde à capacidade de ouvir e de se expressar de forma clara.
( ) A competência de dinamismo compreende a capacidade para atuar de forma proativa e arrojada diante de situações difíceis.
( ) A competência de criatividade é a capacidade para conceber soluções inovadoras viáveis e adequadas para as situações apresentadas. ( ) A competência de controle emocional corresponde à busca contínua de atender às necessidades dos clientes internos e externos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DALLEDONNE, Jorge. Gestão de serviços: A chave do sucesso nos negócios. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - F - V.
9. Organizar um evento corporativo é sempre um desafio para os profissionais envolvidos, uma vez que diversos fatores precisam ser levados em conta e muitas atividades precisam s e executadas com responsabilidade. Dentre esses aspectos, é fundamental que os profissionais compreendam que os eventos se apresentam, a partir de vários tipos ou modalidad com sua natureza, objetivos, fato gerador, amplitude, local, nível dos participantes, entre outros. Com relação aos tipos de eventos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F falsas:
( ) Aniversário, boda, casamento, festa de formatura, almoço ou jantar são eventos culturais.
( ) Colação de grau, comemoração/jubileu, entrevista coletiva, feira/exposição/salão, homenagem e audiência são exemplos de eventos institucionais.
( ) Assembleia, colóquio, conferência, convenção, congresso, encontro, fórum, jornada, mesa-redonda, painel, seminário, simpósio, workshop/oficina e ciclo de palestras são even científicos ou associativos/profissionais.
( ) Aniversário, boda, casamento, festa de formatura, almoço ou jantar são eventos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - F.
10. Diante de uma rotina agitada e com muitas responsabilidades, é fundamental que o Secretário gerencie seu tempo e o tempo de seu superior com precisão. Para isso, o profission exatamente quais são as atividades a desenvolver, quanto tempo há para desenvolvê-las e o que é preciso para isso. Acerca das atividades que podem auxiliar o Secretário no gere tempo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A partir dos objetivos definidos, faça uma lista de prioridades para realizar as atividades diariamente.
( ) Seja breve, por mais atrativa que seja uma conversa ao telefone e filtre as ligações na assessoria do executivo. ( ) Faça reuniões diariamente, pois as decisões devem sempre ser informadas a todos.
( ) Saiba o que fazer com as informações que você tem em mãos, como papéis e e-mails.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
2/3
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php
3/3

Outros materiais