Buscar

PTI 2020 8 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
Pedagogia
 
)
 (
juliana taina florêncio da silva 
)
 (
produção textual
)
 (
Gloria De Dourados
2020
)
 (
juliana tainá florêncio da silva 
)
 (
produção textual
)
 (
Trabalho apresentado à 
uniderp-anhanguera
, 
como requisito parcial à aprovação no 
8ºsemestre
 semestre do curso de 
pedagogia
.
)
 (
Gloria de Dourados/MS
2020
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DESENVOLVIMENTO	4
Objetivos:	4
Conteúdos:	4
Estratégias:	6
CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
Educação financeira não consiste apenas em saber gastar, economizar, guardar dinheiro, trata-se de diversos detalhes, mudança de comportamento e hábito no que se refere às finanças. É pensar em situações em longo prazo tendo como objetivo a qualidade de vida não apenas hoje, mas futuramente. Tornar habitual um controle financeiro principalmente no cenário econômico que hoje nos encontramos, é de extrema importância. É preciso saber identificar na hora de gastar aquilo que é prioridade e o que é supérfluo, poupando-nos de vários transtornos e preocupações futuras. Educação Financeira é utilizar as finanças de forma mais inteligente, saber investir, onde investir e quando investir é entender do retorno e risco, quanto o investimento oferece e não agir impulsivamente. 
A Educação financeira não é apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, mas sim é uma leitura de nossa realidade, que nos auxilia no planejamento de nossas vidas, de prevenção e de realização pessoal e coletiva.
Esse projeto busca levar aos alunos o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificarem um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.  Por meio da mudança de comportamento e no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira, preparando as futuras gerações para desenvolver as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. Deste modo, é importante que esse projeto seja trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.
8
 DESENVOLVIMENTO
Projeto: Mercadinho
Objetivos:
· Incentivar o hábito de economizar.
· Trabalhar com cálculos e dinheiro.
· Orientar como trabalhar com gastos através de gráficos.
· Criar planilhas.
· Conversar sobre a importância do consumo consciente.
· Aprender a economizar.
· Dar dicas de como controlar os gastos e confeccionar cofres com materiais recicláveis.
Justificativa:
Dinheiro tem forte presença na vida social e é um importante recurso didático para o trabalho com Matemática. Faz-se necessário propiciar vivência, para que o aluno possa refletir sobre seu uso, além de promover o trabalho com o cálculo mental, contribuindo para desenvolver o raciocínio e fazer estimativas. Trabalhar com o dinheiro ainda possibilita refletir sobre seu manejo e desenvolver pequenas noções de educação financeira.
Conteúdos:
Levantamento do conhecimento que os alunos possuíam e ampliação dos conceitos sobre: o nome do dinheiro brasileiro e o nome em outros países, a nota e a moeda, modelos das notas e das moedas, conceituação sobre compra, venda, troca, troco, mesada. Discussão sobre o conceito de consumo consciente e sua importância para o desenvolvimento sustentável.
Nesta etapa do projeto, os alunos criaram, desenvolveram e participaram de todo o processo de elaboração e montagem do mercadinho. Começamos com a realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos; Identificamos os produtos consumidos pelos alunos e refletimos sobre a importância de bons hábitos alimentares.
Integrando Com Ciências
A partir do levantamento de alimentos consumidos pelos alunos, sistematizamos a questão alimentar nas aulas de ciências: pesquisamos a origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral; pesquisamos os tipos de nutrientes e o valor nutritivo dos alimentos, através das tabelas presentes nas embalagens.
A partir do conhecimento prévio, construímos a pirâmide alimentar, e concluímos que novos hábitos alimentares deveriam ser introduzidos gradativamente, então, combinamos que toda quarta-feira, seria a “quarta-feira saudável!” Num momento da aula, os alunos apresentavam seus alimentos e falavam sobre a importância em consumi-los.
Integrando Com Geografia
Descobrir a origem dos alimentos possibilitou a ampliação do conhecimento em outro campo do saber: a geografia. Nela discutimos sobre: o surgimento da agricultura e do extrativismo. Realizamos leitura em diferentes fontes de informação; identificamos que parte dos nossos alimentos vem da agricultura, processo utilizado na época do Brasil - colônia com a plantação da cana-de-açúcar.
Identificamos os objetos presentes em sala de aula (armário, lousa, vidro), cuja matéria prima advém do extrativismo que também teve início com a exploração do pau-brasil e do ouro na era do descobrimento. Essa discussão também facilitou co-relacionar com a disciplina de história.
Integrando Com História
Vivenciamos o escambo, trocas de produtos, como eram praticados antigamente quando o “dinheiro” ainda não existia. (os alunos trouxeram pequenos objetos e puderam trocá-los, negociá-los de acordo com seus interesses).
Elaboração Do Mercadinho
A sala será dividida em grupos. Cada grupo ficara responsável por um tipo de alimento para: separar as diferentes marcas/fabricantes; levantar e comparar o preço, através dos encartes de supermercado; organizar tabelas de preços; fixar o preço nas embalagens.
 	Os produtos serão etiquetados e feitos anotações sobre quantidades e preços. Será elaborada uma tabela utilizando a sala de informática/Word. Os alunos escolheram um produto de sua lista e elaboraram um texto indicando uma promoção, tornando seu produto atrativo.
Serão realizadas diversas atividades envolvendo situações de compra, troco, estimativa, cálculo mental. Este momento proporcionou: questionamentos, levantamentos de hipóteses, registros e antecipação de resultados.
Montagem do Mercadinho
Aqui, colocaremos a mão na massa: organizamos a sala para a montagem do mercadinho; confeccionamos as toalhinhas; organizamos os produtos por setores, e fixamos os cartazes.
Depois de muito trabalho e com tudo pronto, chegou o dia tão esperado!Os alunos puderam fazer suas compras, realizaram o registro dos produtos com seus respectivos valores, e posteriormente, elaboraram as situações-problema. Os caixas ficaram responsáveis pela cobrança e troco, com o auxílio da calculadora. Foi realizado o rodízio das funções.
Estratégias:
O apoio da equipe pedagógica foi de fundamental importância para dar suporte às questões estruturais como: espaço para montagem; autorizar a entrada dos alunos no contra turno para a finalização da montagem;
Forma de divulgação:
· Cada aluno levou para os pais o convite do projeto.
· Foi divulgado nas redes sócias da escola.
· Foram colocados no caderno bilhetes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto surgiu com intuito de trabalhar a matemática, mais especificamente o sistema monetário, de forma prática e atrativa, pois a matemática é vista pelos alunos como difícil. A maioria apresenta dificuldades e como conseqüência não aprende, o que gera um grande desinteresse.  Entretanto, a riqueza do tema propiciou inúmeros outros trabalhos, como: educação financeira, conscientização ambiental, interpretação textual, alimentação saudável, etc. 
O projeto instiga o aluno a buscar soluções para resolver problemas do cotidiano, de maneira lúdica e significativa, ao invés de esperar respostas do professor ou livro. Dessa forma, diminuem as dificuldades existentes. 
Ao simular o mercadinho nos deparamos com várias situações reais, comuns do dia a dia, onde precisamos calcular para fazer as compras de casa, conferir o troco, realizar soma dos produtos, reconhecerem rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade,
entre outros.  
Este projeto foi bastante significativo, pois meus alunos se mantiveram motivados do início ao fim. Aprenderam a trabalhar em equipe e foram bastantes colaborativos uns com os outros. Tiveram idéias, pensaram juntos, buscaram soluções, enfim trocaram experiências. Vê-los motivados e envolvidos foi muito prazeroso!
REFERÊNCIAS
Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. s.a. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/Doc_Orientador_PIL.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de praticas/ensteinofundamental-anos-iniciais/151-empreender-para-compreender-educacao-financeira-na-pratica. Acesso em: 17 de jul. 2020.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 17 jul. 2020.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v.II. Ponta Grossa: UEPG, 2015.
https://www.youtube.com/watch?v=_HeXbeqvFf8.
https://www.youtube.com/watch?v=buIawTRkZHM.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais