Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Administração. 
Disciplina: Administração da produção II. 
Semestre: 6° Semestre 2020/2.
Prova: AAE- P2
Professor: Esp. Euclides Maranho e M.sc. Josimar Crespan. 
ORIENTAÇÕES.
· A avaliação AAE P2 refere-se ao conteúdo das aulas 05 a 08 - Valor da prova: 10,0.
· Nas questões de múltipla escolha, somente contém UMA alternativa correta a ser marcada. 
· Preencher o gabarito com as alternativas abaixo.
GABARITO
]
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	1,00
	1,00
	1,00
	1,00
	1,00
	1,00
	1,00
	
	
	
	
	
	
	
AVALIAÇÃO AAE-P2
1ª Questão – A Cadeia Produtiva é o conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos básicos até o produto final, incluindo distribuição e comercialização, constituindo-se em segmentos (elos) de uma corrente. O uso do conceito de cadeia produtiva permite, entre outros: visualizar a cadeia de modo integral; identificar debilidades e potencialidades nos elos; motivar articulação solidária dos elos; identificar gargalos, elos faltantes e estrangulamentos; identificar os elos dinâmicos, em adição à compreensão dos mercados, que trazem movimento às transações na cadeia produtiva; maximizar a eficácia político-administrativa por meio do consenso em torno dos agentes envolvidos; identificar fatores e condicionantes da competitividade em cada segmento. Uma cadeia produtiva pode ser segmentada, de jusante a montante, em três macrossegmentos. Em muitos casos práticos os limites dessa divisão não são facilmente identificáveis. Além disso, tal divisão pode variar muito segundo o tipo de produto e conforme o objetivo da análise. Com a definição do conceito de cadeias produtivas e a forma em que pode ser promovida cite e comente os macrosegmentos que esta segmentada. (Valor 1,0 ponto).
2ª Questão – As técnicas básicas do JIT formam a preparação básica para a organização e para seus funcionários e são fundamentais na implementação do processo e de acordo com os princípios do JIT. A mão de obra tem um papel fundamental para o sucesso do processo JIT e atua diretamente no processo de produção, sendo a principal responsável pela garantia de qualidade. Com base nesta afirmação, defina o termo JUST IN TIME e sua principal finalidade. (Valor 1,0 ponto).
3ª Questão - A qualidade é uma síntese de várias características que um produto apresenta, cuja avaliação pode ser subjetiva ou objetiva de forma a distinguir os produtos e serviços para que se possa atribuir a eles graus diferentes de perfeição e excelência. A presença de características específicas, precisa estarem na medida correta de forma que as necessidades e expectativas dos consumidores sejam plenamente atendidas. Com relação às características que moldam a qualidade de um produto, GARVIN (1992), propôs 8 dimensões da qualidade. Cite e comente 4 destas dimensões. (Valor 1,0 ponto).
4ª Questão – O Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Entre as características importantes do Just in Time, podemos identificar: (Valor 1,0 ponto). 
(A) É uma das características evidentes de uma operação produtiva e bem controlada; 
(B) Consiste basicamente no esforço para a eliminação de todos os desperdícios que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva; 
(C) Possibilita a organização do arranjo físico segundo a característica da demanda; 
(D) Permite a manutenção de estoques de segurança. 
5ª Questão – Estratégias de produção genéricas são abordagens comuns para organizar a produção que tem sido observada, por serem utilizadas em diferentes tipos de organização, podendo ser agrupadas em termos de estratégias similares ou por elementos comuns. Basicamente, os autores apontam quatro grupos de estratégias para produção genérica. Marque qual a melhor opção: (Valor 1,0 ponto).
(A) Dispersão, oferta e inercia.
(B) Planejamento, inovação e controle.
(C) Estratégias mantenedoras, reorganizadoras e inovadoras.
(D) Planejamento, inovação e estratégias mantenedoras.
6ª Questão – A qualidade do produto é uma síntese de várias características que o mesmo apresenta que pode ser obtida adotando-se padrões determinados. O Melhoramento Contínuo na sua essência é um processo que, uma vez que é iniciado, se torna os resultados em ganhos aditivos e principalmente acumulativos na qualidade. Com base no que foi ministrado em aula e nas informações acima, podemos definir como critérios a serem adotados como prática de qualidade a(s) seguinte(s) afirmações: 
I - Qualidade do projeto e do processo do produto, qualidade dos serviços associados ao produto e qualidade de conformação.
II - Qualidade do projeto e do processo do produto;
III - Qualidade dos serviços associados ao produto; 
IV - Essência ou propriedade inerente dos produtos e serviços; 
Está CORRETA apenas a afirmativa (valor 1,0 ponto).
(A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I, II e III.
7ª Questão – Na cadeia produtiva do Frango, as operações podem ser classificadas, segundo seu conteúdo tecnológico, em três classes. Marque a opção correta. (Valor 1,0 ponto).
(A) Tecnologias de base, chave e emergentes.
(B) Comercialização, industrialização e produção de matérias primas.
(C) Análise do mercado, estrutura do mercado e demandas crescentes.
(D) Formação de preços, produção de matérias primas e vendas.
8ª Questão - A autonomia do sistema JIT permite o setor de produção organizar as atividades de acordo com o mix de produção. Essas atividades poder ser as seguintes: (Valor 1,0 ponto).
(A) Autoridade de parar a linha de produção e resolução dos problemas.
(B) Acompanhar a produção de acordo com a alta de demanda.
(C) Inserir dados de pesquisa.
(D) Retirar maquina com problemas.
9ª Questão – Em uma simples abordagem, temos a visão de cadeia produtiva do frango como fundamental para os segmentos dos produtos e responsáveis pela tomada de decisão a tratar da questão de acesso a insumos e mercados na abordagem das atividades produtivas. Marque a opção correta abaixo, que melhor represente a visão de cadeia de produção. (Valor 1,0 ponto).
(A) A cadeia produtiva do frango é um conjunto de ações econômicas independentes por causa da matéria prima milho. 
(B) A cadeia produtiva não trata de relações produtivas e financeiras, mas apenas do social. 
(C) A cadeia agroindustrial prevalece sobre a cadeia agropecuária por gerar mais lucros e dividendos. 
(D) A cadeia de produção do frango é um conjunto de ações econômicas que valoram os meios de produção e as articulações operacionais. 
10ª Questão – O modelo Just in Time (JIT) pode ser considerado uma filosofia ou um método para o planejamento e controle de operações, que utiliza a programação para trás. Marque a opção que NÃO representa uma vantagem desse tipo de programação. (Valor 1,0 ponto).
(A) Redução de desperdícios.
(B) Exposição menor a riscos, redução de demanda.
(C) Flexibilidade maior para lidar com restrições de fornecimento.
(D) Ganhos menores com matérias.
(E) Riscos menores de acúmulos de estoques. 
5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais