Buscar

atividade 2 avaliação e curriculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 ATIVIDADE 2 (A2)
1 em 1 pontos
	
	
	
	No campo do currículo, um dos dilemas e controvérsias presentes é a definição de quais conteúdos devem ser selecionados, para a construção dos documentos e das práticas pedagógicas. A questão é o posicionamento político e pedagógico sobre a questão das diferenças culturais. São cinco os dilemas e controvérsias de um currículo.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e controvérsias no campo do currículo. In : SILVA, G. A. (org.). Diretrizes curriculares da Escola Sagarana . Belo Horizonte, 2001.
Assinale a alternativa que indica um dos principais dilemas e controvérsias do currículo.
	
		Resposta Selecionada:
	 
Currículo acadêmico versus currículo não acadêmico.
	Resposta Correta:
	 
Currículo acadêmico versus currículo não acadêmico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois um dos dilemas apontados por Santos (2001) é entre currículo acadêmico e currículo não acadêmico. No currículo acadêmico, o conteúdo está organizado de maneira hierárquica. Esse modelo tem, como foco, o desempenho e o mérito, por isso, o individualismo é valorizado. Já o currículo não acadêmico, que rompe com a lógica disciplinar e com a hierarquia de conhecimentos, tem, como foco, a inserção social.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Outra controvérsia do campo educacional é a oposição entre o currículo por disciplinas e o currículo integrado. No currículo integrado, não há a divisão por disciplinas, ou seja, os conhecimentos são trabalhados de forma integral e não compartimentada, trazendo uma integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Já o currículo disciplinar divide o conhecimento em disciplinas e traz, para a escola, conhecimento de forma didática. No dilema entre currículo por disciplinas versus currículo integrado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
 
I) O currículo por disciplinas utiliza a fragmentação dos saberes para facilitar o ensino do conhecimento científico, distanciando o conhecimento da realidade de forma abstrata.
II) A organização prévia do ensino em início, meio e fim é uma das características do currículo por disciplinas.
III) A preocupação em hierarquizar os conhecimentos e dispor a priori
é uma característica do currículo integrado.
IV) Os problemas e questões da realidade são norteadores dos conhecimentos a serem buscados e isso acontece no currículo integrado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, no currículo por disciplinas, o saber é fragmentado para favorecer o ensino do conhecimento científico, abstraindo e distanciando-se da realidade. Nesse tipo de currículo, existe uma organização prévia de qual sequência de conteúdos será aprendida.
No currículo integrado, não existe hierarquização das disciplinas; são as questões e problemas da realidade que definem a ordem dos conhecimentos ensinados.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que instaura um currículo único para todas as escolas brasileiras. Neste estão descritos conjuntos de aprendizagem e competências necessárias para os alunos desenvolverem ao longo de cada série e em cada etapa da Educação Básica. Analise as competências a seguir e assinale V Verdadeira(s) para a(s) que fazem parte da BNCC e F Falsa(s) para a(s) que não fazem parte da BNCC.
 
I. ( ) Pensamento científico, crítico e criativo.
II. ( ) Cultura digital e comunicação.
III. ( ) Resolução de conflitos e liderança.
IV. ( ) Autoconhecimento e autocuidado.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as 10 competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a serem trabalhadas em conjunto com várias áreas do conhecimento são: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O currículo integrado é aquele que trabalha por meio da interdisciplinaridade, projetos integrados e temas geradores. A interdisciplinaridade surgiu do movimento de reivindicações progressistas de grupos sociais que buscavam uma democratização maior da sociedade. Um dos maiores defensores desse modelo foi John Dewey, que acreditava na ideia da aprendizagem por meio da experiência e experimentação. Segundo o conceito de currículo integrado, assinale a alternativa correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
A interdisciplinaridade acontece quando duas ou mais disciplinas conectam-se, de modo a favorecer a compreensão de um problema ou de um desafio, de modo a responder a pergunta inicial.
	Resposta Correta:
	 
A interdisciplinaridade acontece quando duas ou mais disciplinas conectam-se, de modo a favorecer a compreensão de um problema ou de um desafio, de modo a responder a pergunta inicial.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a interdisciplinaridade acontece quando temos uma pergunta inicial e usamos duas ou mais disciplinas para construir um conhecimento mais amplo para uma melhor resposta à pergunta inicial. A interdisciplinaridade possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo; esse saber deve ser valorizado, cada vez mais, no processo de ensino-aprendizagem.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	O currículo disciplinar é aquele que divide o conhecimento em disciplinas isoladas, no qual o aluno tem de passar por várias etapas. Essa organização é influenciada pela sociedade capitalista, que tem, como princípio, a divisão de tarefas e a divisão de saberes em áreas. Acerca do currículo disciplinar, assinale a afirmativa correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
O currículo disciplinar parte da ideia de que a escola desenvolveu uma cultura escolar, que tem, por princípio, a não divisão de tarefas e a unificação do conhecimento.
	Resposta Correta:
	 
A História das disciplinas escolares consolidou-se por meio dos estudos históricos sobre as disciplinas e dos estudos sociológicos sobre Cultura Escolar.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois é orientada pela fragmentação presente no modelo produtivo capitalista. A escola desenvolveu uma cultura escolar que tem, por princípio, a divisão de tarefas e a separação do conhecimento em áreas, disciplinas, conteúdos, unidades didáticas etc. A separação do conhecimento em disciplinas é a forma curricular mais usada na organização escolar. A História das disciplinas é um campo de estudo recente, que teve início com as reformas curriculares ocorridas em diversos países. Seus principais autores são Ivor Goodson, André Chervel, Jean-Claude Forquin e de Dominique Julia.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem diferentes visões sobre o currículo, sua organização e seleção de conteúdos. Isso gera uma série de polêmicas no campo educacional. Um dos embates é sobre o currículo acadêmico e o currículo não acadêmico. Nesse caso, o que está em disputa é a polarização entre esses dois modelos. No dilema entre currículo acadêmico e currículo não acadêmico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
 
I) As disciplinas são uma forma de organização hierárquica do conhecimento no currículo acadêmico.
II) A linguagem escrita é o centro do currículo acadêmico. Assim, o individualismo, o mérito e o desempenho são valorizados em detrimento das questões da vida cotidiana.
III) No currículo não acadêmico, são trabalhados temas relacionados à vida cotidiana e a busca pela não interação com as diferentes áreas de conhecimento na medida da necessidade.
IV) O currículo
não acadêmico caracteriza-se por romper com a lógica disciplinar e com a organização sequencial de conhecimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, no currículo acadêmico, o centro é o desempenho e o mérito individual. Assim, a linguagem escrita é valorizada, e existe um distanciamento da vida cotidiana. O conhecimento é organizado hierarquicamente em disciplinas. Já no currículo não acadêmico, são abordados assuntos da vida cotidiana, buscando interação nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, este se caracteriza por romper com a lógica das disciplinas e com a organização sequencial dos conhecimentos.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com a escolarização em massa, foi necessário organizar e selecionar o que seria ensinado para todos. Assim, o currículo passou a ser organizado, mas a escolha, a organização e a distribuição do conhecimento a ser ensinado sempre é cultural e reflete as contradições presentes na sociedade. Sobre a seleção, organização e distribuição dos conhecimentos no currículo, assinale a alternativa correta.
 
	
		Resposta Selecionada:
	 
Para a perspectiva crítica, a organização escolar não é neutra.
	Resposta Correta:
	 
Para a perspectiva crítica, a organização escolar não é neutra.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, para a perspectiva crítica, a organização escolar não é neutra; esta sempre serve aos interesses de alguém, seja de manutenção do status quo da classe dominante ou para contribuir para a superação de desigualdades. A organização e a distribuição do conhecimento são os grandes objetivos na perspectiva crítica.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	As culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras são tratadas de forma pejorativa, na maioria dos currículos. Apesar da Lei 10.639/03, que institui a obrigação do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, essa relação pouco mudou. A diversidade cultural, étnica e racial nos currículos escolares tem sido negada, pois é fruto das relações de poder estabelecidas por uma classe, que não permite o reconhecimento de outros grupos sociais no currículo escolar. Acerca das relações étnico-raciais e currículo, assinale a alternativa correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os campos de silêncio no currículo são o silenciamento de temáticas polêmicas e, portanto, várias culturas e vozes são negadas nas práticas curriculares.
	Resposta Correta:
	 
Os campos de silêncio no currículo são o silenciamento de temáticas polêmicas e, portanto, várias culturas e vozes são negadas nas práticas curriculares.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as culturas e vozes silenciadas no currículo, por serem parte de temas polêmicos, são chamadas de campos de silêncio. Os campos de silêncio são temas silenciados no currículo. Muitas vezes, questões ligadas ao gênero, mas a sua presença causa conflitos, deveriam ser discutidas no currículo e no planejamento escolar.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O dilema entre formação profissional e ensino propedêutico é marcado pelos objetivos do currículo de cada tipo de formação. No ensino propedêutico, o objetivo é a preparação para um curso ou prova e, na formação profissional, o objetivo é a formação técnica para o trabalho. No dilema entre ensino propedêutico versus formação profissional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
 
I) O objetivo do ensino propedêutico é a formação de preparação para cursos que ocorrerão posteriormente, por exemplo, o Ensino Superior ou um curso técnico.
 
II) O ensino propedêutico usa o currículo acadêmico, a lógica disciplinar e valoriza o pensamento universalista.
 
III) Na formação profissional, o currículo é centrado em conhecimentos mais abstratos, se comparados aos conhecimentos técnicos.
 
IV) Na formação profissional, o objetivo do currículo é a formação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o ensino propedêutico é uma formação para preparar para outro curso. Este segue a lógica do currículo acadêmico, da divisão do conhecimento em disciplinas, e valoriza o pensamento universalista. Já a formação profissional tem um fim em si mesmo e, portanto, é centrada em conhecimentos práticos e técnicos para a formação de mão de obra para o mercado de trabalho.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) foram criadas, discutidas e concebidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que é um órgão onde participam tanto representantes da sociedade civil quanto do governo. Estas foram criadas com o objetivo de orientar o planejamento curricular das escolas. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa correta.
	
		Resposta Selecionada:
	 
As DCNs visam favorecer a compreensão dos desdobramentos da LDB.
	Resposta Correta:
	 
As DCNs visam favorecer a compreensão dos desdobramentos da LDB.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, para a execução da LDB, foram criadas várias Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que são documentos técnicos, divididos por conteúdo e segmento educacional. Existem diretrizes gerais para a Educação Básica e cada modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), que também apresentam diretrizes curriculares próprias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais