Buscar

Ciclo celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciclo celular normal em diferentes tipos celulares
Os dois eventos mais marcantes no ciclo celular são quando o núcleo se divide, um processo chamado de mitose, e quando a célula se divide em duas, um processo chamado de citocinese. Esses dois processos juntos constituem a fase M do ciclo. O período entre uma fase M e a próxima fase é chamado de interfase. 
A interfase é um momento muito atarefado para uma célula proliferativa e compreende as três fases restantes do ciclo celular. Durante a fase S (S = síntese), a célula replica seu DNA. A fase S é precedida e sucedida por duas fases de intervalo – G1 e G2 (do inglês gap) – durante as quais a célula continua a crescer. Durante as fases de intervalo, a célula monitora tanto seu estado interno como o meio externo. Em determinados pontos em G1 e G2, a célula decide se vai prosseguir para a próxima fase ou interromper o processo para permitir mais tempo para se preparar.
Junto com a fase S, G1 e G2 fornecem o tempo necessário para a célula crescer e duplicar suas organelas citoplasmáticas. Se a interfase durasse apenas o tempo suficiente para a replicação do DNA, a célula não teria tempo para duplicar sua massa antes de se dividir e consequentemente iria encolher a cada divisão celular. 
· Fases da mitose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais