Buscar

prova Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:649080) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26247253
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com relação à compreensão dos usos da língua, da leitura, do estudo da gramática e textos, de acordo com os PCN, espera-se do aluno, ao concluir o Ensino Médio, algumas habilidades e competências em língua portuguesa. Sobre o que se espera do aluno ao concluir o Ensino Médio, analise as seguintes sentenças:
I- Conceber a gramática como disciplina estática.
II- Considerar as diferenças entre língua oral e escrita.
III- Distinguir textos, adequar a linguagem ao contexto.
IV- Identificar níveis de linguagem, analisar julgamentos e julgar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Sabe-se que, por volta das décadas de 50 e 60, no século XX, o ensino passou por grandes transformações e isso se deve, principalmente, pela abertura das escolas para todas as classes sociais. Com base nisso, o perfil dos estudantes sofreu alterações ao longo do tempo, fazendo com que houvesse heterogeneidade de classes em sala de aula. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Como houve aumento de estudantes em sala de aula, houve, também, a necessidade de aumento no número de professores.
	 b)
	Com a necessidade instaurada de novos professores, exigiu-se também que estes apresentassem uma boa qualificação.
	 c)
	Mesmo com as mudanças ocorridas no perfil do estudante e do docente, não houve alteração nos materiais didáticos.
	 d)
	A mudança no perfil dos estudantes acabou por promover uma mudança na forma de conceber o ensino de língua portuguesa.
	3.
	Hoje em dia, o ato de ler não deve ser considerado um mero efeito de decodificar e codificar os signos. O ato de ler supõe uma prática de letramento. Dito em outras palavras, saber ler é, além de uma exigência da sociedade moderna, uma dinâmica experiência existencial. Sobre o processo de codificação e decodificação versus letramento, analise as afirmativas a seguir:
I- O ensino da língua portuguesa estava durante muito tempo pautado na decoreba das regras e sua aplicação, por isso, tinha-se em mente apenas o processo de decodificar e codificar os signos.
II- Foi até a metade do século XV que a alfabetização estava associada à ideia de que apenas envolvia o desenvolvimento das habilidades de codificar e decodificar.
III- É considerado recente o termo letramento, que surgiu após diversos questionamentos sobre essa forma de estrutura e organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	Na história do ensino formal, podemos perceber que o professor era o detentor do conhecimento, ou seja, ele detinha o conteúdo e o transmitia aos alunos. O ensino era pautado pelas palavras transmissão e recepção, sendo que os alunos eram vistos como sujeitos passivos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No ensino formal, os conteúdos e a didática utilizada não podiam ser questionados.
(    ) No ensino formal, os alunos apenas reproduziam o que tinham visto em sala de aula.
(    ) No ensino formal, o currículo apresentava as disciplinas, que seguiam uma sequência de conteúdos interdisciplinares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	5.
	Se lembrarmos do nosso tempo de escola, quem sabe, teremos muito a contar sobre o ensino formal e a memorização. As capitais dos estados, na geografia, por exemplo, era um exercício de memorização que estava presente. Sendo assim, podemos afirmar que uma das grandes lástimas do ensino é o caráter enciclopédico e decorativo que ele pode assumir, pois ele pode causar desgosto e desânimo, afastando por longo tempo, talvez por uma vida toda, a pessoa da busca e do mundo fascinante que leva ao conhecimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A garantia de sucesso e aprovação possuía quem soubesse o assunto na ponta da língua o mais fielmente possível.
(    ) A garantia de sucesso possuía quem sabia reproduzir exatamente o que estava nos livros didáticos.
(    ) A garantia de sucesso possuía o aluno que conseguia assimilar e reproduzir o que o professor havia dito em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	A palavra currículo, de maneira simplista, significa curso a ser seguido. No entanto, várias questões filosóficas, sociais, culturais e ideológicas estão relacionadas a este termo. Com o decorrer do tempo, as concepções de currículo também sofreram alterações. A esse respeito, sobre a teoria tradicionalista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Considera o currículo um produto, um conjunto de conhecimentos a transmitir e que não podem ser questionados. De acordo com essa concepção, o ensino ocorre de forma mecanicista, desvinculado da realidade e sem considerar as experiências dos alunos.
	 b)
	Passou a considerar que dentro dos espaços educacionais também havia injustiças e desigualdade social. Assim, as relações de poder e as questões culturais deveriam ser levadas em conta ao selecionar os conteúdos. O currículo, nesta concepção, traduzia as ideologias que circulavam na sociedade em que ele estaria inserido.
	 c)
	Adota um viés multiculturalista, em que o currículo deve ter como base o reconhecimento das diversas realidades culturais, considerando o "outro" e seus elementos representacionais.
	 d)
	É influenciada pela teoria Taylor-fordista e busca a formação de "operários". A perspectiva do ensino era voltada para a instrumentalização para o trabalho e a escola de certa forma reproduzia o funcionamento da fábrica.
	7.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, analise as seguintes sentenças:
I- Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional.
II- O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita.
III- Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O mundo de hoje sofre muitas transformações todos os dias. São muitas as mudanças, novidades e inovações lançadas a todo o momento. Quando se fala em educação, podemos dizer que as mudanças obedecem a um ritmo mais lento. São vários os fatores que contribuem para tal afirmação. Com base no exposto, analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre o que contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento:
	 a)
	A inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino é o que desacelera o processo de mudança na educação.
	 b)
	Os salários dos profissionais da educação é o que mais contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento.
	 c)
	Os investimentos do governo demoram a chegar ao seu destino. Além disso, há diversos entraves burocráticos, sendo este um dos entraves para mudanças na educação.
	 d)
	A falta de formação continuada para os profissionais da educação
é o que mais contribui para o crescimento da qualidade da educação.
	9.
	Os estudos linguísticos são essenciais para que compreendamos a língua e o seu funcionamento entre os falantes que dela fazem uso. Apesar de a linguística ser uma ciência considerada nova, seus estudos remontam à Antiguidade. Assim, podemos afirmar que o papel do linguista é identificar o funcionamento da língua. Com base nos estudos linguísticos que iniciaram no Brasil na década de 1960, sabemos que a linguística trouxe à escola várias perspectivas sobre a língua. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por meio do estudo da estruturação da língua, em qualquer instância, descobriu-se o caráter social desta. Nessa época, o contexto envolvido na comunicação ainda não obtinha importância.
	 b)
	Baseados nos estudos da década de 1960, percebemos que não há mais discordância sobre o ensino da língua portuguesa. Gramáticos e linguistas corroboram para um ensino mais focado no uso da língua pelos falantes.
	 c)
	Com os estudos da década de 1960, houve a confirmação de que o modo como se ensinava a língua portuguesa nas escolas estava coerente com as pesquisas realizadas.
	 d)
	A língua é viva e dinâmica, sendo que as variações que ocorrem se devem a questões regionais, sociais, econômicas, de faixa etária e de sexo, dentre outras.
	10.
	O ensino pode ocorrer em diversas situações, sejam elas formais ou informais e os ambientes informais de ensino encontram-se por toda a parte. Alguns exemplos de ambientes informais seriam: um passeio entre amigos e/ou parentes com trocas de experiências e diversão, uma ida à praia com observação da natureza, enfim, toda situação que permite interagir com pessoas e/ou com o mundo que o cerca. Com base no ensino de língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por um período extenso de tempo, o ensino formal se restringia às palavras transmissão/recepção.
(    ) No século XX, o ensino se organizava de modo que o professor era o detentor do conhecimento e os alunos o recebiam passivamente.
(    ) Entre as décadas de 1970 e 1980, a memorização dos conteúdos era sinônimo de aprovação e sucesso nos estudos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - V - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais