A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Tratamento de Resíduos e Efluentes Industriais

Pré-visualização | Página 1 de 1

Tratamento de Resíduos e Efluentes Industriais
O que a empresa precisa saber :
A preservação do meio ambiente cresce a cada dia, no mundo empresarial, muito além dessa consciência ambiental, é evidente que o investimento em tratamento de efluentes e resíduos industriais tem um retorno bastante significativo quando comparado os benefícios aos problemas evitados.
O tratamento de resíduos e efluentes industriais faz-se uma atividade essencial para que uma empresa esteja de acordo com as leis vigentes no País, além de cumprir suas metas de reciclagem sem afetar sua capacidade de produção e ainda construindo uma imagem da marca forte e responsável perante seu público.
O que sua empresa ganha com o tratamento de resíduos e efluentes?
Existem leis na esfera federal, como a resolução 357 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) que aplicam multas e punições, e até na suspensão das atividades ou fechamento das empresas, caso seja realizado o descarte inadequado.
Órgãos como a CETESB, no Estado de São Paulo, IBAMA, Ministério Público e Polícia Federal autuam e, em casos extremos, podem até levar à prisão os responsáveis pelas empresas.
Motivos para realizar o tratamento de resíduos e efluentes industriais:
1. Redução de custos:
Ao terceirizar essa atividade, o empreendedor deixa de gerar impostos e carga tributária sobre salários, máquinas e aquisição de tecnologia. Os recursos economizados podem ser reinvestidos no próprio negócio.
2. Benefícios operacionais:
A empresa não se preocupa com espaço para a implantação, operação, manutenção e contratação de mão de obra qualificada. Desta forma, deixa de assumir grande parte dos riscos operacionais, ambientais e trabalhistas.
3. Capacitação profissional:
O gerador de resíduos tem apoio de equipe especializada, altamente qualificada e pronta para atender às suas necessidades a qualquer momento. Todos os investimentos em capacitações e treinamentos ficam a cargo da prestadora de serviços.
4. Garantia da destinação correta
A emissão do Comprovante da Correta Destinação (CDF) é um ponto essencial para proporcionar legalidade à uma empresa e evitar possíveis punições dos órgãos governamentais. O CFD é um documento que comprova o tratamento de efluentes enviados por caminhão.
5. Em dia com a legislação ambiental:
Há diversas leis que regem todos os processos desde o transporte, tratamento, análise e destinação final.
6. Consumidor satisfeito:
Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam a responsabilidade social e ambiental das empresas
Tratamento e destinação final de resíduos:
Os resíduos industriais não podem ser descartados em aterros comuns, pois podem causar muitos danos ao meio ambiente, por isso, muitas vezes antes da destinação final eles passam por um tratamento adequado. 
Primeiramente é feita a coleta desses resíduos por meio de acompanhamento de um profissional e assim a identificação e classificação, segregação, acondicionamento e emissão de autorização ambiental. 
Depois da coleta é necessário que seja feito o transporte dos materiais.
A destinação final dos resíduos pode ser feita de várias formas como, em aterro industrial para resíduos perigosos, coprocessamento e incineração, assim como no caso das lâmpadas, há descaracterização e tratamento para ser feito o descarte. 
Referência Bibliográfica
Disponível em : < https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/tratamento-de-residuos-e-efluentes-industriais-o-que-sua-empresa-precisa-saber> Acesso em : 24 de Novembro de 2020.
Disponível em : https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/o-papel-dos-residuos-e-efluentes-industriais-no-processo-produtivo Acesso em : 24 de Novembro de 2020.
https://www.ecovallore.com.br/tratamento-e-destinacao-final-residuos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.