Buscar

Prova discursiva Metodologia do ensino da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	É importante considerar, na metodologia de trabalho, independente da área de conhecimento, dois procedimentos para melhor acompanhar o desenvolvimento do aluno: a avaliação e o registro. Com base nesta afirmação, disserte sobre a avaliação e o registro no ensino de Artes.
	Resposta Esperada:
Há dois procedimentos no processo educativo que devem estar em sintonia: a avaliação e o registro. A avaliação deve seguir o processo de construção do conhecimento nas crianças, por meio do registro e procedimentos metodológicos. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a leitura de imagem, a reflexão, contextualização e produção do fazer artístico dos alunos, como também a diversidade cultural e social que esta criança traz consigo. É importante para a avaliação em Arte definir os instrumentos de avaliação que podem ser estabelecidos com os alunos ou professores.
	2.
	Por volta do século XX, nas escolas houve uma grande valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico, valorizavam-se os "dons artísticos". Na música, o principal representante do canto orfeônico foi o compositor Heitor Villa-Lobos, que transformou a aula de música numa teoria musical. Contribuiu de forma significativa para a valorização da diversidade cultural da música. Disserte sobre o que Heitor Villa Lobos fez no período de 1905 a 1912 para ampliar seu conhecimentos.
	Resposta Esperada:
Villa-Lobos fez viagens pelo norte e nordeste do país, famosos pela riqueza cultural. Nessas viagens ele se  impressionou com as cantigas de roda, os repentistas e os instrumentos musicais das regiões.
Tudo isso resultou em uma coletânea de canções folclóricas e essas começaram a ser usadas para a educação musical nas escolas. No entanto, alguns críticos consideravam as músicas modernos demais para a época, mas com o passar do tempo, com a divulgação das músicas no Rio e São Paulo, começou  a ganhar prestígio.

Continue navegando