Buscar

2ª Avaliação de Fisiologia Vegetal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Explique o mecanismo de ação dos herbicidas Paraquat e Diquat.
 RESPOSTA: O Paraquat e o Diquat agem na presença de luz, desidratando todas as partes verdes das plantas, nas quais entram em contato. Estes herbicidas agem no fotossistema 1 (FSI). Os elétrons livres do fotossistema 1 reagem com o íon do Paraquat e/ou com o íon do Diquat, resultando na forma de radical livre. O oxigênio rapidamente reconverte esse radical e nesse processo produz superóxido, altamente reativo, que ataca os ácidos graxos das membranas abrindo e desidratando as membranas e tecidos das células. O íon do Paraquat e/ou com o íons do Diquat se recicla produzindo maiores quantidades de superóxido até que os suprimento de elétrons livres cesse. 
2- A Rubisco funciona também como oxigenase, no entanto para que a eficiência da carboxilação ocorra os seguintes fatores podem influenciar, EXCETO: 
Resposta: Da baixa disponibilidade de CO2 nos espaços intercelulares da folha
3- Como a temperatura afeta a taxa respiratório dos frutos?
Resposta: com baixas temperaturas a taxa respiratória diminui e com temperaturas elevadas a taxa de respiração aumenta e acelera o amadurecimento dos frutos. Nos frutos não climatéricos, a partir que o fruto amadurece a taxa respiratória diminui. Nos frutos climatéricos ocorre um pico da taxa de respiração no final da maturação. 
4- Tem-se discutido muito sobre a emissão de CO2 na atmosfera em decorrência da atividade humana. Como ficaria o comportamento das plantas C3 e C4 sobre esta elevação da concentração de CO2
Resposta: no caso da planta C3 quanto mais CO2 disponível maior será a taxa fotossintética e a planta C4 com pouco CO2 ela já possui alta taxa fotossintética, devido a elevada eficiência da fixação carbônica. 
5- A fotossíntese é um processo que ocorre em duas etapas. Explique por quê não seria absolutamente correto chama-las de "Fase Clara e de Fase Escura”? 
Resposta: A etapa bioquímica da fotossíntese não precisa necessariamente ocorrer no escuro, mas pode ocorrer mesmo na ausência de luz e também a etapa bioquímica depende diretamente dos produtos da etapa fotoquímica (ATP, NADPH). Todos os processos da fotossíntese são dependentes de luz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais