A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
Projeto de Ensino UNOPAR - Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Pré-visualização | Página 4 de 5

sendo ele incentivador para que o desenvolvimento da criança ocorra de maneira efetiva. Deve-se tornar o ambiente escolar como extensão de seu lar, para promover sua segurança, confiança e assim facilitar que o desenvolvimento ocorra. 
	Conforme com Hungaro (2019), o professor deve observar os resultados das atividades que são colocadas em práticas. Além disso, Caroline (2019), também cita em sua pesquisa que o professor deve observar, compreender as crianças, ter o recurso e preparar as aulas com antecedência. Chama-se a atenção na utilização dos recursos na qual as escolas precisam adquirir: brinquedos, brinquedoteca, espaço, na qual os alunos se sintam à vontade, livre, tenha o incentivo, prazer, interação e rico de aprendizagem. 
	No entanto, cabe o professor, se preparar para aplicar o lúdico, na sala ou no ambiente livre, bem como planejar e adequar sua aula na qual as crianças sintam prazer e desenvolva as aprendizagens necessárias. As aulas devem ser dinâmicas, e também propor que os alunos produzam seus próprios jogos, brinquedos, na qual contribui para sua cooperação, socialização e criatividade. Em meio dessa prática, possibilita a consciência da criança dividir e compartilhar, adquirir bons modos e respeito ao brincar e jogar. 
	Nesse sentido, é crucial compreender as diferenças dos alunos, na qual a partir dessa compreensão o professor trabalhe com a turma as diferenças que surgem no ambiente escolar. Desse modo, é preciso conhecer os alunos, pois, existe diversas personalidades, potencialidades e singularidades. Existe criança mais extrovertida, tímidas e isoladas. No entanto, a brincadeira livre é um momento imprescindível para identificar as personalidades, bem como compreender a criança. Durante o jogo percebe-se a criança mais competitiva, a que sabe ganhar e a que não sabe perder. Desse modo, o professor deve observar cada manifestação para compreende o aluno e identificar quais pontos que devem ser trabalhos para a transformação. 
O professor precisa observar a forma como são vivenciados os jogos e brincadeiras na sala de aula, observar o que as crianças realmente elas necessitam na hora que estão brincando ou jogando, pois muitas vezes passa despercebido pelo professor algumas reações da criança quando está no seu momento lúdico, a falta de interesse. Algumas crianças passam por problemas em casa e é através das brincadeiras lúdicas que elas demonstram o que realmente estão sentindo (CAROLINE, 2019, p.22).
	Sendo assim, compreende-se que no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras devem ser consideradas como ferramentas pedagógicas que irão desenvolver na criança a aprendizagem de maneira significativa e prazerosa. No entanto, é preciso o professor compreender como utilizá-la. 
	Contudo, para indicar como o professor deve propor os jogos e brincadeiras, compreende-se que busque métodos que promova um ensino livre, sem muitas regras, colocando a crianças no jogo e brincadeiras que desenvolvam o processo cognitivo e constrói seu conhecimento. Além do professor é crucial a escola obter recursos e valorizar os jogos e brincadeiras no planejamento do professor. Entretanto, é preciso adquirir subsídios necessários para atender todos e todas, onde proporcionará um ambiente de ensino de qualidade;
A escola ao estar valorizando o lúdico, adaptando jogos e brincadeira no seu planejamento pedagógico, assim o educador consegue que o/a educando/a forme um bom conceito de mundo e da sociedade, pois com a utilização do lúdico trabalha-se afetividade, a sociabilização, a criatividade, a estimula-las, os direitos e deveres de cada uma (MORAIS; ARAUJO, 2018, p.26)
	Além disso, é preciso conhecimento prévios sobre a criança e compreende-la o que ela precisa. E, para isso, o professor deve observar suas expressões, sua raiva, briga, choro, tristeza, felicidade, entre outros. No entanto, Caroline (2019, p.24) explica-se que o professor deve ter um olhar especial: “saber o que ela realmente precisa no momento em que está interagindo com o outro, elevar seus limites acima do que ela é capaz, por mais simples que seja um jogo, deixá-la fazer do jeito dela, do modo que saiba de como vencer”. No entanto, considera-se imprescindível a afetividade do professor, atenção e paciência para auxiliar nas necessidades da criança. 
	Conclui-se que os jogos e brincadeiras são ferramentas imprescindível no ambiente escolar, onde proporcionará que o aluno desenvolva seus aspectos físicos, emocionais e psicológicos através de atividades bem elaboradas pelo professor. Desse modo, é preciso a escola propor um ambiente agradável e propício para que tais atos ocorrem de maneira positiva e significativa, com recursos adequados para os professores inserir em seu planejamento pedagógico. Além disso, fica claro a necessidade da reflexão do professor diante sua prática através de jogos e brincadeiras, atribuindo como instrumento significativo e essencial para estimular e promover o desenvolvimento e aprendizagem do conteúdo proposto. 
	
	
	
METODOLOGIA
	 A metodologia utilizada foi propor jogos e brincadeiras com materiais recicláveis onde os alunos poderão participar de sua confecção. Nesse sentido, conscientizará diversas maneiras de trabalhar com elementos recicláveis, ampliando diversas possibilidades, bem como desenvolvendo sua criatividade. No entanto para aplicação do jogo e brincadeira painel de tampa, dividiu os alunos em grupos na qual confeccionaram seu painel, e as tampas foram embaralhadas para as crianças colocarem em seu devido lugar. 
	Para ensinar as crianças marrar o cadarço do tênis, será apresentado um confeccionado pelo professor. Será contextualizado por meio de vídeo e demonstração para as crianças compreender como amarrar o tênis. Os alunos irão confeccionar o tênis, realizando a pintura e o professor irá colar na cartolina e perfurar. 
	Na atividade do circuito, o professor irá realizar todo o percurso para mostrar para as crianças, e depois irão fazer por etapa cada uma. As crianças vão andar e permanece na linha, pular corda respeitando a vez do outro. O professor irá propor a compartilhar o bambolê. Contudo, a atividade irá estimular a movimentação do corpo, conforme dita a BNCC “ explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. ” (BRASIL, 2017, p. 45).
	Posteriormente, para atividade da massinha de modelar será realizado com os alunos a receita da massinha caseira. Os ingredientes serão solicitados pelas agendas dos alunos para levar para escola. Será realizado junto com os alunos a receita da massinha e depois irá possibilitar a brincadeira, com imaginação e interação com professor e alunos. Será trabalhado a cor, imaginação, criatividade por meio da massinha de modelar. 
	Para finalizar será proposto uma atividade de regras, o mestre mandou, onde as crianças deverão seguir as ordens que são dadas pelas professoras, será solicitar a imitação de pular, imitar animais, dormir, arrastar ou imitar alguém, entre outros. Também será colocado alunos para ser o mestre, um de cada vez, pedir para que sejam criativos ao tomar o poder de mestre. 
CRONOGRAMA
	JOGO E BRINCADEIRA 
	OBJETIVO
	Painel de Tampas
	Coordenação motora fina, raciocínio lógico, estabelecer relação com os objetos, classificar os objetos, interagir e trocar ponto de vista e encaixar as tampas nos lugares certo
	Cadarço no tênis 
	Coordenação motora fina, concentração, noção de espaço e tempo, socialização, formas progressiva as habilidades manuais.
	Circuito
	Coordenação motora ampla, equilíbrio, lateralidade, reforçar o altruísmo, formas de deslocamento e espaço.
	Massinha de Modelar 
	Contato com diferentes texturas, despertar a imaginação, reforçar a sociabilidade, estimular os sentidos como olfato, visão e tato. Desenvolver os aspectos cognitivos relacionados a construção do número, conservação de massa. 
	Mestre Mandou
	Desenvolver a socialização, instigar a construção da função simbólica, realizar movimentos básicos como saltar e pular.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.