A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
Projeto de Ensino UNOPAR - Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Pré-visualização | Página 5 de 5

RECURSOS 
	As atividades repensadas para propor os jogos e brincadeiras, foram recursos de baixo custo, com a possibilidade de propor aulas divertidas e desenvolvimento com aprendizagem significativa. São criados jogos com materiais recicláveis, permitindo também que as crianças criem na confecção de materiais. 
· Para a atividade painel de tampas precisará de: Papelão, tampas de diversos tamanhos, garrafa pet. 
· Para a atividade do cadarço: tênis confeccionado com cartolina e papel colorido, barbante.
· No circuito, será utilizado: cone, bambolês, bola, fita crepe, corda, pneus. 
· Para atividade da massinha de modelar: trigo, óleo, suco em pó e sal. 
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de maneira contínua, por meio de observação e anotação de cada manifestação das crianças. Será realizado um relatório individual para cada aluno, na qual o professor irá descrever os pontos negativos e positivos, seguindo-o um formulário determinado pela equipe pedagógica na organização do planejamento. Assim, quando concluir tais atividades será apresentado na reunião para discussão e reflexão para novos planejamentos e meios para incluir o aluno com necessidade educacional no âmbito escolar. 
No entanto, destaca-se a importância do acompanhamento do professor para analisar os pontos positivos e negativos diante as atitudes dos alunos. Através das dificuldades, o professor irá buscar soluções para propor o conhecimento diversão. Além disso, irá respeitar as características do aluno, de acordo com suas necessidades e conhecimento prévio. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Diante a pesquisa realizada e o projeto de ensino definido, considera-se os jogos e brincadeiras essencial e necessário para o ambiente escolar e no planejamento do professor. Além da importância de garantir a criança o direito do brincar, fica claro que jogos e brincadeiras são atos que contribuem para a criança desenvolver sua aprendizagem de maneira prazerosa e divertida. Dessa forma, ela constrói conhecimentos, interagem, aprendem a socializar, respeitar o grupo. Contudo, é imprescindível que no ato de brincar a criança tenham possibilidades de escolher a brincadeira, seus papéis, companheiros, entre outros. 
	Desse modo, compreende-se sua importância pois, por meio deles no planejamento e atuação do professor, as crianças desenvolvem, na qual o professor deve estimular no ambiente escolar, considerando a primeira etapa da educação básica importantíssima para os desenvolvimentos diante os benefícios para a formação do aluno. Sendo assim, esse instrumento passou a ser visto como necessário para a evolução das crianças, sendo elementos que fazem parte do planejamento pedagógico do professor na modalidade da Educação Infantil. 
	Contudo, indica-se que o presente projeto, foi elaborado para apresentar sua funcionalidade e como propor os jogos e brincadeiras em seu planejamento. Pois, o professor deve organizar o espaço, propor jogos e brincadeiras que contribuem com as necessidades dos alunos, que relacione as regras com o seu cotidiano e da maneira que as crianças compreendam o porquê da atividade. Pois, com os jogos e brincadeiras o aluno irá desenvolver socialmente sua capacidade de refletir, socializar, adquirir comportamentos adequado, bom senso, honestidade, amizade, entre outros benefícios que contribuem para sua formação. 
 
REFERÊNCIAS
AGÊNCIA DO SENADO. Notícia Especial Cidadania: Brincar é um direito garantido pela ONU e pela Constituição Brasileira. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/criancas-que-brincam-sao-mais-saudaveis-garantem-especialistas/brincar-e-um-direito-garantido-pela-onu-e-pela-constituicao-brasileira#:~:text=A%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos,ela%20o%20exerc%C3%ADcio%20pleno%20desse > Acesso em 19 de out. 2020
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf> Acesso em: 20 de set de 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. PDF.Brasília, DF. vol. 3. 1998.
CAROLINE, T. R. A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil. Revista Praxis Pedagógica Vol. 2, Nº 1, jan./mar. 2019
HUNGARO, J. Q. Jogos e brincadeiras na educação infantil: uma técnica de mediação da aprendizagem. Monografia apresentada ao Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG. Licenciatura em Pedagogia. Varginha. 2019. 23f.
MORAIS, E. O.; ARAUJO, E. J. Jogos e brincadeiras: o Lúdico na Educação Infantil e o Desenvolvimento Intelectual. Artigo. Pedagogia na FAP (Faculdade de Pimenta Bueno – RO). 2018.
SACRAMENTO, D. S. A relevância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Humanidades. Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. São Francisco do Conde. 2019. 26f.
SANTOS, R. M.; CASTRO, T. R.; MIRANDA, A.C. Intervenção pedagógica com jogos e brincadeiras na educação infantil. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.6, p. 37386-37396 jun. 2020.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.