Buscar

Exercício Unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Unidade III
Discip.: Comunicaçao e Treinamento
Profª.: Mª Angélica
Academico: Fernando Guimarães Taveira 
1. O que é Mapeamento de Risco?
R: O mapeamento de risco é um levantamento dos locais de trabalho que indica os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade
2. Explique baseado na Norma Regulamentadora 9 – NR-9 – o Mapa de Riscos Ambientais.
R: é um meio de divulgação e de comunicação desses aspectos. Assim, o processo de construção do mapa e a formalização dos componentes gráfico-simbólicos em uma planta baixa, afixada nos postos de trabalho, propõe uma verificação dos riscos existentes no local.
3. Como é realizado o processo de construção do mapa e a formalização dos componentes gráfico simbólicos?
R: De acordo com a lei, uma das obrigações da Cipa é a elaboração do mapa de riscos. Essa ação compreende fazer a análise dos pontos de risco nos setores da organização. Nesse processo, após a discussão e aprovação da Cipa, o mapa de riscos ambientais completo ou setorial deverá ser afixado em cada local analisado, de maneira clara, visível e de fácil acesso para os trabalhadores. . Esse documento é exposto graficamente de acordo com o leiaute do local analisado através de círculos de cores diferentes, segundo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles. O tamanho dos círculos varia conforme o tamanho do risco no espaço. Vejamos
4. Qual a importância da clareza nas imagens do Mapa de Risco Ambientais?
R: A clareza das informações é um aspecto fundamental na exposição dos dados presentes na imagem, pois é através dela que poderemos verificar cada elemento e transmiti-los aos trabalhadores, para que eles possam tomar consciência dos cuidados em seus postos
5. O que é CIPA e qual o seu trabalho no processo de comunicação de Risco de Acidentes?
R: CIPA- comissão interna de prevenção de acidentes, Os integrantes da Cipa precisam identificar as potencialidades de perigo e a partir da planta baixa de cada setor classificar o nível de risco.
6. Qual o significado das cores vermelho, verde e amarelo no MAPEAMENTO DE RISCO AMBIENTAL?
R: Vermelho (risco químico como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores etc.)
Verde (risco físico, como ruído, vibrações, radiação ionizante – raio X, alfa, gama – radiação não ionizante (radiação do sol, radiação de solda), temperaturas extremas – frio e calor, pressões anormais e umidade)
Amarelo (risco ergonômico como local de trabalho inadequado, levantamento e transporte de pesos sem meios auxiliares corretos, postura inadequada)
7. Qual a importância do sistema de sinalização no caso de acidentes?
R: O sistema de sinalização é responsável pelo deslocamento de pessoas no espaço, permitindo a tomada de decisão de tal modo que, durante a ocorrência de uma emergência, conduza-as para uma rota de fuga ou área segura. Além disso, as sinalizações devem prover o indivíduo com informações suficientes para minimizar o tempo gasto na tomada de decisão
8. Quais são os três tipos de sinalização industrial?
R: Orientação, segurança e emergência
9. Qual a finalidade da sinalização de emergência?
R: tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
10. O que deve conter e qual o padrão da Sinalização para armazenamento de substâncias perigosas?
R: O armazenamento de substâncias perigosas deverá seguir padrões internacionais, A rotulagem dos produtos perigosos ou nocivos à saúde deverá ser feita segundo os preceitos da NR 26. Todas as instruções dos rótulos deverão ser breves, precisas, redigidas em termos simples e de fácil compreensão. A linguagem deverá ser prática, não se baseando somente nas propriedades inerentes a um produto, mas dirigida de modo a evitar os riscos resultantes do uso, manipulação e armazenagem do produto. nome técnico do produto palavra de advertência, designando o grau de risco indicações de risco medidas preventivas primeiros socorros, informações para médicos, em casos de acidentes, e instruções especiais em caso de fogo, derrame ou vazamento, quando for o caso.

Continue navegando