Buscar

Avaliação Final (objetiva) Comércio Exterior

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648872) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os blocos econômicos são formados com a união de países, tendo como objetivo principal o fortalecimento do comércio entre eles, resultando na melhora de vida de seus habitantes através da geração de renda e proporcionando o desenvolvimento destes países onde ocorre a intensificação do comércio nos respectivos blocos. Os blocos econômicos se distinguem em conformidade com os acordos estabelecidos entre os países-membros de cada bloco, sendo eles: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Econômica e Política. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Zona de Livre Comércio consiste na eliminação ou redução das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países integrantes do bloco, sendo a primeira fase de formação de um bloco.
(    ) O Mercado Comum envolve a livre circulação de produtos, bens, pessoas, capital e trabalho; desta forma, os habitantes de um país podem trabalhar em outro país do bloco como cidadão legalizado.
(    ) A União Aduaneira é a terceira etapa da formação de um bloco. Nessa etapa, é estabelecida a redução ou a eliminação das alíquotas do imposto de importação. Não permite a livre circulação de países-membros e o bloco tem uma única política tarifária para todos os países pertencentes ao bloco.
(    ) Na etapa da União Econômica e Política, os países buscam padronizar suas legislações e suas políticas econômicas, como a legislação trabalhista e de defesa do consumidor, e estabelecer um banco central como também uma moeda única.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	A carta de crédito, também conhecida por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador. É um instrumento emitido por um banco (o banco emitente), a pedido de um cliente (o tomador do crédito). De conformidade com instruções deste, o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro (o beneficiário), contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e as condições do crédito sejam cumpridos. Caso haja discrepância na carta de crédito, quais são as alternativas que o exportador/importador podem seguir no momento de realizar o processo de exportação?
FONTE: Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/174>. Acesso em: 24 fev. 2017.
	 a)
	O exportador e/ou importador podem sofrer um processo judicial pelo banco emissor.
	 b)
	A carta de crédito se torna nula.
	 c)
	O detentor da carta de crédito tem um prazo de vinte dias para a sua retificação.
	 d)
	Podem solicitar uma emenda que terá validade se for aceita por todas as partes.
	3.
	Consideram-se capitais estrangeiros para os efeitos da Lei n° 4.131 os bens, as máquinas e os equipamentos ingressados no Brasil que sejam destinados à produção de bens ou serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários introduzidos no país para aplicação em atividades econômicas. Em ambas as hipóteses, o referido capital deve pertencer a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. É assegurado ao capital estrangeiro tratamento jurídico idêntico ao capital nacional, proibida qualquer discriminação não prevista em lei. Há disposições que devem ser observadas com relação a investimentos estrangeiros em setores específicos da economia, como é o caso dos investimentos em instituições financeiras, em energia nuclear, propriedade e administração de jornais, revistas e demais publicações, assim como em redes de rádio e televisão, entre outros. No Brasil, temos alguns canais principais que são responsáveis pela entrada de capitais estrangeiros. Sobre as principais formas de entrada de capital estrangeiro em nosso país, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Importação de bens sem cobertura cambial.
II- Negociação de derivativos com os fundos de investimentos.
III- Investimento em moeda.
IV- Mercado de capitais.
V- Investimentos compensatórios.
VI- Conversão de créditos externos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F - F - F.
	4.
	Uma das modalidades de pagamento na exportação para o sucesso de uma negociação internacional é a forma de pagamento. Como nem sempre os resultados ocorrem conforme o planejado, é preciso que o exportador tome alguns cuidados e promova uma detalhada avaliação cadastral do seu potencial importador, visando obter informações sobre a sua idoneidade financeira e econômica. Mesmo assim, é preciso também que seja negociada uma modalidade de pagamento que ofereça o mínimo de risco ao negócio. A seleção da forma ideal de receber as divisas da exportação vai depender de uma série de variáveis, entre eles, os valores da transação comercial, a regras cambiais vigentes, o custo operacional da transação bancária, o grau de confiança entre as partes envolvidas, a agilidade necessária na documentação e principalmente pelo poder de barganha de cada um dos envolvidos. Assim, a carta de crédito é uma modalidade de pagamento muito utilizada, devido às garantias oferecidas tanto ao exportador, como para o importador. Sobre a carta de crédito, analise as sentenças a seguir:
I- Quando uma cláusula não for cumprida, por parte do exportador, o importador poderá negar o pagamento.
II- A carta de crédito é irrevogável.
III- Esta modalidade oferece somente garantias ao exportador.
IV- Quando houver discrepância na carta de crédito, as partes poderão fazer uma emenda.
Assinale a alternativa CORRETA:    
FONTE: Disponível em: <http://www.comexblog.com.br/exportacao/as-modalidades-de-pagamento-na-exportacao/>. Acesso em: 26 jan. 2017.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	A OMC é uma organização internacional, de caráter jurídico própria, atuando na fiscalização e na regulamentação do comércio internacional. Nos dias atuais, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 162 países membros (inclusive o Brasil), esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais. Todas as decisões devem ser tomadas por consenso; caso contrário, não terá validade. Ele funciona como foro para negociações, tendo como funções: solucionar os conflitos e divergência entre países; gerenciar acordos comerciais e supervisionar os cumprimentos desses acordos. Sobre os objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas a seguir:
I- Supervisionar o comércio internacional, propondo ações que extingam os obstáculos ao livre comércio internacional de bens e serviços.
II- Propor ações políticas facilitadoras da integração entre os povos por meio de uma única identidade cultural.
III- Aplicar penalidades para os países que desrespeitam os acordos multilaterais de comércio e excluir o responsável do bloco.
IV- Promover feiras e missões comerciais entre ospaíses para incrementar o comércio entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	6.
	Países com tributação favorecida e regimes fiscais privilegiados, também chamados de paraísos fiscais, possuem características diferenciadas dos centros financeiros convencionais. Países como Suíça, Panamá e Bahamas são os paraísos fiscais mais conhecidos. Sobre as características dos paraísos fiscais, analise as seguintes sentenças:
I- Operações financeiras com isenção fiscal.
II- Não necessita converter o valor depositado para a moeda em vigência no país.
III- Operações financeiras.
IV- Pouca burocracia e interferência governamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Entre as etapas de precificação, devemos conhecer, inicialmente, as especificações técnicas financeiras e comerciais envolvidas, possibilitando a identificação das variáveis acerca do bem ou serviço a ser precificado. Após o pleno entendimentos dessas variáveis, fazemos uma análise destas e estabelecemos o preço a ser ofertado aos possíveis clientes. Os fluxos iniciais de precificação de análise na formação de preços são identificados como entendimento do bem ou serviço, identificação das variáveis de análise, análise das variáveis do bem ou serviço e a formação do preço de venda, de acordo com a figura anexa. Nesse sentido, para efetivar a relação do produto ou serviço com suas respectivas variáveis, analise as sentenças a seguir:
I- (VC) - Apresenta umas das principais perspectivas na formação do preço de venda, pois é encontrado no ambiente externo como clientes, concorrência e fornecedores, entre outros.
II- (VM) - Conjunto de características relacionadas aos aspectos econômicos financeiros dos produtos ou serviços, onde o processo de preço está em desenvolvimento e está relacionado ao câmbio, políticas de crédito, oferta e demanda, entre outros.
III- (VE) - Está composto pelas variáveis relacionadas à análise e à gestão dos gastos operacionais e à produção de bens e serviços.
IV- (VST) - São as variáveis relacionadas ao posicionamento societário e tributário das empresas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CRUZ, June A.W. et al. Formação de Preços. 1ª ed.  Curitiba: Intersaberes, 2012.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Anexos:
Precificação
	8.
	A Câmara de Comércio Internacional, com a finalidade de padronizar os negócios internacionais, criou os Incoterms (International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio). São direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições. Eles auxiliam nas negociações comerciais internacionais que uniformizam a linguagem internacional no que diz respeito às responsabilidades e aos custos de entrega dessa mercadoria. Qual a definição do termo Incoterms?
FONTE: Adaptado de: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2015/24_cst_logistica.pdf>. Acesso em: 21 out. 2016.
	 a)
	São regras contratuais, fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, que estipulam com exatidão o valor do preço, transportes, seguros e despachantes negociados entre ambas as partes.
	 b)
	Os Termos Internacionais definem as responsabilidades de custos e vendas entre importador e exportador perante a comercialização de produtos e serviços destinados a outros países, facilitando assim o desembaraço e a fiscalização aduaneira.
	 c)
	Termos utilizados e acordados dentro de uma estrutura de compra e venda internacional, a fim de dividir, entre as partes, os custos e os riscos das tarefas necessárias para o deslocamento de mercadoria negociada.
	 d)
	As condições de vendas internacionais, ou Incoterms, definem normas padronizadas que regulam as transações internacionais, proporcionado ao exportador e ao importador segurança na liquidez e rapidez na entrega da mercadoria.
	9.
	Países com tributação favorecida e regimes fiscais privilegiados, também chamados de paraísos fiscais, possuem características diferenciadas dos centros financeiros convencionais. Países como Suíça, Panamá e Bahamas são os paraísos fiscais mais conhecidos. Sobre as características dos paraísos fiscais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Operações financeiras com isenção fiscal.
(    ) Não necessita converter o valor depositado para a moeda em vigência no país.
(    ) Operações financeiras sem isenção fiscal.
(    ) Pouca burocracia e interferência governamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O acordo Mercosul foi formalizado na última década do século passado, constituído no Tratado de Assunção, no ano de 1991. Os países signatários do acordo foram o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. O Mercosul, atualmente, conta com cinco países-membros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o estágio atual de integração do Mercosul:
	 a)
	Zona de preferência comercial.
	 b)
	Mercado comum.
	 c)
	União aduaneira.
	 d)
	Área de livre comércio.
	11.
	(ENADE 2018) Uma empresa do segmento de decoração participou de uma feira técnica na cidade de São Paulo e lá prospectou diversos fornecedores, do exterior, de produtos interessantes para seu negócio. Logo após o término da feira, o comprador dessa empresa recebeu vários orçamentos com preços bem competitivos. Dado que a empresa ainda não participa do comércio exterior, desconhece a sistemática que envolve a importação de produtos. Em suas pesquisas, esse futuro importador deparou com o fluxo da Declaração da Importação (DI), no site da Receita Federal, reproduzido parcialmente na figura anexa. A partir dessa situação e do fluxo mostrado na figura, acerca dos procedimentos padrão que deverão ser do conhecimento do comprador, no caso de cada canal de parametrização apresentado (verde, amarelo, vermelho e cinza), avalie as afirmações a seguir:
I- Se o Siscomex parametrizar em canal amarelo, será realizada a análise documental, e a avaliação física da mercadoria somente será feita se houver indícios de fraude tributária.
II- Na parametrização em canal vermelho, a mercadoria será verificada fisicamente por um auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, e os documentos serão analisados à luz da legislação pertinente.
III- Se o processo de importação for parametrizado em canal verde, sinaliza-se que a mercadoria passará por análise documental do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e será dispensada sua verificação física.
IV- A parametrização de canal cinza refere-se a situações esporádicas no processo de importação que ocorrem em caso de denúncias dos exportadores e, nesse caso, uma multa é gerada automaticamente para o CNPJ do importador.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, III e IV.
	 b)
	III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II.
Anexos:
Canais de parametrização
	12.
	(ENADE 2018) O comércio internacional requer atenção a fatores que o tornam diferente do mercado doméstico, tais como: longas distâncias, variações de ordem monetária, natureza do mercado e alterações de ordem legal. Para atender às necessidades do exportador e do importador e minimizar os riscos de uma transação comercial no nível internacional, foram criadas formas de pagamento. A modalidade de pagamento deve estar expressa em contrato internacional e, antes de se defini-la, deve-se levar em consideração os riscos tanto para o importador quanto para o exportador. Acerca da modalidade de pagamento denominada crédito documentário,avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O crédito documentário, que oferece garantias tanto para o exportador quanto para o importador, é considerado a forma de pagamento mais segura no comércio internacional.
PORQUE
II- O crédito documentário é uma ordem de pagamento condicionada, ou seja, o exportador só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes