Buscar

Guerra das Duas Rosas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Guerra das duas rosas
Na Inglaterra
O que foi
Saída da Inglaterra na idade média entrando na Idade Moderna. 
Foi um conflito ocorrido na Inglaterra, se caracterizando pela disputa do trono entre a família Iorque, que era representada pela rosa branca, e a família Lancaster, que era representado pela rosa vermelha. Ambas eram ramos da família Plantageneta, que governava a Inglaterra desde o século XII
Foi uma consequência direta da perda da Inglaterra para a França na Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Com o rei Henrique VI, da família Lancaster sendo considerado fraco para governar, sendo influenciado na maioria das vezes por sua esposa, a rainha Margaria de Anjou. (Por isso, a família Iorque pedia a renúncia do rei Henrique VI, por considera-lo fraco, após ter sido derrotado pela França)
Ricardo, Duque de Iorque pede a renúncia de Henrique, que reagiu enviando exércitos na batalha de Aint Albas. Porem, ele foi capturado por um aliado dos Iorques (Earl Warwick).
Ricardo passa a governar a Inglaterra, mas é assassinado na Batalha de Wekefield em 1460 e seu filho Eduardo IV se tornou rei, mesmo após a fuga de Henrique VI do cárcere. 
Em 1465, Eduardo IV consegue capturar novamente Henrique VI, porem ele escapa de novo com a ajuda de Earl Warwick, que foi aliado dos Iorques, mas passou a apoiar os Lancasters por divergências com Carlos IV. 
Capturado pela terceira vez, Henrique morre em 1471 na Torre de Londres. 
Em 1483, Eduardo IV faleceu deixando o trono para seu filho Eduardo V, de 12 anos, mas que não foi coroado, pois seu tio Ricardo III era quem governava diretamente por ele e o capturou, o prendeu na Torre de Londres, onde possivelmente foi morto. 
A família Lancaster passa a apoiar outra família para conseguir chegar ao poder. Apoiando Henrique Tudor que vivia na Bretanha (oeste francês), que organizou um exército e invadiu a Inglaterra, derrubando Ricardo III.
Henrique Tudor passa a ser coroado Henrique VII, se casa com Isabel de Iorque, filha mais velha de Eduardo IV. Com isso, houve uma aproximação entre as duas casas (Iorque e Lancaster) em conflito, unificando as rosas e iniciando a Dinastia Tudor no poder.
Consequências
A Guerra das Duas Rosas enfraqueceu o poder da nobreza feudal, já que o rei passou a ter uma participação maior no governo, além de formar o seu exército profissional resultando na formação do Estado Nacional Inglês.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais