A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Sociologia Clássica - Eletiva

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o texto a seguir sobre Capital, trabalho e alienação:
“É dessa forma, portanto, que se relacionam capital, trabalho e alienação, promovendo a coisificação ou reificação do mundo, isto é, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em:  CABRAL, João Francisco Pereira. Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/capital-trabalho-alienacao-segundo-karl-marx.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Considerando a ideia de contradição do capitalismo em Marx, mencionada no livro-base Sociologia Geral, analise as afirmativas abaixo:
I. Marx focaliza as contradições e afirma que o capitalismo é contraditório por excelência.
II. Para Marx a contradição é um elemento essencial da realidade.
III. As contradições inexistem no capitalismo e por isso as relações de produção e comércio são equilibradas.
IV. É possível perceber as contradições do capitalismo na relação desigual entre crescimento da riqueza e aumento da miséria.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	III, IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
Você acertou!
as afirmativas I, II e IV estão corretas. Marx percebe a contradição como essencial na sociedade (livro-base, p. 82); as contradições básicas são entre o desenvolvimento das forças produtivas e relações de produção e entre crescimento da riqueza e aumento da miséria (livro-base, p. 85.).
	
	E
	I e III
Questão 2/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o texto abaixo:
“A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racionalizacao-max-weber.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Na citação acima, indica-se o abandono, por Weber, de concepções mágicas como formas de explicação da vida social. Considerando isso e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, Weber propõe como forma de explicação da vida social:
Nota: 10.0
	
	A
	a ideia de organização.
	
	B
	a revolução científica.       
	
	C
	o fato social.
	
	D
	o processo de racionalização.
Você acertou!
o processo de racionalização é o abandono das concepções mágicas e tradicionais como formas de explicação e orientação da vida social cada vez mais organizadas e burocratizadas (livro-base, p.127).
	
	E
	a educação.
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Revolução Francesa, em 1789, significou o fim do feudalismo na Europa, promovendo profundas transformações na economia, na vida política e nas formas culturais. O objetivo era transformar a maneira como a sociedade daquela época se organizava”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. p 27.
A Revolução Francesa estabeleceu uma nova ordem social sob um novo lema.  Conforme apresentado no livro-base Sociologia geral, assinale a alternativa que corresponde a esse lema:
Nota: 10.0
	
	A
	Pela razão ou pela força.
	
	B
	Confiamos em Deus.
	
	C
	ordem e progresso.
	
	D
	Paz, trabalho e pátria.
	
	E
	Liberdade, igualdade e fraternidade
Você acertou!
“Além dos impostos que pagava à nobreza, a burguesia se deparava com uma série de taxas, restrições e proibições impostas pelo Estado absoluto. A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. Estava estabelecida, assim, uma nova ordem social, sob o lema da ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade’”. (livro-base Sociologia Geral, p. 27) 
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia o excerto a seguir:
“A sociologia é uma disciplina relativamente nova, que surgiu com o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais, identificando suas causas e apontando as formas de solucioná-los, quando se constituem em problemas para a sociedade”.
Após esta avaliação, caso queria ler o texto completo, ele está disponível em: DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, 2004. p. 3.
Considerando a citação anterior e a leitura do livro-base Sociologia Geral, sobre sociologia e revolução industrial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas
Alternativas:
I -  (  ) A sociologia surgiu como uma resposta teórica aos problemas sociais, descartando as soluções práticas.
II - (  ) Os primeiros pensadores da sociologia apresentavam noções conservadoras e viam as mudanças sociais sob o ponto de vista da desorganização e dos problemas e desejavam uma volta à sociedade feudal.
III -(  ) Se a revolução industrial gerou uma série de problemas sociais, trouxe também um novo saber, inaugurado pela ciência moderna, com múltiplas inovações e realizações.
IV - (  ) A revolução Industrial produziu novas tecnologias e formas de organizar o trabalho, a industrialização, o surgimento do proletariado e condições precárias de vida.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
(CORRETA) As afirmativas II, III, IV são verdadeiras. A afirmativa I é falsa porque a sociologia surge também com propostas e alternativas práticas de reforma da sociedade (Livro-base, p. 42).
	
	E
	V – F – F – F
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia a passagem a seguir:
“Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RIBEIRO, Paulo Silvino. Durkheim e o Fato Social. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/durkheim-fato-social.htm>. Acesso em: 27 set. 2016.
Partindo dessa definição dos fatos sociais e dos conteúdos do livro-base Sociologia Geral, segundo Durkheim, os fatos devem ser tratados como:
Nota: 10.0
	
	A
	dados.
	
	B
	valores.
	
	C
	coisas.
Você acertou!
dentro de sua orientação metodológica, Durkheim propõe tratar os fatos sociais como coisas (Livro-base, p. 61.).
	
	D
	objetos.
	
	E
	negócios.
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Leia atentamente o seguinte extrato de texto:
“É a tendência em julgar as outras culturas pelo próprio padrão cultural, comparando-as, ou ainda a tendência em considerar determinada cultura a mais correta ou a melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160.   
O extrato de texto apresentado anteriormente diz respeito a um conceito sobre a forma como um indivíduo ou um grupo trata outros que apresentam hábitos ou costumes diferentes dos seus. Qual das alternativas abaixo contém esse conceito? Marque a opção correta, tomando como referência o livro-base Sociologia geral:
Nota: 10.0
	
	A
	Multiculturalismo.
	
	B
	Interculturalismo.
	
	C
	Etnocentrismo.
Você acertou!
“É a tendência em julgar a própria cultura como a mais correta ou a melhor e julgar as outras por um parâmetro estabelecido a partir da sua”. (livro-base Sociologia geral, p. 161)
	
	D
	Evolucionismo.
	
	E
	Culturalismo.
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - Eletiva
Considere o trecho a seguir:
“A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre