Buscar

Representação descritiva I - avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650529) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26397055
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Representação Descritiva - Catalogação - se desenvolveu em paralelo com os catálogos, o catálogo não existe sem a catalogação e a catalogação não faz sentido sem um catálogo como produto final. Na medida em que cabe às bibliotecas, enquanto sistemas de informação e provedoras de serviços, organizar recursos de acordo com as demandas de sua clientela, a catalogação assume, em seu sentido mais amplo, a característica de organização da informação. Diante do exposto, disserte sobre os principais conceitos de Representação Descritiva - Catalogação.
	Resposta Esperada:
A catalogação permite a descrição de informações de forma padronizada, é essencialmente construída a partir de regras que minimizam as interpretações individuais, no sentido de que existem determinados aspectos da informação que precisam ser identificados para que se garanta a unicidade de cada item informacional que está sendo representado, mas que ao seu final se consiga a universalidade da informação. A Representação Descritiva pode ser considerada um processo de decisão multidimensional que tem como objetivo estruturar e padronizar os diferentes aspectos e/ou características de um item ou dado informacional, com vias a torná-lo único, passível de recuperação e utilização. Refere-se aos aspectos da descrição formal das características dos documentos, mais especificamente a descrição física e a descrição dos elementos para identificação de determinado documento. As atividades de representação de informação correspondem à ação de representar algo, ou seja, descrever dados mediante às características relacionadas à representação descritiva, física ou bibliográfica do item. Ao seguir regras de um ou mais códigos de catalogação, esses dados podem ser indicados pela designação do autor, título, edição, editora, data, paginação, entre outras características pertencentes ao documento. Os processos de catalogação descritiva identificam autores, títulos, fontes, e outros elementos bibliográficos; os processos de indexação identificam o assunto de que trata o documento. Em outras palavras, a representação descritiva, instrumentalizada por normas, regras, padrões e formatos, tem como propósito não só considerar a diversidade dos suportes, mas também de considerar as características puramente bibliográficas, bem como as características textuais, e isto inclui a carga semântica que cada unidade documentária possui. Este último aspecto é designado mais especificamente pela representação temática.
	2.
	A Catalogação Cooperativa, contextualizada nos estudos e esforços de Charles Coffin Jewett, tem sido um dos temas com relevância no contexto atual da atuação do bibliotecário, em especial, potencializada com o advento das TICs e da internet. Disserte sobre as implicações das TICs e da internet na Catalogação Cooperativa.
	Resposta Esperada:
O advento tecnológico impactou de maneira expressiva as várias esferas da sociedade e, em especial, as formas de lidar com o fluxo informacional. Desde então, as tecnologias e a internet passaram a estar presentes em todos os contextos de vida de milhares de pessoas e demais rotinas organizacionais, empresariais e culturais. Atualmente, não se é possível viver sem a praticidade e agilidade inerentes da tecnologia e tudo está conectado o tempo todo e a qualquer lugar do mundo.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, implicaram e continuam a influenciar nas formas de pensar e fazer a Representação Descritiva da informação, em especial, no final do século XXI e no decorrer do século XX. Atualmente, está cada vez mais contundente os esforços para que as bibliotecas se unam e façam a integração das atividades relativas ao processamento técnico da informação para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico, afim de evitar esforços na atividade de catalogação de uma obra quando ela já tenha sido catalogada por outro profissional em outra biblioteca. Ainda motivados pelas ideias de Jewett, as ferramentas e padrões elaborados para o tratamento técnico da informação têm como um de seus objetivos principais o de evitar o retrabalho, valorizando o tempo dos profissionais envolvidos na catalogação, aliado a redução de custos e insumos.
Desse modo, estudos para as melhorias nas práticas e o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos conceituais para a redefinição das regras e conceitos relativos à catalogação, de maneira direta e indireta, potencializam cada vez mais a efetividade da Catalogação Cooperativa. 
Evidencia-se a importância de se participar de maneira ativa dos estudos e readequações dos pressupostos que direcionam as normativas e regras de catalogação para que se possa atribuir a estes uma aceitação, por exemplo, em contexto brasileiro, dessas novas realidades.
Parte inferior do formulário

Continue navegando