Buscar

Sociologia Clássica - Eletiva

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o texto a seguir sobre Capital, trabalho e alienação:
“É dessa forma, portanto, que se relacionam capital, trabalho e alienação, promovendo a coisificação ou reificação do mundo, isto é, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em:  CABRAL, João Francisco Pereira. Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/capital-trabalho-alienacao-segundo-karl-marx.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando a ideia de contradição do capitalismo em Marx, mencionada no livro-base Sociologia Geral, analise as afirmativas abaixo:
I. Marx focaliza as contradições e afirma que o capitalismo é contraditório por excelência.
II. Para Marx a contradição é um elemento essencial da realidade.
III. As contradições inexistem no capitalismo e por isso as relações de produção e comércio são equilibradas.
IV. É possível perceber as contradições do capitalismo na relação desigual entre crescimento da riqueza e aumento da miséria.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	III, IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
Você acertou!
as afirmativas I, II e IV estão corretas. Marx percebe a contradição como essencial na sociedade (livro-base, p. 82); as contradições básicas são entre o desenvolvimento das forças produtivas e relações de produção e entre crescimento da riqueza e aumento da miséria (livro-base, p. 85.).
	
	E
	I e III
Questão 2/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o texto abaixo:
“A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racionalizacao-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Na citação acima, indica-se o abandono, por Weber, de concepções mágicas como formas de explicação da vida social. Considerando isso e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, Weber propõe como forma de explicação da vida social:
Nota: 10.0
	
	A
	a ideia de organização.
	
	B
	a revolução científica.       
	
	C
	o fato social.
	
	D
	o processo de racionalização.
Você acertou!
o processo de racionalização é o abandono das concepções mágicas e tradicionais como formas de explicação e orientação da vida social cada vez mais organizadas e burocratizadas (livro-base, p.127).
	
	E
	a educação.
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Revolução Francesa, em 1789, significou o fim do feudalismo na Europa, promovendo profundas transformações na economia, na vida política e nas formas culturais. O objetivo era transformar a maneira como a sociedade daquela época se organizava”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. p 27.
A Revolução Francesa estabeleceu uma nova ordem social sob um novo lema.  Conforme apresentado no livro-base Sociologia geral, assinale a alternativa que corresponde a esse lema:
Nota: 10.0
	
	A
	Pela razão ou pela força.
	
	B
	Confiamos em Deus.
	
	C
	ordem e progresso.
	
	D
	Paz, trabalho e pátria.
	
	E
	Liberdade, igualdade e fraternidade
Você acertou!
“Além dos impostos que pagava à nobreza, a burguesia se deparava com uma série de taxas, restrições e proibições impostas pelo Estado absoluto. A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. Estava estabelecida, assim, uma nova ordem social, sob o lema da ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade’”. (livro-base Sociologia Geral, p. 27) 
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto a seguir:
“A sociologia é uma disciplina relativamente nova, que surgiu com o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais, identificando suas causas e apontando as formas de solucioná-los, quando se constituem em problemas para a sociedade”.
Após esta avaliação, caso queria ler o texto completo, ele está disponível em: DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, 2004. p. 3.
Considerando a citação anterior e a leitura do livro-base Sociologia Geral, sobre sociologia e revolução industrial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas
Alternativas:
I -  (  ) A sociologia surgiu como uma resposta teórica aos problemas sociais, descartando as soluções práticas.
II - (  ) Os primeiros pensadores da sociologia apresentavam noções conservadoras e viam as mudanças sociais sob o ponto de vista da desorganização e dos problemas e desejavam uma volta à sociedade feudal.
III -(  ) Se a revolução industrial gerou uma série de problemas sociais, trouxe também um novo saber, inaugurado pela ciência moderna, com múltiplas inovações e realizações.
IV - (  ) A revolução Industrial produziu novas tecnologias e formas de organizar o trabalho, a industrialização, o surgimento do proletariado e condições precárias de vida.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
(CORRETA) As afirmativas II, III, IV são verdadeiras. A afirmativa I é falsa porque a sociologia surge também com propostas e alternativas práticas de reforma da sociedade (Livro-base, p. 42).
	
	E
	V – F – F – F
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a passagem a seguir:
“Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RIBEIRO, Paulo Silvino. Durkheim e o Fato Social. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/durkheim-fato-social.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Partindo dessa definição dos fatos sociais e dos conteúdos do livro-base Sociologia Geral, segundo Durkheim, os fatos devem ser tratados como:
Nota: 10.0
	
	A
	dados.
	
	B
	valores.
	
	C
	coisas.
Você acertou!
dentro de sua orientação metodológica, Durkheim propõe tratar os fatos sociais como coisas (Livro-base, p. 61.).
	
	D
	objetos.
	
	E
	negócios.
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia atentamente o seguinte extrato de texto:
“É a tendência em julgar as outras culturas pelo próprio padrão cultural, comparando-as, ou ainda a tendência em considerar determinada cultura a mais correta ou a melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160.   
O extrato de texto apresentado anteriormente diz respeito a um conceito sobre a forma como um indivíduo ou um grupo trata outros que apresentam hábitos ou costumes diferentes dos seus. Qual das alternativas abaixo contém esse conceito? Marque a opção correta, tomando como referência o livro-base Sociologia geral:
Nota: 10.0
	
	A
	Multiculturalismo.
	
	B
	Interculturalismo.
	
	C
	Etnocentrismo.
Você acertou!
“É a tendência em julgar a própria cultura como a mais correta ou a melhor e julgar as outras por um parâmetro estabelecido a partir da sua”. (livro-base Sociologia geral, p. 161)
	
	D
	Evolucionismo.
	
	E
	Culturalismo.
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Considere o trecho a seguir:
“A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobreo valor de uso e, consequentemente, a ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de t. W. Adorno e m. Horkheimer: uma ampliação do fetichismo marxiano. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/FabioCesardaSilva.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando trecho citado e a leitura do livro-base Sociologia Geral, é correto afirmar que o conceito equivalente à definição do texto acima é:
Nota: 10.0
	
	A
	o de Mercadoria.
	
	B
	o de fetichismo da mercadoria.
Você acertou!
“Marx diz que as relações que se estabelecem nas trocas dos valores de uso não se dão entre aqueles que produzem e aqueles que necessitam de um produto qualquer. Isso porque o produto não pertence àquele que o produziu; logo, a relação não se dá entre os produtores das mercadorias, mas entre as mercadorias. No sistema de corporações, era o próprio mestre artesão que vendia seu produto a outra pessoa. No capitalismo, a mercadoria é vendida no mercado e já não tem mais nenhuma relação com quem a produziu. Uma cadeira passa a ser igual a um valor em uma determinada moeda. A isso Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do homem. Ou seja, as mercadorias criam vida, e o homem se torna uma “coisa”, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. A mercadoria é misteriosa simplesmente por encobrir características sociais do próprio trabalho dos homens” (livro-base, p. 102.).
	
	C
	o de comunismo.
	
	D
	o de valor de troca.
	
	E
	o de corporações.
Questão 8/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto a seguir:
“Historicamente, o processo de racionalização econômica levou à eliminação dos recursos (inclusive humanos) ineficientes. O propósito do esforço humano deixou de ser a simples produção e passou a ser o dever de trabalhar, conduzindo ao ascetismo da contenção e do consumo. Esse conjunto de resultantes, Weber chama de ‘espírito do capitalismo’".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas, p. 903. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n4/v43n4a07.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016,
O “espírito do capitalismo” é o nome que Max Weber dá ao conjunto de fenômenos englobados pela ideia do dever de trabalhar, do ascetismo do consumo e da contenção, “espírito” que se torna possível por causa de uma ética específica. Considerando o excerto e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, essa ética é a:
Nota: 10.0
	
	A
	ética católica.
	
	B
	ética do trabalho.
	
	C
	ética protestante.
Você acertou!
“O aspecto inovador da obra de Weber está na particularidade de relacionar seitas protestantes e uma conduta capitalista que considera particular do Ocidente [...]. A relação mais específica é entre uma ética – uma conduta pregada pela religião – e uma conduta requerida pelo sistema capitalista. Mas, no âmbito do protestantismo e do capitalismo, Weber também limita os elementos que entrarão em sua análise. Assim, ele demonstra que existe uma “afinidade eletiva” entre a ética protestante e a atividade capitalista moderna, ou o que chama de espírito do capitalismo (livro-base, p. 132-133).
	
	D
	ética formal.
	
	E
	ética intelectualista.
Questão 9/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Analise o seguinte fragmento de texto:
“[A racionalização] significa a submissão da individualidade às regras legais e burocráticas. Uma lógica centrada nos meios, não nos fins. Não se trata de uma escolha consciente, nem de uma forma deliberada de dotar as instituições de maior eficiência, mas uma característica inerente a determinadas instituições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n4/v43n4a07.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.
O fragmento de texto acima explica como Max Weber pensa o processo de racionalização da sociedade. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral, responda à questão: Qual expressão é empregada para representar o processo de racionalização da sociedade? Assinale a alternativa correta.  
Nota: 10.0
	
	A
	Cortina de fumaça.
	
	B
	Jaula de ferro.
Você acertou!
Em Weber a racionalização provoca uma perda de sentido, pois transforma o homem em um cumpridor de regras e o aprisiona em uma “jaula de ferro” (livro-base, p. 130).
	
	C
	Dualidade da estrutura.
	
	D
	Normas padrões.
	
	E
	Efeito colateral.
Questão 10/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“O sistema taylorista procurou racionalizar a produção, por meio do estudo dos tempos de execução dos processos, com o intuito de suprimir gestos desnecessários, estabelecendo a melhor forma de execução das atividades. Com isso, aperfeiçoou a divisão do trabalho introduzida pelo sistema de fábricas, assegurando o controle do tempo de trabalho [...]. Assim, sobra pouco espaço para a criatividade e individualidade do trabalhador. Ele não é mais autônomo, mas alguém que obedece a ordens. A situação é bem diferente do mestre artesão nas corporações de ofício”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 182.
O fragmento de texto trata da forma como Taylor propôs a sistematização da produção, com o controle não somente do trabalhador, mas de todo o processo de produção em si. Tomando como referência o livro-base Sociologia geral, de que maneira Taylor conseguiu implementar esse controle? Assinale a alternativa que contém a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Permitiu que o trabalhador trouxesse sua família para o trabalho.
	
	B
	Por meio de disciplina rigorosa e da gerência científica.
Você acertou!
“A disciplina e a gerência científica tayloristas passaram a atuar não apenas na conduta do trabalhador, mas também no processo de trabalho em si. É o controle sobre o trabalho e não somente sobre o trabalhador [...]. Taylor elevou o conceito de controle quando apresentou a necessidade de a gerência impor ao trabalhador a maneira pela qual o trabalho deve ser executado. Para Taylor, o controle não deveria ser feito apenas sobre disciplinas e normas gerais do trabalhador; seus processos de trabalho também deveriam ser controlados. E o controle do trabalho se dá pelo controle das decisões tomadas no curso do processo de produção pela gerência”. (livro-base Sociologia geral, p. 181)
	
	C
	Concedeu aos trabalhadores espaço para que eles mesmos se auto-organizassem.
	
	D
	Investiu na oferta de benefícios aos trabalhadores.
	
	E
	Solicitou aos trabalhadores o cumprimento de horas extras para cumprir metas de produção.
Questão 1/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Atente para o seguinte extrato de texto:
“A sociologia procura aplicar ao estudo do homem e da sociedade os métodos da ciência. Funda-se na suposição, comum a todas as ciências sociais, de que o método científico pode oferecer significativa contribuição ao nosso conhecimento do caráter, das ações e das instituições do homem e à solução de problemas práticos que os homens enfrentam em sua experiência coletiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHINOY, Ely. Sociedade: introdução à Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1993. p. 23.
De acordo com o livro-base Sociologia geral, responda à questão: qual foi a primeira denominação que a sociologia recebeu? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Física social.
Você acertou!
“A primeira denominação que a sociologia recebeu foi a de física social, que estáproximamente relacionada com a maneira como os primeiros sociólogos pensavam e viam a sociedade”. (Sociologia geral, p. 49)
	
	B
	Química comunitária.
	
	C
	Matemática da sociedade.
	
	D
	Ciência de grupos.
	
	E
	Biologia comunal.
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Observe a citação a seguir:
“[Serve] como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando a citação e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, o recurso metodológico utilizado por Weber para análise da ação social é:
Nota: 10.0
	
	A
	a racionalização.
	
	B
	o tipo ideal.
Você acertou!
O tipo ideal é utilizado como instrumento de pesquisa, possibilitando verificar se a realidade a ser estudada se aproxima ou se distancia do tipo ideal construído (livro-base, p. 121.).
	
	C
	a relação social.
	
	D
	o sentido.
	
	E
	a interpretação.
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a seguinte citação:
“Assim como na vida mental, a consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade, e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MACHADO, Geraldo Magela. Consciência Coletiva. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/consciencia-coletiva/>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre consciência coletiva, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	a produção na sociedade capitalista se dá por que capitalistas e trabalhadores entram em uma relação de complementaridade.
	
	B
	a maneira como os homens produzem a materialidade do mundo condiciona a vida social.
	
	C
	a consciência coletiva tem como substrato o social e o coletivo, e não o individual.
Você acertou!
Outro conceito importante de Durkheim (1960, 1983a) é o de consciência coletiva. Esta constitui um sistema de representações coletivas independente dos indivíduos. Ela é formada pelo conjunto de normas, leis, gostos, hábitos, modos de agir, de pensar e de sentir, que são coletivos. É importante entendermos que o fundamento, a origem deste conjunto de elementos, é o meio social (Quintaneiro; Barbosa; Oliveira, 2002). É no coletivo que esses elementos se originam e daí vão para os indivíduos. Assim, a consciência coletiva não se refere apenas à reunião das consciências individuais num todo. A consciência é coletiva pois tem como substrato o social o coletivo, e não o indivíduo. É como se a consciência coletiva pairasse sobre a sociedade como uma “nuvem” que fornecesse aos indivíduos os modos de pensar, de agir e de sentir, os hábitos e as maneiras de fazer, de entender e de falar (livro-base, p. 60).
	
	D
	a consciência coletiva pressupõe que somente o indivíduo é dotado de um grau de intencionalidade capaz de ser apreendido nas situações estudadas.
	
	E
	o indivíduo forma suas posições e preferências sem a influência da consciência coletiva.
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto de texto abaixo:
“A fábrica tornou-se, além de um espaço de acumulação do capital, um local de apropriação do saber e dominação social. O mestre artesão, que na sua oficina dominava todo o processo de fabricação do produto, foi, pouco a pouco, no sistema de fábricas, perdendo o domínio do processo do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. 219 p.
De acordo com o livro-base Sociologia geral, seguindo a lógica moderna do trabalho, responda à seguinte questão: como Marx conceituou o trabalhador que teve seu saber expropriado e fazia somente parte do produto desse período?
Nota: 10.0
	
	A
	Mecânico solidário.
	
	B
	Operário pós-feudal.         
	
	C
	Agente racional.
	
	D
	Proletário.
	
	E
	Trabalhador parcial.
Você acertou!
o trabalhador naquele período teve seu saber expropriado. Marx adjetivou conceitualmente de trabalhador parcial (p. 177).
Questão 8/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o trecho abaixo:
“Em Marx, o capitalismo é a história da expropriação do trabalhador, que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual, segundo Marx, não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. 219 p.
Se, para Marx, o capitalismo representa a expropriação do saber do trabalhador, em Weber, o capitalismo ganha um outro aspecto. De acordo com o livro-base Sociologia Geral, assinale a alternativa que corresponde ao ponto central do capitalismo em Weber:
Nota: 0.0
	
	A
	Especialização do trabalho.
	
	B
	Divisão da sociedade em classes.
	
	C
	Separação entre indivíduo e sociedade.
	
	D
	Racionalização da conduta.
Weber vê no capitalismo a manifestação de uma racionalidade ainda não encontrada em outros tempos e locais. O ponto central é a racionalização da conduta humana (p. 136).
	
	E
	Constituição de uma ética religiosa.
Questão 9/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É importante atentar para uma distinção [...] entre os clássicos e os fundadores da sociologia. Nessa discussão, os clássicos são aqueles pensadores cujas reflexões continuam levantando problemas e propondo respostas a eles. Aí se incluem Marx, Durkheim e Weber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 54.
Tomando como referência o fragmento de texto retirado do livro-base Sociologia geral, relacione os autores de acordo com suas informações biográficas:
1. Auguste Comte
2. Émile Durkheim
3. Karl Marx
4. Max Weber
(  ) Nasceu em Épinal, França, tornou-se doutor em Filosofia na Escola Superior de Paris. Considerado o fundador da sociologia moderna: principais obras: “A divisão do trabalho social” (1893); “As regras do método sociológico” (1894); “O suicídio” (1897); “As formas elementares da vida religiosa” (1912).
(   ) Autor alemão. Produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. Algumas obras: “Miséria da filosofia” (1847); “O capital” (1894); “Manifesto comunista” (1847).
(   ) Oriundo de uma família protestante, era filho de um influente político liberal de direita. Foi professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas de suas obras: “Ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904); “A ciência como vocação” (1917); “Economia e sociedade” (1922).  
(   ) Autor francês de origem católica e monarquista. Fundador do positivismo estudou matemática e filosofia. Principais obras: “Discurso sobre o espírito positivo” (1844); “Síntese subjetiva” (1856); “Curso de filosofia positiva” (1830-1842).
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1
Você acertou!
“Émilie Durkheim: Nasceu em Épinal, França [...] se doutorou em Filosofia na Escola Superior de Paris. [...] É considerado o fundador da sociologia moderna. [...] Suas principais obras: A divisão do trabalho social (1893); As regras do método sociológico (1894); O suicídio (1897); As formas elementares da vida religiosa(1912). [...]
Karl Marx: nasceu em Trier, na Alemanha[...] Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. [...]  produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. [...] obras de Marx são: Miséria da filosofia (1847); O capital (1894); Manifesto comunista (1847). [...]
Karl Weber: De família protestante filho de um influente político liberal de direita. [...] Foi [...] professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas obras: Ética protestante e o espírito do capitalismo (1904); A ciência como vocação (1917); Economia e sociedade (1922). [...] 
Auguste Comte: Nasceu em Montpellier, na França, em uma família católica e monarquista. Com formação em matemática e filosofia [...] Foi o fundador do positivismo [...] Principais obras: Discurso sobre o espírito positivo (1844); Síntese subjetiva (1856); Curso de filosofia positiva (1830-1842)”. (livro-base Sociologia Geral, p, 48, 56, 84, 115-116)
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Atente para o seguinte excerto de texto:
“Os modos de produção se transformam mediante a oposição entre os dois principais grupos que compõem a sociedade. Assim, o modo de produção escravista se transforma e dá origem ao modo de produção feudal. Este por sua vez, se transforma e dá origem ao modo de produção capitalista, que também irá se transformar e originar outro modo de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 92-93.
A transformação dos modos de produção e a formação da sociedade são questões que compõem a base de um importante conceito estabelecido por Marx. Qual das alternativas apresenta esse conceito? Assinale a opção correta, tomando como referência o livro-base Sociologia geral. 
Nota: 10.0
	
	A
	Classe social.
	
	B
	Ideologia.     
	
	C
	Materialismo histórico.
Você acertou!
“Quando a base econômica se transforma, passa a ocorrer uma mudança em toda a superestrutura social, com suas formas jurídicas, intelectuais e culturais [...]. É dessa forma que Marx [...] afirma que a luta de classes é o motor da história, pois é ela que faz a história se desenvolver ao transformar o modo de produção. Podemos perceber como a maneira pela qual os homens produzem a sua materialidade condiciona toda a vida social. É isso que Marx chama de materialismo histórico ou concepção materialista da história”. (livro-base Sociologia Geral, p. 93)
	
	D
	Alienação.
	
	E
	Mais-valia.
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a citação a seguir:
“De todas as formas, a Sociologia compreensiva de Max Weber representou grandes avanços teóricos para o pensamento sociológico. O valor de seu trabalho é inestimável, de forma que grande parte dos trabalhos que investigam fenômenos recentes busca auxílio em suas obras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Com base na citação e no conteúdo do livro-base Sociologia Geral, qual é o ponto central da sociologia de Max Weber?
Nota: 10.0
	
	A
	Fato social.
	
	B
	Classe social.
	
	C
	Religião.
	
	D
	Física social.
	
	E
	Ação social.
Você acertou!
o ponto central da sociologia de Weber é o conceito de ação social (livro-base, p. 115).
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto abaixo:
“É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BRUNIERA, Celina Fernandes Gonçalves Marx e a divisão do trabalho: A alienação do trabalho. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/marx-e-a-divisao-do-trabalho-a-alienacao-do-trabalho.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
De acordo com a noção de forças produtivas expressa no livro-base Sociologia Geral, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta desse conceito.
Nota: 10.0
	
	A
	Forças produtivas são o modo como os indivíduos dão sentido às suas ações de acordo com suas experiências e relações sociais.
	
	B
	Forças produtivas são distribuídas entre os indivíduos e acessadas de modo arbitrário de acordo com o contexto e outras relações de poder que estruturem o evento.
	
	C
	Forças produtivas são usadas para designar a situação em que duas ou mais pessoas estão empenhadas numa conduta em que cada qual leva em conta o comportamento da outra de uma maneira significativa.
	
	D
	Forças produtivas referem-se a uma conexão de sentido que parece ser, para o indivíduo envolvido ou para o observador, o fundamento da sua conduta.
	
	E
	Forças produtivas são todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo de que necessita.
Você acertou!
São todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo de que necessita. As forças produtivas, além disso, incluem as tecnologias, as fontes de energia e o tipo de trabalho utilizado (livro-base, p. 86).
Questão 1/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o trecho abaixo:
“Em Marx, o capitalismo é a história da expropriação do trabalhador, que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual, segundo Marx, não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. 219 p.
Se, para Marx, o capitalismo representa a expropriação do saber do trabalhador, em Weber, o capitalismo ganha um outro aspecto. De acordo com o livro-base Sociologia Geral, assinale a alternativa que corresponde ao ponto central do capitalismo em Weber:
Nota: 10.0
	
	A
	Especialização do trabalho.
	
	B
	Divisão da sociedade em classes.
	
	C
	Separação entre indivíduo e sociedade.
	
	D
	Racionalização da conduta.
Você acertou!
Weber vê no capitalismo a manifestação de uma racionalidade ainda não encontrada em outros tempos e locais. O ponto central é a racionalização da conduta humana (p. 136).
	
	E
	Constituição de uma ética religiosa.
Questão 2/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a citação a seguir:
“De todas as formas, a Sociologia compreensiva de Max Weber representou grandes avanços teóricos para o pensamento sociológico. O valor de seu trabalho é inestimável, de forma que grande parte dos trabalhos que investigam fenômenos recentes busca auxílio em suas obras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Com base na citação e no conteúdo do livro-base Sociologia Geral, qual é o ponto central da sociologia de Max Weber?
Nota: 10.0
	
	A
	Fato social.
	
	B
	Classe social.
	
	C
	Religião.
	
	D
	Física social.
	
	E
	Ação social.
Você acertou!
o ponto central da sociologia de Weber é o conceito de ação social (livro-base, p. 115).
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Considere o trecho a seguir:
“A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre o valor de uso e, consequentemente, a ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o textointegralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de t. W. Adorno e m. Horkheimer: uma ampliação do fetichismo marxiano. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/FabioCesardaSilva.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando trecho citado e a leitura do livro-base Sociologia Geral, é correto afirmar que o conceito equivalente à definição do texto acima é:
Nota: 10.0
	
	A
	o de Mercadoria.
	
	B
	o de fetichismo da mercadoria.
Você acertou!
“Marx diz que as relações que se estabelecem nas trocas dos valores de uso não se dão entre aqueles que produzem e aqueles que necessitam de um produto qualquer. Isso porque o produto não pertence àquele que o produziu; logo, a relação não se dá entre os produtores das mercadorias, mas entre as mercadorias. No sistema de corporações, era o próprio mestre artesão que vendia seu produto a outra pessoa. No capitalismo, a mercadoria é vendida no mercado e já não tem mais nenhuma relação com quem a produziu. Uma cadeira passa a ser igual a um valor em uma determinada moeda. A isso Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do homem. Ou seja, as mercadorias criam vida, e o homem se torna uma “coisa”, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. A mercadoria é misteriosa simplesmente por encobrir características sociais do próprio trabalho dos homens” (livro-base, p. 102.).
	
	C
	o de comunismo.
	
	D
	o de valor de troca.
	
	E
	o de corporações.
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto de texto abaixo:
“A fábrica tornou-se, além de um espaço de acumulação do capital, um local de apropriação do saber e dominação social. O mestre artesão, que na sua oficina dominava todo o processo de fabricação do produto, foi, pouco a pouco, no sistema de fábricas, perdendo o domínio do processo do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. 219 p.
De acordo com o livro-base Sociologia geral, seguindo a lógica moderna do trabalho, responda à seguinte questão: como Marx conceituou o trabalhador que teve seu saber expropriado e fazia somente parte do produto desse período?
Nota: 10.0
	
	A
	Mecânico solidário.
	
	B
	Operário pós-feudal.         
	
	C
	Agente racional.
	
	D
	Proletário.
	
	E
	Trabalhador parcial.
Você acertou!
o trabalhador naquele período teve seu saber expropriado. Marx adjetivou conceitualmente de trabalhador parcial (p. 177).
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Considere a seguinte citação:
“O trabalho é a interação do homem com a natureza para prover sua sobrevivência. É mediante o trabalho que o homem transforma a natureza e produz a materialidade [...]. Ao produzir materialmente a sua sobrevivência transformando a natureza, o homem transforma-se a si próprio e a totalidade da qual faz parte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 89.
Considerando a citação anterior e o livro-base Sociologia geral, analise as assertivas sobre a importância do trabalho para o ser humano, sob a perspectiva de Marx:  
I. Funcionários estão sujeitos a regras hierárquicas e códigos disciplinares que estabelecem as relações de autoridade;
II. O trabalho promove o intercâmbio com a natureza e com outros homens.
III. Para viver, o homem precisa inicialmente transformar a natureza e, nessa transformação, estabelece um conjunto de relações sociais, organizando de modo específico o trabalho e a propriedade;
IV. O trabalho não se dá de forma isolada, mas dentro de determinadas relações, necessárias, independentes de sua vontade, com outros homens;
V. Faz com que os indivíduos se complementem sob uma consciência coletiva, um senso de coesão e cooperação atribuída pela especialização do trabalho de forma orgânica.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e V
	
	B
	II, III e IV
Você acertou!
“O trabalho promove, então, o intercâmbio com a natureza e com outros homens. Combinando força física e reflexão intelectual, o homem foi aumentando cada vez mais sua capacidade de transformar a natureza [...]. Desenvolveu-se, assim, o que Marx [...] chamou de forças produtivas. Como podemos perceber, o trabalho não se dá de maneira individual e isolada na luta do homem com a natureza, mas dentro de determinadas relações, “necessárias, independentes de sua vontade”, com outros homens (Marx, 1978). Em outras palavras, para viver, o homem precisa inicialmente transformar a natureza e nessa transformação estabelece um conjunto de relações sociais, organizando de modo específico o trabalho e a propriedade. Instituem-se, assim, formas de propriedade, de distribuição de divisão do trabalho, que são as relações sociais de produção”. (livro-base Sociologia Geral, p. 89)
	
	C
	I, III e V
	
	D
	I, III, IV e V
	
	E
	II, III e V
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É importante atentar para uma distinção [...] entre os clássicos e os fundadores da sociologia. Nessa discussão, os clássicos são aqueles pensadores cujas reflexões continuam levantando problemas e propondo respostas a eles. Aí se incluem Marx, Durkheim e Weber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 54.
Tomando como referência o fragmento de texto retirado do livro-base Sociologia geral, relacione os autores de acordo com suas informações biográficas:
1. Auguste Comte
2. Émile Durkheim
3. Karl Marx
4. Max Weber
(  ) Nasceu em Épinal, França, tornou-se doutor em Filosofia na Escola Superior de Paris. Considerado o fundador da sociologia moderna: principais obras: “A divisão do trabalho social” (1893); “As regras do método sociológico” (1894); “O suicídio” (1897); “As formas elementares da vida religiosa” (1912).
(   ) Autor alemão. Produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. Algumas obras: “Miséria da filosofia” (1847); “O capital” (1894); “Manifesto comunista” (1847).
(   ) Oriundo de uma família protestante, era filho de um influente político liberal de direita. Foi professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas de suas obras: “Ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904); “A ciência como vocação” (1917); “Economia e sociedade” (1922).  
(   ) Autor francês de origem católica e monarquista. Fundador do positivismo estudou matemática e filosofia. Principais obras: “Discurso sobre o espírito positivo” (1844); “Síntese subjetiva” (1856); “Curso de filosofia positiva” (1830-1842).
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1
Você acertou!
“Émilie Durkheim: Nasceu em Épinal, França [...] se doutorou em Filosofia na Escola Superior de Paris. [...] É considerado o fundador da sociologia moderna. [...] Suas principais obras: A divisão do trabalho social (1893); As regras do método sociológico (1894); O suicídio (1897); As formas elementares da vida religiosa (1912). [...]
Karl Marx: nasceu em Trier, na Alemanha[...] Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. [...]  produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. [...] obras de Marx são: Miséria da filosofia (1847); O capital (1894); Manifesto comunista (1847). [...]
Karl Weber: De família protestante filho de um influente político liberal de direita. [...] Foi [...] professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas obras: Ética protestante e o espírito do capitalismo (1904); A ciência como vocação (1917); Economia e sociedade (1922). [...] 
Auguste Comte: Nasceu emMontpellier, na França, em uma família católica e monarquista. Com formação em matemática e filosofia [...] Foi o fundador do positivismo [...] Principais obras: Discurso sobre o espírito positivo (1844); Síntese subjetiva (1856); Curso de filosofia positiva (1830-1842)”. (livro-base Sociologia Geral, p, 48, 56, 84, 115-116)
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É importante atentar para uma distinção [...] entre os clássicos e os fundadores da sociologia. Nessa discussão, os clássicos são aqueles pensadores cujas reflexões continuam levantando problemas e propondo respostas a eles. Aí se incluem Marx, Durkheim e Weber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 54.
Tomando como referência o fragmento de texto retirado do livro-base Sociologia geral, relacione os autores de acordo com suas informações biográficas:
1. Auguste Comte
2. Émile Durkheim
3. Karl Marx
4. Max Weber
(   ) Nasceu em Épinal, França, tornou-se doutor em Filosofia na Escola Superior de Paris. Considerado o fundador da sociologia moderna: principais obras: “A divisão do trabalho social” (1893); “As regras do método sociológico” (1894); “O suicídio” (1897); “As formas elementares da vida religiosa” (1912).
(   ) Autor alemão. Produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. Algumas obras: “Miséria da filosofia” (1847); “O capital” (1894); “Manifesto comunista” (1847).
(   ) Oriundo de uma família protestante, era filho de um influente político liberal de direita. Foi professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas de suas obras: “Ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904); “A ciência como vocação” (1917); “Economia e sociedade” (1922).  
(   ) Autor francês de origem católica e monarquista. Fundador do positivismo estudou matemática e filosofia. Principais obras: “Discurso sobre o espírito positivo” (1844); “Síntese subjetiva” (1856); “Curso de filosofia positiva” (1830-1842).
Agora, marque a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1
Você acertou!
“Émilie Durkheim: Nasceu em Épinal, França [...] se doutorou em Filosofia na Escola Superior de Paris. [...] É considerado o fundador da sociologia moderna. [...] Suas principais obras: A divisão do trabalho social (1893); As regras do método sociológico (1894); O suicídio (1897); As formas elementares da vida religiosa (1912). [...]
Karl Marx: nasceu em Trier, na Alemanha[...] Estudou Filosofia na Universidade de Berlim. [...]  produziu sua obra e idealizou o socialismo e comunismo, tendo sempre em vista a organização do proletariado. [...] obras de Marx são: Miséria da filosofia (1847); O capital (1894); Manifesto comunista (1847). [...]
Karl Weber: De família protestante filho de um influente político liberal de direita. [...] Foi [...] professor de Economia política na Universidade de Friburgo e Heidelberg. Algumas obras: Ética protestante e o espírito do capitalismo (1904); A ciência como vocação (1917); Economia e sociedade (1922). [...] 
Auguste Comte: Nasceu em Montpellier, na França, em uma família católica e monarquista. Com formação em matemática e filosofia [...] Foi o fundador do positivismo [...] Principais obras: Discurso sobre o espírito positivo (1844); Síntese subjetiva (1856); Curso de filosofia positiva (1830-1842)”. (livro-base Sociologia Geral, p, 48, 56, 84, 115-116) 
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 8/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a passagem de texto a seguir:
O estabelecimento de tipos ideais não busca construir tipologias genéricas nem mesmo busca classificar de maneira inflexível o objeto em questão, como é o caso das classificações que encontramos nas ciências naturais. [...]. Trata-se de modelos conceituais que raramente, ou quase nunca, existem integralmente.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  RODRIGUES, Lucas De Oliveira. "Introdução à teoria de Max Weber"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-weber.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.
 A passagem de texto diz respeito às ideias de um importante autor da Sociologia. Tomando como referência o livro-base Sociologia geral, qual das alternativas a seguir apresenta esse autor? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Max Weber.
Você acertou!
“Apesar do fundamento da sociologia weberiana ser o indivíduo, isso não indica um desprezo pela esfera social [...]. Para tanto, Weber [...] desenvolve seu conceito de ação social, que constitui o cerne da sociologia weberiana. [...]. Nem toda ação é social e nem todo contato entre os homens é necessariamente social, só merecendo a denominação de social quando está orientada pela ação dos outros. Ou seja, somente é social quando a ação apresenta um sentido orientado pelos outros”.  (livro-base Sociologia Geral, p. 117)
	
	B
	Karl Marx.
	
	C
	Auguste Comte.
	
	D
	Gabriel Tarde.
	
	E
	Anthony Giddens.
Questão 9/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Atente para o seguinte extrato de texto:
“A sociologia procura aplicar ao estudo do homem e da sociedade os métodos da ciência. Funda-se na suposição, comum a todas as ciências sociais, de que o método científico pode oferecer significativa contribuição ao nosso conhecimento do caráter, das ações e das instituições do homem e à solução de problemas práticos que os homens enfrentam em sua experiência coletiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHINOY, Ely. Sociedade: introdução à Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1993. p. 23.
De acordo com o livro-base Sociologia geral, responda à questão: qual foi a primeira denominação que a sociologia recebeu? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Física social.
Você acertou!
“A primeira denominação que a sociologia recebeu foi a de física social, que está proximamente relacionada com a maneira como os primeiros sociólogos pensavam e viam a sociedade”. (Sociologia geral, p. 49)
	
	B
	Química comunitária.
	
	C
	Matemática da sociedade.
	
	D
	Ciência de grupos.
	
	E
	Biologia comunal.
Questão 10/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto abaixo:
“No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILD. Bianca. Os Tipos de Dominação segundo Max Weber. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando o excerto anterior e a leitura do livro-base Sociologia Geral, podemos afirmar que os três tipos de dominação estabelecidos por Weber são:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação carismática, tradicional e racional-legal.
Você acertou!
Weber distingue três tipos básicos de dominação: a dominação tradicional e a dominação racional-legal (livro-base, p. 128)
	
	B
	Dominação aberta, fechada e impositiva.         
	
	C
	Dominação objetiva, estrutural e abstrata.
	
	D
	Dominação individual, social e comunal.
	
	E
	Dominação maior, menor e mediana.

Outros materiais

Perguntas Recentes