A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Ética e Cidadania

Pré-visualização | Página 1 de 2

25877 . 5 - Ética e Cidadania - 20202.AB
Ética e Cidadania
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Pergunta 1
· 1/1
A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu. Além da crise de imigração, alguns países europeus também enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia que, sozinha, já recebeu em 2015 mais de 600 mil imigrantes. São consequências desse movimento migratório, EXCETO:
A) Vários acidentes no mar em embarcações precárias e excesso de pessoas.
B) Violência e mortes no trajeto de migração.
C) Boa recepção dos migrantes.
D) Aumento da xenofobia na Europa.
E) Aceitação total e irrestrita dos migrantes nos países europeus.
Resposta correta
Pergunta 2
· 1/1
Olhando mais de perto a questão de uma sociedade inclusiva e que entende os princípios da diversidade cultural, que considera a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência, constatamos que, ao longo da história da escola, houve a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique:
I. A convivência dentro da diversidade humana;
II. A eliminação de qualquer forma de discriminação;
III. A valorização de cada pessoa com sua individualidade;
IV. A classificação das pessoas em ações da vida social.
Estão corretas as complementações contidas em:
A) I e III apenas
B) I, II, III e IV.
C) II e IV apenas.
D) I, II e III apenas.
Resposta correta
E) III e IV apenas.
Pergunta 3 1/1
O conceito de raça atualmente deixou de ser biológico e passou a ser histórico, político e social. O preconceito se justifica pelas diferenças, que mesmo quando não existem naturalmente, são inventadas para dificultar o acesso dos diferentes aos espaços. As diferenças percebidas entre “nós” e os “outros” constituem o ponto de partida para a formação de diversos tipos de preconceitos, de práticas de discriminação e de construção das ideologias delas decorrentes.
Sobre o tema da diversidade étnica, pode-se afirmar que:
A) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.
B) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
Resposta correta
C) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
D) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
E) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
· Pergunta 4
· 1/1
Um dos maiores desafio da humanidade no século XXI é promover o enfrentamento dos conflitos originados das relações étnicas e raciais. Nos últimos vinte anos um cenário preocupante, relacionado ao crescimento de tais conflitos, tem nos chamado a atenção. Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo e em seguida, responda ao que se pede.
I. As relações étnico-raciais têm se constituído tema recorrente nos debates acadêmicos e educacionais, entretanto, discuti-las, sobretudo na educação básica consiste, ainda, numa tarefa complexa e extremamente difícil.
II. Uma das primeiras tarefas na escola que deseja trabalhar na perspectiva da diversidade é desconstruir o tão difundido mito da democracia racial, pois não há como se combater algo que não é concebido como um fato real e frequente no nosso cotidiano.
III. As formas de discriminação de qualquer natureza, não nascem na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações correntes na sociedade perpassam por ali.
Está correta a opção:
A) I, II, III.
Resposta correta
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas I.
E) Apenas I e II.
Pergunta 5
1/1
A cultura Afro-brasileira está presente em toda a nossa trajetória de formação de nação. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos e, após a abolição, a luta pelo reconhecimento na sociedade tem sido incessante. Nesse sentido, veja o contexto que essa charge explora:
BQ03_ETICA E CIDADANIA_07.PNG
Fonte: https://encrypted-bn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjwtAjNBvp48FUn2hw-sFdCOuVndhltj6e96y-cD5dkptjVdpdCQ
Partindo desse contexto, podemos afirmar:
I. Nesta charge está expresso que os negros ainda estão à margem da sociedade, submetendo-se a subempregos e estão distantes de oportunidades adequadas de emprego.
II. A charge procura demonstrar que a comunidade negra vem se integrando ao mercado de trabalho.
III. Não há o que comemorar no Dia da Consciência Negra: os brancos continuam com seus privilégios e direitos, os negros são marginalizados, não possuem muitas opções e continuam a servir os brancos em suas necessidades.
IV. Essa charge revela aspectos marcantes e assustadores da desigualdade social no Brasil: há negros que preferem o subemprego, pois são preguiçosos.
Está correta ou estão corretas:
A) Apenas I e II.
B) I, II, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I.
E) Apenas I e III.
Resposta correta
Pergunta 6
· 1/1
Conforme vimos em nossos estudos, nas organizações de ensino, o processo de ensinar e aprender sobre ética pode colaborar na regulação e garantia da qualidade nas relações humanas. Assim, a educação considera a ética como uma condição primordial para sua construção e evolução. Essa afirmativa encontra respaldo nas seguintes afirmativas.
I. A educação sempre implicará num processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano.
II. A educação se dará quando forem mobilizadas as potencialidades humanas de um ser biopsicossocial.
III. O ser humano haverá de ser tanto mais humanizado quanto puder avançar no desenvolvimento de suas potencialidades.
IV. A educação é entendida e exercida somente como um processo de acumulação de informações.
V. Um cabedal imenso de informações acrescenta valores maiores a um ser que deve se humanizar devidamente.
VI. O acúmulo de informações é muito mais um processo eletrônico, executado por máquinas, determinando a educabilidade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS:
A) I – II – III.
Resposta correta
B) III – IV – V.
C) IV – V – VI.
D) II – IV – VI.
E) I – III – V.
Pergunta 7
· 1/1
Refletir sobre gênero e etnia significa pensar na relação entre o eu e o outro, sendo ambos inclusos na sociedade e com os mesmos direitos e deveres perante as leis. Dessa forma, pensamos na diversidade cultural em que o Brasil se encontra, sendo ele um país com tantas diferenças socioculturais cujo seu olhar tem se destacado para essa nova fala, o respeito entre todos.O Brasil é um país de imensas desigualdades sociais, desigualdades que se estendem a diversos setores e que tem como principais vítimas, aqueles grupos que historicamente foram excluídos da sociedade. Uma das características da sociedade brasileira é a miscigenação étnica do seu povo. Isso é consequência:
 A) da presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
B) da religião cristã que os jesuítas pregaram no Brasil Colônia.
C) da mistura étnico-racial dos povos que construíram a sociedade brasileira: negros, brancos e índios.
Resposta correta
D) da presença dos franceses no Nordeste do Brasil.
E) dos portugueses tratarem negros e índios somente com amor e compreensão.
Pergunta 8
1/1
TEXTO: “COMO É A VIDA NO MAIOR CAMPO DE REFUGIADOS DA FRANÇA”
“A vida no maior campo de refugiados da França é cinza. Localizado na cidade de Calais, no noroeste da França, de clima