A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
PROVA EDSON

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO DE 1ª ARE – 2020-2
Disciplina: Patologia e Recuperação de Edificações
Professor (a): Edson Andrade Ferreira
Aluno (a): FRANCISCO ELNISON LEITE BATANY - 03225518
 WANDERSON SOARES MARTINEZ - 03133862
 PAULUS PEREIRA DA SILVA PRIMO - 03114999
 HUGO LEONARDO MENEZES DE SALES - 03234481
 LILIANE DOS SANTOS GARCIA - 03179068
Turma: UNN0470110NNA 
 Valor:6,00 pontos
 1 – Qual o conceito de Patologia na Construção Civil? (Valor1,0pt).
A patologia na construção civil ocorre quando uma construção apresenta defeitos ou então, quando ela não atende mais as funções para as quais foi projetada. Ou seja, esse termo está consolidado no setor de reabilitação e conservação de edificações.
Quando algum edifício apresenta defeitos, de forma a não atender adequadamente uma ou várias funções, nas quais são os motivos dele ter sido construído, deve ser feito um conserto. Dessa forma, o reparo de uma patologia possui a finalidade de recuperar essa função.
De acordo com estudos, a palavra patologia é de origem grega e vem de diversas áreas da ciência, inclusive da medicina, na qual significa estado doentio, falta de saúde, anormalidade. Já na construção, o significado tem o mesmo sentido do que na medicina.
Fazer inspeções, avaliar as estruturas e diagnosticar a patologia na construção civil são tarefas que necessitam ser executadas de maneira periódica. Dessa forma, os resultados e as ações de manutenções precisam cumprir de maneira efetiva a recuperação da construção.
2 – Cite seis principais patologias que podem ocorrer nas estruturas de concreto armado. (Valor1,0pt).
1. Deformação estrutural;
2. Corrosão das armaduras;
3. Lixiviação de compostos hidratados;
4. Falta de qualidade e espessura do cobrimento do concreto;
5. Segregação do concreto;
6. Fissuras.
 3 – O diagnóstico das patologias nas edificações, tem vários objetivos. Cite três objetivos importantes, explicando cada um deles. (Valor1,0pt).
4 – A ocorrência de patologias nas edificações, devidas à deficiência no conhecimento sobre o funcionamento e comportamento de produtos e procedimentos, segundo o Engº Marcelo Iliescu, é de responsabilidade de: (Valor1,0pt).
c) Projetistas, consultores e pesquisadores;
5 - Todo piso industrial em concreto está sujeito a tensões devido a diversas causas, como retração do concreto, retrações e dilatações causadas por variações térmicas ou hidrotérmicas, empenamento das placas e carregamento, seja ele estático (cargas distribuídas ou pontuais, como as de prateleiras) ou móvel (empilhadeiras de rodas pneumáticas ou rígidas). Parte dessas tensões provoca uma sensível redução da vida útil do pavimento, caso não sejam devidamente consideradas.
Segundo o Engº Marcelo Iliescu, qual o procedimento correto afim de evitar o aparecimento de patologias nestas construções. (Valor0,5ponto).
6 – Onde pode ocorrer a corrosão do aço nas estruturas de concreto? (Valor0,5ponto).
O mecanismo de corrosão do aço no concreto é eletroquímico, tal qual a maioria das reações corrosivas em presença de água ou ambiente úmido.
Esta corrosão conduz à formação de óxidos/hidróxidos de ferro, produtos de corrosão avermelhados, pulverulentos e porosos, denominados ferrugem, e só ocorre nas seguintes condições:
Deve existir um eletrólito;
Deve existir uma diferença de potencial;
Deve haver oxigênio;
Podem existir agentes agressivos.
7 – Indique quatro causas de patologias em pinturas. (Valor0,5ponto)
1. Eflorescência;
2. Mofo;
3. Enrugamento;
4. Saponificação. 
8 – Qua(l)isa(s) possíveis causas de ocorrência da patologia conforme a foto na figura abaixo (valor0,5ponto).
Recalque.