Buscar

avaliação III Práticas de Mecânica dos Fluídos (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Práticas de Mecânica dos Fluídos (19048)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656573) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26141137
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A força de flutuação ou empuxo, que também é conhecido como Princípio de Arquimedes, é a força exercida por um fluido sobre um objeto submerso ou flutuante, apresentando direção vertical e sentido para cima. Com base nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se um corpo tem a massa específica menor do que a massa específica do fluido, o corpo afundará.
	 b)
	Se um corpo tem a massa específica maior do que a massa específica do fluido, o corpo ficará suspenso (neutralmente flutuante).
	 c)
	Se um corpo tem a massa específica maior do que a massa específica do fluido, o corpo flutuará.
	 d)
	Se um corpo tem a massa específica menor do que a massa específica do fluido, o corpo flutuará.
	2.
	O matemático holandês Simon Stevin (1548-1620) publicou em 1586 o princípio físico fundamental da estática dos fluidos, utilizado nos cálculos da manometria. A figura a seguir apresenta este princípio ilustrado no tanque de geometria irregular contendo água e mercúrio. Com base nesses conceitos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A pressão do fluido no ponto "H" do tanque é menor do que a pressão nos pontos "D" e "E".
PORQUE
II- Quanto maior for a profundidade do líquido, menor será sua pressão manométrica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
	3.
	As bombas dinâmicas operam transferindo energia cinética de um impelidor ou rotor para o fluido. Uma parte dessa energia é convertida em energia de pressão na saída da máquina hidráulica. As bombas centrífugas são o tipo mais comum e mais utilizado de bombas dinâmicas. Com base no princípio de operação e características de bombas centrífugas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aumento de energia cinética do líquido se dá em um sentido, das extremidades das palhetas do rotor para o centro do rotor.
	 b)
	O tipo de rotor usado na bomba centrífuga não depende das características e do tipo de líquido a ser escoado.
	 c)
	O rotor da bomba centrífuga é o dispositivo mecânico que comunica aceleração ao líquido, transformando a energia mecânica (movimento de rotação) em energia cinética ao líquido.
	 d)
	A carcaça de uma bomba centrífuga possui um difusor, que tem objetivo de aumentar a velocidade do fluido na saída da bomba.
	4.
	Para o escoamento através de tubos não circulares, o número de Reynolds se baseia no diâmetro hidráulico. No caso de um tubo com área de seção circular, o diâmetro hidráulico é o próprio diâmetro do tubo, conforme ilustra a figura a seguir. O cálculo do valor de diâmetro hidráulico envolve a área de seção transversal do tubo e o seu perímetro molhado (considerando apenas as superfícies em contato com o fluido). Para um duto quadrado com área de seção transversal igual a 4096 cm², calcule qual deve ser o valor de perímetro molhado de um tubo circular com diâmetro hidráulico equivalente ao duto quadrado e assinale a alternativa CORRETA:
Utilize pi=3,1416.
	
	 a)
	100,5312 cm.
	 b)
	100,5312 m.
	 c)
	32 cm.
	 d)
	32 mm.
	5.
	A equação de Bernoulli pode ser aplicada para descrever o balanço de energias mecânicas em um escoamento de fluido em regime permanente. A partir de um somatório da energia potencial, energia cinética e energia de fluxo de um fluido, é possível determinar a sua carga hidráulica de escoamento. Com base no balanço de energia mecânica aplicado ao escoamento em regime permanente de um fluido e nas formas de apresentação da equação de Bernoulli, faça uma análise dimensional das equações apresentadas e associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Essa forma da equação de Bernoulli apresenta os termos de energia mecânica na unidade de pressão, por exemplo, "Pascal".
II- Essa forma da equação de Bernoulli apresenta os termos de energia mecânica na unidade de comprimento, por exemplo, "metro".
III- Essa forma da equação de Bernoulli apresenta os termos de energia mecânica na unidade de energia por massa, por exemplo, "J/kg".
	
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	A água escoa em um tubo de 15 cm de diâmetro, a uma velocidade de 1,8 m/s. Se a perda de carga total ao longo do tubo é estimada como 16 m, qual é a potência de bombeamento útil necessária para superar essa perda de carga?
	
	 a)
	5,95 kW.
	 b)
	4,98 kW.
	 c)
	3,77 kW.
	 d)
	3,22 kW.
	7.
	O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo. Com base no diagrama de Moody apresentado no anexo, analise as sentenças a seguir:
I- Para escoamentos laminares, com número de Reynolds menor que 2.000, o fator de atrito de Darcy não depende da rugosidade relativa do tubo.
II- Para escoamentos turbulentos, com número de Reynolds maior que 10.000, o fator de atrito de Darcy não depende da rugosidade relativa do tubo.
III- Para tubos lisos, com rugosidade relativa nula, o fator de atrito de Darcy é igual a zero para qualquer valor de número de Reynolds.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Anexos:
	8.
	Quando um fluido se move em relação a um sólido ou quando dois fluidos se movem um em relação ao outro, temos a influência de uma propriedade importante dos fluidos chamada viscosidade. Sobre o que expressa a viscosidade de um fluido, analise as sentenças a seguir:
I- Representa a força interna de um fluido que promove o seu movimento.
II- Representa a resistência interna de um fluido ao movimento.
III- Representa a velocidade constante de escoamento de um fluido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo. Com base nesse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A rugosidade da superfície interna das tubulações disponíveis comercialmente não é uniforme ao longo do comprimento do tubo.
PORQUE
II- A rugosidade das tubulações depende exclusivamente do tipo de fluido que está escoando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
	10.
	Qualquer característica de um sistema é chamada de propriedade, para qual um valor numérico pode ser admitido. Uma propriedade do sistema pode ser intensiva ou extensiva. As propriedades intensivas independem da massa do sistema, podendo variar com a posição e com o tempo. Já as propriedades extensivas dependem do tamanho ou extensão do sistema, podendo variar somente com o tempo. Com base nesse conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
(    ) Um volume de 10 m³ indica uma propriedade extensiva do sistema.
(    ) 30 J de energia cinética é um exemplo de propriedade extensiva do sistema.
(    ) A pressão de um sistema é um exemplo de propriedade intensiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais