Buscar

Osmose e Concentração Osmótica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Osmose é a passagem de solvente (geralmente a água) por uma membrana semipermeável para um meio mais concentrado. Já a pressão osmótica é a pressão que deve ser exercida sobre um sistema para evitar que a osmose ocorra. Quanto mais concentrada for a solução ou quanto maior for a diferença de concentração entre as duas soluções que estão separadas por uma membrana semipermeável, maior será a pressão osmótica que deverá ser exercida para que a osmose não ocorra.
Concentração Osmótica, antes conhecida como Osmolaridade é a medida de concentração de soluto, definida como o número de Osmoles (Osm) de soluto por litro de solução (Osm/L). A osmolaridade de uma solução geralmente é expressa como Osm/L (Osmolar). Enquanto a Molaridade é a quantidade de moles de soluto por unidade da solução, osmolaridade é a quantidade de Osmoles (ou Osm) de partículas de soluto por unidade de volume da solução.
Tonicidade: capacidade de uma solução de reduzir ou aumentar o volume celular
· Se o fluido extracelular tem osmolaridade menor do que o fluido dentro da célula, ele será hipotônico — hipo significa menos que — em relação à célula, e o fluxo resultante de água será para dentro da célula.
· No caso contrário, se o fluido extracelular tem uma osmolaridade maior do que o citoplasma da célula, ele será hipertônico — hiper significa maior do que — em relação à célula e a água deixará a célula para a região de maior concentração de soluto.
· Numa solução isotônica — iso significa igual — o fluido extracelular tem a mesma osmolaridade que a célula, e não haverá movimento resultante da água para dentro ou fora da célula.

Outros materiais