Buscar

Questões Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões Psicologia Aluna: Paula Isabelly Freire Moreira 
1. Qual o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento?
 É o desenvolvimento humano desde o nascimento até a sua vida adulta em todos seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
2. O que é desenvolvimento humano?
 Refere ao crescimento orgânico juntamente com o desenvolvimento mental que abrange o aparecimento progressivo de estruturas mentais, estão são formas de organizações das atividades mentais que vão se aperfeiçoando até todas elas estarem plenamente desenvolvidas.
3. Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois
motivos.
 Para conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar alguém.
4. Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento? Caracterize
cada um deles.
 Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
 Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
 Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
 Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.
5. Quais são os aspectos do desenvolvimento humano? Caracterize cada
um deles 
 Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.
 Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 3 anos que usa uma cadeira para alcançar algo que está alto.
 Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: O constrangimento/vergonha que sentimos em algumas situações.
 Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.
. Qual a relação entre eles?
Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.
6. Quais são os períodos do desenvolvimento, segundo Jean Piaget?
 Sensório-motor - de 0 a 2 anos. 
 Pré-operatório - 2 a 7 anos. 
 Operatório-concreto: 7 a 11/12 anos. 
 Operatório formal: 11/12 anos em diante.
7. Quais são as principais características dos períodos:
 Sensório-motor - A criança é movida por reflexos e pela percepção, esses reflexos vão sendo melhorados com o passar do tempo, em meio dos cinco meses já consegue coordenar alguns movimentos das mãos e olhos e pegar objetos, no final desse estagio a criança é capaz de usar um objeto de meio para atingir outro objeto, nessa fase a ênfase maior é o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico que permite obter essas características da fase.
 Pré-operatório - Onde ocorre a iniciação da criança no aprendizado da linguagem, através da linguagem a criança começa a exteriorizar sua vida interior, assim a criança já antecipa o que vai fazer e tem a possibilidade de corrigir ações futuras. Com a linguagem também o desenvolvimento do pensamento acelera, no começo do estágio a objetividade é excluída onde seus desejos e fantasias são transformados em real. Já no final do estágio procura a causa e a finalidade das coisas (fase dos porquês). É importante ressaltar a refinação das condições motoras já desenvolvidas e o egocentrismo intelectual que a criança apresenta, e a incapacidade de reversibilidade.
 Das operações concretas - Superando o egocentrismo da fase anterior através da iniciação do raciocínio logico, essa fase é caracterizada pela nova capacidade mental: as operações; em outras palavras, ela consegue realizar uma ação física ou mental e revertê-la. Exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos concretos; estabelecer relações de começo meio e fim; sequenciar ideias ou eventos;
 Das operações formais - É a passagem do pensamento através de algo concreto para o pensamento formal, abstrato exercendo suas operações no plano de ideias. Gera a capacidade de reflexão, o que permite criar suas próprias conclusões e teorias e submeter o mundo real a elas. Atinge o equilíbrio entre o mundo real e o pensamento, onde entende que a reflexão antes da ação no mundo real é importante.
8. Onde estão as origens das formas superiores de comportamento
consciente do homem, na visão de Vigotski?
 Para Vygotsky essa forma superior de comportamento consciente do homem que o diferencia dos demais animais é devido às relações sociais que o homem mantém. Por vê-lo como o ser humano como um ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e essas ações são transformados para constituírem o funcionamento do plano interno.
9. Quais os três aspectos básicos da visão de desenvolvimento infantil de
Vigotski?
 O aspecto instrumental: esse aspecto enfatiza a utilização de um objeto para qual alteramos seu sentido e usamos isso como justificativa para certo tipo de comportamento.
 O aspecto cultural: é a estrutura do meio social que forma a organização das tarefas, tipos de instrumentos tanto mentais como físicos que a criança dispõe.
 O aspecto histórico: Se funde ao cultural, pois ao longo da história o homem criou e modificou instrumentos para manipular seu meio e seu próprio comportamento.
10. Como você compreendeu o processo de internalização e qual a sua
importância no desenvolvimento humano?
 É a transformação de uma atividade externa (dependente de algo externo) em uma atividade interna (independente de algo externo), esse conceito é fundamental para o desenvolvimento do pensamento abstrato e formal.
11. O que são os planos interpsíquico e intrapsíquico e como estão
pensados na teoria de Vigotski?
 Os planos Inter psíquicos são obtidos através da interação das pessoas, onde através da mediação dos adultos é que os processos psicológicos mais complexos tomam forma. Já o intrapsíquico é quando estes mesmos processos já começam a ser realizados dentro das próprias crianças e ocorre à medida que eles crescem. É através dessa interiorização dos meios de operação das informações que a natureza social das pessoas se tornou sua natureza psicológica.
12. Quais as relações entre Vigotski e Piaget?
 Os dois acreditavam que o conhecimento era como adaptação e uma construção individual e concordava que a aprendizagem e o desenvolvimento são autorregulados que não ocorre de maneira automática, mas sim de maneira participativa. Também se preocupavam com o desenvolvimento intelectual, porém cada um segue rumo diferente, enquanto Piaget se interessava pelo conhecimento construído, fazendo da teoria um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky era interessado em como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

Continue navegando